Adeus ao HTML + JavaScript?

12 respostas
ozielneto

Olá Amigo…
É público que a Macromedia com seu Studio MX, está disponibilizando uma versão do Flash 6.0 que implementa várias formas de comunicão com um WebServer.

Isso inclui a troca de arquivos XML, ou de dados via HTTP, usando GET e POST…

Já existe um blueprint para se criar Rich Internet Clients com backend J2EE. E ficou animal…

O que voces acham de uma nova alternativa ao HTML+JavaScript?

Será que é realmente mais fácil construir uma interface para Web usando todo o poder do Flash do ActionScript?

Mais informações aqui…
http://examples.macromedia.com/petmarket/flashstore_800.html

Outro exemplo…
http://www.oziel.com.br/teste/servlet/servlets.GuestBookServlet

Eu achei a idéia ótima…

Bom estudo a todos…

12 Respostas

louds

Flash realmente te permite criar uma interface muito mais rica que com html + js, apesar de eu achar que ActionScript muito mais chato para trabalhar que javascript.
O problema eh a questao de opcao. Hoje em dia nao existe 1 opcao viavel para se criar 1 arquivo flash como se existe para html.
Nao tenho certesa disso, mas a macromedia a algum tempo atraz abriu o formato do flash, nao? algo como a adobe fez com o pdf.

Se forem criadas ferramentas que te permitam editar conteudo flash com a mesma simplicidade do html, modo texto mesmo, ai sim vamos ter uma boa alternativa, principalmente pq aquele eterno problema de ter 500 versoes do mesmo codigo JS, 1 para cada versao de cada browser, nao vai existir de forma tao aguda.

Outra coisa eh adicionar 1 bom suporte a outras plataformas que nao windows, pq flash em linux eh muuito lento!

A nao ser que isso mude, flash vai continuar sendo uma ferramenta para se criar animacoes e nao GUI.

cv1

Sim, o formato do Flash é aberto, mas até hoje só existiram 3 ferramentas de autoria para SWF: o próprio Flash, o Adobe LiveMotion e um da Corel que eu não lembro o nome :slight_smile:

Acredito que o Flash esteja ganhando até agora pq ninguém resolveu apostar de verdade no SVG, um formato padronizado pelo W3C, XML-based, para criação de gráficos vetoriais, animações e interfaces dinâmicas.

Mas, pra quem gosta de sofrer (eu, incluso) criando GUIs em Flash, esse tópico já foi discutido aqui:

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2473

kuchma

Acho que ainda nao seria a hora… O formato flash (pelo que sei) eh proprietario, nao existindo opcoes de ferramentas de autoria para ele, exceto a da propria Macromedia. Alem disso o flash nao roda legal no Linux ainda.

[enganei-me - como o cv disse, o formato eh aberto. vou confiar nele :smiley: ]

O HTML eh uma padrao regulamentado pelo W3C, que entre outras coisas, cuida das especificacoes do CSS e XML. Adotar o flash em detrimento do HTML seria um retrocesso, na minha humilde opiniao, pois ficariamos dependentes de uma unicao empresa - coisa que ja sentimos na pele hoje em dia (em maior ou menor grau).

Marcio Kuchma

kuchma

Como fazer para criar uma interface usando esse formato? Pra “rodar” nos clientes seria necessario um plugin especifico (como acontece com o Flash), certo? Esse plugin ja existe em quais navegadores?

Alguem ai ja testou esse negocio e sobreviveu pra contar como eh? :slight_smile:

Marcio Kuchma

cv1

O formato do Flash é aberto, mas pouca gente até hoje se interessou realmente em competir com a Macromedia nesse campo. As ferramentas da Adobe (LiveMotion) e Corel (não-lembro-o-nome) são bem precárias na parte de ActionScript, e não tiveram nem de longe a repercussão que o Flash MX teve.

Além do que, coisas como internacionalização, acessibilidade, operação multi-plataforma e componentes para forms e janelas ainda são assuntos meio inacabados no Flash. A Macromedia mostra demos maravilhosas do Flash nesses assuntos, mas na hora H, é um inferno. O foco da MM está sendo todo direcionado a Rich Internet Applications, e ela vai tentar fazer de tudo pra ganhar esse mercado o mais rápido possível (ao que parece, já está conseguindo), e é provável que os maiores defeitos do Flash MX e Flash Remoting MX sejam resolvidos em breve.

