Action em JSF

Olá a todos,
sou iniciante em JSF e estou precisando quando eu chamar um link, por exemplo “cadastro.jsp”, chamasse uma função do meu back bean. Tipo em struts que você chama uma Action, essa action faz alguma coisa e faz um forward para a pagina JSP. Resumidamente o que preciso é que sempre que chamar certa pagina, antes chame uma determinada função do back bean.

Obrigado :wink:

primeiro:
esqueça de como tu fazia as coisas no struts …

depois, pega um tutorial de JSF pra ler …

pronto, agora tu sabe como fazer isto :smiley:

Meu pelo que eu entendi vc quer carregar alguma funcionalidade no momento em que a página for carregada.

é necessário uma lida nas funcionalidades basicas do JSF, mais basicamente cada funcionalidade erá seu bean respectivo, configurado num arquivo facesconfig, sendo assim cada vez que vc abre uma página o framework já ira instanciar as funcionalidades do bean, ou seja o constutor é executado, nesse momento vc pode carregar listas entre outras coisa.

[quote=afamorim]Meu pelo que eu entendi vc quer carregar alguma funcionalidade no momento em que a página for carregada.

é necessário uma lida nas funcionalidades basicas do JSF, mais basicamente cada funcionalidade erá seu bean respectivo, configurado num arquivo facesconfig, sendo assim cada vez que vc abre uma página o framework já ira instanciar as funcionalidades do bean, ou seja o constutor é executado, nesse momento vc pode carregar listas entre outras coisa.
[/quote]

Hum… bem por ae que estou tentando chegar. O problema que o construtor é chamado apenas a primeira vez que o back bean é criado(ou sessão sei lá). Eu quero uma ação que é chamada toda hora quando uma pagina é solicitada, mesmo que seja na mesma sessão. Alguma coisa como onload do javascript.
abraço.

Meu rei, diga exatamente o que vc quer fazer dando um exemplo, se o JSF não tiver alguma coisa que faça isso arranjamos um armengue.
8)

[quote=afamorim]Meu rei, diga exatamente o que vc quer fazer dando um exemplo, se o JSF não tiver alguma coisa que faça isso arranjamos um armengue.
8) [/quote]

Andei fuçando aqui e consegui fazer o que eu queria, que é, chamar um metado do back-bean antes de carregar um jsp. Apenas coloquei esse scriptlet:

[code]<%
String param = (String) request.getParameter(“param”);

FacesContext facesContext = FacesContext.getCurrentInstance();

ValueBinding vb = facesContext.getApplication().createValueBinding(
		"#{testBean}");
TestBean value = (TestBean) vb
		.getValue(facesContext);
if (value == null) {
	throw new IllegalStateException(
	"managed bean not found");
}

value.fazAlgo(param);