Adicionar campos dinâmicamente JSF

Bom dia pessoal,
tenho uma necessidade aqui, e não consegui atender ainda por falta de conhecimento. Eu tenho um h:inputText que recebe um valor numérico. Porém eu preciso que, ao sair desse campo (um lost focus por exemplo) sejam criados X inputText. Esse X é o valor fornecido no primeiro inputText.
Ex:
Digite o Valor: 3 (ao sair do campo, ou coisa parecida)
<h:inputText 1 >
<h:inputText 2 >
<h:inputText 3 >

Alguém ja fez algo parecido ???

Explique um pouco melhor a regra. Se for muito complexo, você pode tentar criar um componente. Se for um pouco mais simples, você pode usar o a4j:repeat do Ajax4JSF e Richfaces.

[]'s

Dae, cara eu faço isso com javascript mais ou menos assim ve se ajuda.

totals++;
        tbl = document.getElementById("tbVariaveisCalculo");
        var novaLinha = tbl.insertRow(-1);

novaLinha.id= "LINHA"+totals;
        var novaCelula;

if(totals%2==0) cl = "#F5E9EC";
        else cl = "#FBF6F7";

var str = document.getElementById("inputVariavelNome").value;
        str +="<input type=hidden id='variavels["+(totals-1)+"].deNomeVariavel'   name='variavels["+(totals-1)+"].deNomeVariavel' value='"+str+"'  />";
        //coluna nome
        novaCelula = novaLinha.insertCell(0);
        novaCelula.align = "left";
        novaCelula.style.backgroundColor = cl;
        novaCelula.innerHTML = str;

var str = document.getElementById("inputVariavelValor").value;
        str +="<input type=hidden id='variavels["+(totals-1)+"].vrReferencia'   name='variavels["+(totals-1)+"].vrReferencia' value='"+str+"'  />";
        //coluna valor
        novaCelula = novaLinha.insertCell(1);
        novaCelula.align = "left";
        novaCelula.style.backgroundColor = cl;
        novaCelula.innerHTML = str;

Você deve fazer um loop antes pra escrever quantas linhas quiser… outra coisa nessa situacao eu fiz pra ser incluida valores em uma tabela, mais você pode usar o exemplo pra qualquer coisa.

[quote=Guitar_Men]Bom dia pessoal,
tenho uma necessidade aqui, e não consegui atender ainda por falta de conhecimento. Eu tenho um h:inputText que recebe um valor numérico. Porém eu preciso que, ao sair desse campo (um lost focus por exemplo) sejam criados X inputText. Esse X é o valor fornecido no primeiro inputText.
Ex:
Digite o Valor: 3 (ao sair do campo, ou coisa parecida)
<h:inputText 1 >
<h:inputText 2 >
<h:inputText 3 >

Alguém ja fez algo parecido ???
[/quote]

Bom dia amigo estou com o mesmo problema, a revista mundoJ 45 tem um artigo usando JSTL
http://www.mundoj.com.br/45conteudo.shtml

o meu caso preciso de algo mais complexo que seria a criação de CRUD’s dinamicamente essa solução não é viavel para mim.

Atté onde eu vi ou terei que criar via BackingBean binding ou Criar um UIComponent mesmo, se voce chegar em alguma conclusão posta ai

Aqui na empresa em que trabalho, foi criado uma estrutura que faz os componentes em JSF dinamicamente.
Dependendo da necessidade (que acho que é o seu caso) é interessante, criamos os componentes como objetos mesmo (new HtmlInputtext() - da biblioteca do JSF) e adicionamos na árvore de componentes do JSF, dentro de um Panel por exemplo.

Já respondi outra pessoa aqui no forum com esse mesmo problema…

Pessoal, eu avaliei todas as dicas e acabei indo pelo seguinte caminho:

<h:inputText value="#{meuBean.quantidade}" id="teste">
   <a4j:support event="onkeyup" reRender="divRecarregar"/>
</h:inputText>
   <div id="divRecarregar" >
      <c:forEach begin="0" end="#{meuBean.quantidade}" step="1">
         <h:inputText value=""/>
   </c:forEach>
</div>

Coloquei um breakpoint no meu bean e aparentemente o valor quantidade está sendo setado e chamado. Porém esse forach não esta iterando sobre o valor. Alguém tem alguma idéia do que possa ser ?

Dessa forma provavelmente você não vai saber qual caixa de texto possui cada valor… Você vai precisar de id para o componente…

[quote=Guitar_Men]Pessoal, eu avaliei todas as dicas e acabei indo pelo seguinte caminho:

</div>

Coloquei um breakpoint no meu bean e aparentemente o valor quantidade está sendo setado e chamado. Porém esse forach não esta iterando sobre o valor. Alguém tem alguma idéia do que possa ser ?[/quote]

Se você usa o a4j, é mais vantagem usar a4j:repeat para isso.