Mas, como o Marcio disse muito bem, é confiar demais numa empresa que tem um histórico nada bom em trabalhar com padrões.

cv1

Como fazer para criar uma interface usando esse formato? Pra “rodar” nos clientes seria necessario um plugin especifico (como acontece com o Flash), certo? Esse plugin ja existe em quais navegadores?

Alguem ai ja testou esse negocio e sobreviveu pra contar como eh? :)

O SVG é suportado atualmente pelo plug-in SVG Viewer, da Adobe, e pelo Mozilla que, se não me engano, renderiza SVG nativamente. O pessoal do GNOME também está dando uma força pro SVG, e já é possível usar SVG como imagem em qualquer lugar (temas, ícones, papel de parede, etc). No Java, o SVG é suportado pelo Batik, do Apache XML Project:

http://xml.apache.org/batik/

kuchma

“Rich Internet Applications” - eu vi esse termo no site da Macromedia… Para alem do vocabulario “buzzword” que os deptos de marketing do mundo afora de TI usam para engambelar os gerentes/executivos (que efetivamente detem o $$), o que quer dizer esse conceito? Interface em flash com botoes e campos de formulario reluzentes? :slight_smile:

Marcio Kuchma

Umlauf

IMHO, Flash vai continuar com o mesmo mercado que tem atualmente. Que as páginas em Flash são atraentes, não há dúvida. Mas a própria Macromedia recentemente redesenhou todo o site dela em Flash, tentando adotar o conceito de (Make Me) Rich Internet Applications, mas voltou atrás, integrando HTML puro e deixando só algumas partes em Flash, pois as reclamações de usuários foram muitas - demora em carregar, incompatibilidade com o Safari, etc.
Além do mais, quanto custa o Flash? R$1000? R$2000? Uma página em HTML você desenvolve em qualquer notepad da vida. Eu apostaria mais na XUL.

cv1

“kuchma”:

“Rich Internet Applications” - eu vi esse termo no site da Macromedia… Para alem do vocabulario “buzzword” que os deptos de marketing do mundo afora de TI usam para engambelar os gerentes/executivos (que efetivamente detem o $$), o que quer dizer esse conceito? Interface em flash com botoes e campos de formulario reluzentes? :)

RIA é, sim, coisa inventada pela Macromedia, e que ela consegue vender muito bem pros PHBs (pointy-haired bosses), mas a idéia até que é interessante: o usuário deveria usar uma aplicação na internet como se estivesse usando uma app local: latência de interface o mais próxima de 0, componentes de interface mais “espertos” (DataGrids, ListBoxes, etc e tal), drag’n’drop pra todo lado.

cv1

Definitivamente, não. Construir uma aplicação em Flash ainda é um horror, em todos os sentidos. A menos que vc encontre bons programadores em Flash (coisa mais rara do que encontrar negro com cartãozinho de sócio da Ku Klux Klan), sua aplicação acaba, aos poucos, se tornando impossível de manter, e cheia de gambiarras para se livrar das limitações do Flash e do ActionScript.

E, falando em ActionScript, é sempre bom lembrar que AS não é uma linguagem tipada, e apesar de ser rápido de programar nela, caçar bugs não é uma tarefa muito divertida :?

Jonas_Galvez

Olá Pessoal, me desculpem, estou caindo de para-quedas neste fórum e também na discussão. Mas é que programei em Java durante bastante tempo e hoje trabalho com Flash. Então achei que poderia contribuir um pouco com este artigo: http://www.blaz.com.br/artigo/componentesas. Dá uma boa noção do fluxo de trabalho usando a linguagem ActionScript.

cv1

Jonas! Legal ter você por aqui, cara! :slight_smile:

Parabéns pelo artigo - ficou muito bom :smiley:

Criado 2 de junho de 2003
Ultima resposta 8 de jul. de 2003
Respostas 12
Participantes 6