Add lib do hibernate a um projeto java

Olá pessoal do GUJ

To tentando add as libs do hibernate ao meu projeto. tenho pouco conhecimento em java e nunca trabalhei com bibliotecas externas (jars).

fiz o download do hibernate no link: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/hibernate/hibernate4/4.1.9.Final/hibernate-release-4.1.9.Final.zip

gostaria de saber como faço pra add essas libs dentro do meu projeto
e se também é necessário mais um biblioteca do mysql para integrar o hibernate com mysql…

Estou utilizando o eclipse juno 4+ jee como IDE
Obrigado.

Cara tem certeza que está na hora de você utilizar Hibernate, visto que esse é um assunto já avançado?
É necessário que o programador já possua um bom conhecimento em OO, na linguagem JAVA e design de classes.

Você pode até conseguir fazer alguns CRUDs, seguindo tutoriais, mas não vai ser capaz de entender o que está acontecendo.

Acho melhor começar estudando o básico, depois ver persistência usando o JDBC (Java Database Connectivity), e ai então estudar Hibernate/JPA.

Bons estudos.

http://www.flaviojmendes.com/blog/2009/08/24/tutorial-adicionar-biblioteca-no-eclipse/

se eu fosse você pegaria a dica do Douglas!

Hibernate é um framework que implementa uma especificacao, a JPA (Java Persistence API) que é um padrão de persistencia em Java.

Para voce incluir este framework no seu projeto, se for WEB, basta colocar todos os JARs que se encontram dentro da pasta REQUIRED na pasta WebContent/WEB-INF/lib do seu projeto web. Se for aplicativo Desktop voce precisara incluir no classpath do seu projeto.

Mas para usar o hibernate corretamente voce precisara tambem das libs do seu banco de dados, ou mais comumente chamado de Driver do seu banco de dados.

No site do proprio hibernate tem muito material sobre, e ainda tutorias de como utiliza-lo.

[quote=douglas_arantes]Cara tem certeza que está na hora de você utilizar Hibernate, visto que esse é um assunto já avançado?
É necessário que o programador já possua um bom conhecimento em OO, na linguagem JAVA e design de classes.

Você pode até conseguir fazer alguns CRUDs, seguindo tutoriais, mas não vai ser capaz de entender o que está acontecendo.

Acho melhor começar estudando o básico, depois ver persistência usando o JDBC (Java Database Connectivity), e ai então estudar Hibernate/JPA.

Bons estudos.[/quote]

Tenho sim cara. programo OO em php já a alguns anos… útilizando doctrine no lugar do hibernate…

minha pergunta é como add as libs do hibernate ao meu projeto e se é necessário alguma outra lib para usar hibernate/mysql.

Obrigado

Obrigado meu velho… as libs foram added ao projeto… mesmo assim ta dando erro na hr de integrar com mysql.
é necessário algum mysql_driver (lib/jar) sei lá o termo útilizado para isso.

desde já obrigado

Obrigado cara, mas se não for ajudar não atrapalhe…

[quote=rof20004]Hibernate é um framework que implementa uma especificacao, a JPA (Java Persistence API) que é um padrão de persistencia em Java.

Para voce incluir este framework no seu projeto, se for WEB, basta colocar todos os JARs que se encontram dentro da pasta REQUIRED na pasta WebContent/WEB-INF/lib do seu projeto web. Se for aplicativo Desktop voce precisara incluir no classpath do seu projeto.

Mas para usar o hibernate corretamente voce precisara tambem das libs do seu banco de dados, ou mais comumente chamado de Driver do seu banco de dados.

No site do proprio hibernate tem muito material sobre, e ainda tutorias de como utiliza-lo.[/quote]

Obrigado Rof. sua resposta foi a melhor aqui. Vou dar uma olhada na documentação do hibernate e qualquer coisa eu volto a perguntar.

Obrigado meu velho… as libs foram added ao projeto… mesmo assim ta dando erro na hr de integrar com mysql.

desde já obrigado[/quote]

Sim, precisa incluir o driver do mysql.
http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/

desde já obrigado[/quote]

Sim, precisa incluir o driver do mysql.
http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/[/quote]

obrigado.