Gostaria de saber, se meus ActionForm eu posso usar como modelo (já que o struts popula suas informações e valida) e usar essa classe para fazer persistência no banco de dados usando o Hibernate?
Desculpem a pergunta, mas eu leio em lugares que o ActionForm faz parte, outros dizem que não e ainda estou na dúvida. Me parece mais fácil capturar essa classe e jogar para o Hibernate, mas se isso não for padrão de se fazer…
O actionForm faz parte da view e controller, ele acumula várias funções como manter o estado do dos campos de formulario, validar entrada de dados e fazer o transporte dessas informações para a action (controller).
Caso vc passe um action form para seu modelo, ele vai ficar dependente do Struts.
Realmente é um saco ficar mapeando um ActionForm para um VO mas vc pode minimizar esse problema com o commons BeanUtils.copyProperties, fazendo isso de forma automática. Outa maneira seria se sua aplicação for totalmente baseada em Interfaces, daí vc pode colocar os ActionForms para implementarem essas interfaces, daí seu sistema não ficaria dependendo dos ActionForms, mas caso vc mude de Struts para outra coisa qualquer dia, terá que reimplementar as classes no novo framework.
Se vc não entendeu direito depois posso colocar um exemplo, que agora to em horário de trabalho
M
marcos.ribeiro
Ola Richardson
Excelente sua explicação. Foi mais ou menos o que eu imagine. Eu tinha pensado em implementar os VO manualmente, mas como você mesmo disse, existe o BeanUtils do Jakarta, eu já usei a um tempão atrás e tinha me esquecido deles.
Agora o exemplo de interface eu não entendi muito bem, mas valeu pelas dicas