Qual é a utilidade prática do action chaining do WW ?
Entendi que se uma action retorna SUCCESS, posso querer dar um forward para um JSP ou fazer um chain e jogar ela para uma outra action.
Alguém já usou action chaining na prática ? É bom pra que ?
Qual é a utilidade prática do action chaining do WW ?
Entendi que se uma action retorna SUCCESS, posso querer dar um forward para um JSP ou fazer um chain e jogar ela para uma outra action.
Alguém já usou action chaining na prática ? É bom pra que ?
No JForum tem bastante disso: o cara ta salvando uma mensagem, mas esqueceu de preencher algo… entao, como ja tem quase todos os dados necesarios no request, simplesmente mando ele para a tela de edicao novamente, ao inves de dar um redirect para uma tela de erro.
Da mesma forma, tenho actions que chamam outras actions para completar a execucao. Um exemplo eh a busca de mensangens mais novas. Na minha implementacao isso fica nas actions do forum (ForumAction), mas como a minha SearchAction eh bastante maleavel, eu preparo os dados - que sao especificos da parte de busca de msgs nao lidas apenas - na action do forum e entao delego o resto do trabalho para a action de busca.
Rafael
Perfeito rafael, acho que não resta dúvida que isso é útil pra caramba.
Ficou uma dúvida apenas em relação a diferença entre:
Uma action passa a bola para outra action e sai de cena. (Action Chaining)
Uma action utiliza outra action e continua com o controle do flow. (???)
Segundo conversa com um amigo, o número 2 não é uma boa prática, pois as actions não deveriam implementar o modelo de negócios. Dessa maneira a action seria apenas mais um controlador, que delegaria as tarefas para os beans, da mesma maneira que um servlet deve fazer no MVC. Logo o número 2) não tem muito sentido em ser implementado, a não ser que vc esteja colocando a lógica do negócio dentro das actions, o que não seria boa prática.
Faz sentido isso ou me perdi geral?
No final das contas isso acaba ficando na mao do desenvolvedor… De qq maneira, nao me ve a cabeca agora um caso de uso que justifique uma action passar o controle a outra action e depois continuar com a sua execucao normal (ou seja, 2 nao se aplicaria de fato)
Rafael
Uso action-chaining de forma semelhante ao que o Rafael descreveu. O exemplo mais util e gritante é quando existem varias maneiras de chegar a mesma “tela”.
A pouco tempo atras eu tinha um caso onde era possivel chegar na mesma tela via navegação em uma hierarquia, pesquisando por uns parâmetros ou depois da inclusão, em todos os casos eu fazia o chaining para uma action que recuperava os dados e exibia eles.
Fazer o include de actions faz sentido se você pensar em include de conteúdo em uma página. Por exemplo, uma tela com menu + conteúdo.
[quote=louds]
Fazer o include de actions faz sentido se você pensar em include de conteúdo em uma página. Por exemplo, uma tela com menu + conteúdo.[/quote]
Dá pra fazer include the action com o WW ?