Adaptar aplicação para qualquer resolução do SO

3 respostas
matheusssilva

Bem gente, já alguns meses que estou migrando um sistema para java, como é meu primeiro trabalho sério com java resolvi fazer tudo no braço, desde a criação dos componentes swing até as suas dimensões e posicionamentos. Não estou usando nenhum gerenciador de layout, estou posicionando tudo com setBounds, tudo está bem bonitinho e organizado porém esses dias percebi que o sistema está sendo desenvolvido todo em cima da resolução 1152x864 que é a resolução que eu uso aqui, percebi que quando mudo a resolução para menor os posicionamentos de Frames e Imagens ficam desproporcionais.

Bem o que quero saber é como fazer para que o sistema tenha suas dimensões e posicionamentos autómáticos, que consiga se ajustar automáticamente a qualquer resolução que esteja o SO.

Grato!

3 Respostas

thiago_spdvr

da uma olhada, talvez possa te dar uma noção:

this.pack();
Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();
Dimension screenSize = tk.getScreenSize();
setSize((screenSize.width) , (screenSize.height ));
bar_ferram.setSize(screenSize.width,80);
// O tamanho da aplicação é calculada em cima da resolução da tela - a barra de ferramentas
desktop.setSize(screenSize.width, (screenSize.height-bar_ferram.getHeight()));
Marky.Vasconcelos

O unico modo de manter essa portabilidade é usando um gerenciador de Layout.

Recomendo voce aprender a usar o MigLayout.

lina

Oi,

O Grande “problema” do java (Mesmo sendo compatível com qualquer S.O) é a portabilidade
gráfica entre os sistemas. Por isso não é recomendado trabalhar com null layout.

Procure conhecer e estudar os modelos de Layout. Acredito que para cada tela, você
irá encontrar um layout em especifico que “cairá como um peixe na tarrafa”. (Existe essa expressão?)

Obs.: Layouts são complicados, não fique chateado se não conseguir compreende-los de primeira, ok?!

Tchauzin!

Criado 2 de agosto de 2009
Ultima resposta 3 de ago. de 2009
Respostas 3
Participantes 4