e ai galera, blz?
estou com um duvida aqui, ja pesquisei bastante e não consigo resolve-la…desculpa incomodar!
eu preciso que ao teclar a tecla “enter”, o botão que esta selecionado seja acionado!
Exemplo:
Quando eu coloco a senha do meu sistema é só pressionar enter que ele já entra no sistema , eu não preciso ter o trabalho de pegar o mouse e ir clicar ou apertar espaço no botão.
Como de costume de todos, o certo era acionar o botão “logar” com a tecla “enter”.
Por isso peço ajuda a vocês, quem souber um método pra isso funcionar, eu agradeço desde já!
Muito obrigado…
luiswellington,
Seu projeto é web ou desktop ?
[quote=luiswellington]e ai galera, blz?
estou com um duvida aqui, ja pesquisei bastante e não consigo resolve-la…desculpa incomodar!
eu preciso que ao teclar a tecla “enter”, o botão que esta selecionado seja acionado!
Exemplo:
Quando eu coloco a senha do meu sistema é só pressionar enter que ele já entra no sistema , eu não preciso ter o trabalho de pegar o mouse e ir clicar ou apertar espaço no botão.
Como de costume de todos, o certo era acionar o botão “logar” com a tecla “enter”.
Por isso peço ajuda a vocês, quem souber um método pra isso funcionar, eu agradeço desde já!
Muito obrigado…[/quote]
Olá, vai ai um exemplo
btnSalvar = new JButton("Salvar", new ImageIcon(getClass().getResource("/Images/apply-32.png")));
btnSalvar.setMnemonic(KeyEvent.VK_S);
btnSalvar.addActionListener(new ActionListener() {
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent arg0) {
salvar();
}
});
btnSalvar.addKeyListener(new KeyAdapter() {
public void keyPressed(KeyEvent e) {
if (e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER) {
btnSalvar.doClick();
}
}
});
O ideal é definir um “botão padrão” para ser acionado quando enter for teclado, conforme mostrado no link enviado pelo Roger:
getRootPane().setDefaultButton(botao);
Mas se quiser que o enter ative o botão que esteja com o foco, ajuste a seguinte propriedade no UIManager:
UIManager.put("Button.defaultButtonFollowsFocus", Boolean.TRUE);
Para uma tela de login, a primeira opção se encaixa como uma luva.
1 curtida
Caso seja Web, faça algo do tipo:
<input type="button" onKeyPress="event.keycode==13?//faça algo://faça outra coisa">
meu projeto é desktop
eu usei ide, feito no netbeans.
sou novato em java…não to conseguindo resolver o problema…aonde eu coloco o codigo ?
alguem poderia me explicar mais completo, desculpa a ignorancia.
Eric eu preciso acionar o botao que estiver com o foco como você disse, como eu faço pra programa aquele codigo na UImanager? eu coloquei ele aqui no botao mas nao funcionou
Você só precisa setar a propriedade uma vez, antes de criar qualquer janela. Pode ser no método main, por exemplo.