[]'s

[quote=asaudate][quote=Guitar_Men]Pessoal, eu avaliei todas as dicas e acabei indo pelo seguinte caminho:

</div>

Coloquei um breakpoint no meu bean e aparentemente o valor quantidade está sendo setado e chamado. Porém esse forach não esta iterando sobre o valor. Alguém tem alguma idéia do que possa ser ?[/quote]

[]'s[/quote]

Interessante, nunca trabalhei com isso, você teria algum exemplo para me passar ?

[quote=Guitar_Men][quote=asaudate][quote=Guitar_Men]Pessoal, eu avaliei todas as dicas e acabei indo pelo seguinte caminho:

</div>

[]'s[/quote]

Interessante, nunca trabalhei com isso, você teria algum exemplo para me passar ?
[/quote]

http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/repeat.jsf?tab=usage&cid=763258

[quote=asaudate][quote=Guitar_Men][quote=asaudate][quote=Guitar_Men]Pessoal, eu avaliei todas as dicas e acabei indo pelo seguinte caminho:

</div>

[]'s[/quote]

[/quote]

http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/repeat.jsf?tab=usage&cid=763258[/quote]

Mesmo com o a4j:repeat não consegui. Pelos breakpoints que eu coloquei o valor esta sendo atribuido ao bean, porém na hora do repeat fazer a iteração o bean esta vaziu… Teria alguma outra forma de fazer ?? Até poderia ser um botão + do lado do meu input que quando eu clicasse ele adicionaria um campo de texto a mais…

Está dentro de um outputPanel?

Esta dentro de um PanelGroup que tem outros campos…

Humn… não sei te dizer com certeza se influencia, mas tente colocar tudo (inclusive o panel group) dentro de um outputPanel.

[]'s

Nada feito… Aquela segunda opção que eu dei de colocar um botão que ao ser clicado cria um novo componente é mas fácil de ser implementada ?

Teoricamente, sim. Eu fiz, uma vez, uma tela inteira (bem complexa, por sinal) baseado nisso, num botão enviando um evento e recarregando via Ajax. Pode ser que seja mais fácil, sim.

[]'s

Teoricamente, sim. Eu fiz, uma vez, uma tela inteira (bem complexa, por sinal) baseado nisso, num botão enviando um evento e recarregando via Ajax. Pode ser que seja mais fácil, sim.

[]'s[/quote]

Humm, pode me passar algum material sobre isso ??

[]'s[/quote]

Humm, pode me passar algum material sobre isso ??[/quote]

Não tenho mais… mas lembro que fiz tudo com richfaces e ajax4jsf, usando a:repeat e a:commandbutton (ou commandlink, não lembro).

Dá uma olhada no livedemo (aquele link que te passei), que a documentação que tem lá sobre os componentes é bem completa, deve ajudar bem.

[]'s

Pessoal,
Consegui criar a rotina mas ainda estou com um problema. Tenho um h:inputText com um a4j:support no onkeyup que da um reRender numa área específica do meu form e chama uma action:

public void criarCampos() {
    	for(int i = 0; i < this.getNumero(); i++){
    		if (getValoresDinamicos() == null){
    			setValoresDinamicos(new ArrayList<String>());
    		}
    		getValoresDinamicos().add(new String());
    	}
    }

Basicamente eu faço um for e crio um array de strings com a quantidade de campos informada em getNumero(). E no JSF eu tenho o código:

<ui:repeat value="#{meuBean.valoresDinamicos}" var="tmp">
        <h:inputText value="#{tmp}"/>
    </ui:repeat>

para criar os campos “dinâmicamente”. Tudo funciona as mil maravilhas, mas quando dou o submit do form, esses valores não são setados…
Alguém consegue me dar uma “luz” ??

Fiz um exemplozinho aqui rápido,ve se ajuda:
Tela:

&lt;h:form&gt;
	  Quantidade:&lt;h:inputText value="#{testeController.quantidade}"/&gt;
	  &lt;h:commandButton value="Adicionar" actionListener="#{testeController.adicionar}"/&gt;

&lt;a4j:outputPanel ajaxRendered="true"&gt;
	     &lt;rich:dataTable var="row" value="#{testeController.objetos}"&gt;
	           &lt;rich:columnGroup&gt;
	           &lt;rich:column&gt;
	             &lt;h:outputText value="#{row.nome}"/&gt;
	           &lt;/rich:column&gt;
	           &lt;/rich:columnGroup&gt;

&lt;/rich:dataTable&gt;
	     &lt;/a4j:outputPanel&gt;
	  &lt;/h:form&gt;
	&lt;/ui:define&gt;

Controller: