Acesso Simultaneo a Registros

1 resposta
C

Olá Pessoal,

Nao sei se minha pergunta é meio idiota, mas poderiam me esclarecer algumas duvidas quanto a acesso simultaneo ao mesmo registro em um banco de dados?

Por exemplo:
Um usuario está ALTERANDO um registro de um banco atraves de uma aplicacao(Formulario), e outro usuario em paralelo vai realizar uma ALTERACAO ao mesmo registro. O Gerenciador de banco de dados trata sozinho quem vai alterar primeiro, e como garantir que o outro vai ter o registro atualizado, ou o desenvolver tem que tratar ?

Outro exemplo:
No caso de um select com mais de um registro, passo dados de cada registro para uma classe especifica, e adiciono o objeto dessa classe para uma coleção:

List lista = new ArrayList();

Tem como garantir consistencia dos dados se outro usuario em paralelo tiver feito o mesmo procedimento, sendo que um deles tenha feito alguma alteracao ou até mesmo exclusao ? Será que é por isso que vejo muita aplicaçao com tempo de Expiração, para garantir que o usuaria sempre mantera as informacoes atualizadas ???

ESTOU VOANDO SOBRE O ASSUNTO, TANTO QUANTO A ACESSO SIMULTANEO A UM MESMO REGISTRO DE UMA TABELA, QUANTO A ACESSO SIMULTANEO A MESMA PROPRIEDADE DE UMA APLICACAO.

Se puderem tirar minha duvida agradeco.
Voces poderiam me indicar algo para ler sobre o assunto ???

Obrigado!

1 Resposta

T

Isso é assunto para vários livros; não dá para explicar num simples post.

Procure “Transação” e “Níveis de isolação” e “Deadlocks”.

E também veja que tais coisas dependem um pouco do banco de dados que você usa: o Oracle, que funciona bem diferente do MS SQL Server, trabalha de forma diferente.

Criado 8 de janeiro de 2009
Ultima resposta 8 de jan. de 2009
Respostas 1
Participantes 2