Adicionar componente dinamicamente

Estou desenvolvendo um layout onde tenho um menu com diversos botões, cada um com sua especificação.

Consegui que o botão, ao ser clicado, criasse outro botão, por exemplo jbutton12. O problema é que no segundo… n clicks eu estarei criando um novo jbutton12 e preciso que cada botão seja um em específico.

Aì pensei em concatenar um nome com uma variável incrementável (jbutton12, jbutton13,…, jbuttonN), mas o entrave é que eu tenho que declarar o botão no início. Mas como eu vou declarar um botão que talvez nem vá existir, pois tudo vai depender da vontade do usuário?!

Será que dá para cria jbuttons e outros componentes dinamicamente ou eu vou ter que declarar, por exemplo 50 jbuttons e em cada click no menu (nova ocorrencia) eu coloco nomeDoBotaoAtual.setVisible(true) ?

a aplicação é uma interface para um simulador, aí preciso “desenhar” a cadeia na interface.

se alguém tiver algum material que possa me ser útil, pois já procurei mas os únicos tópicos a respeito estavam não respondidos.

grato

Tenta criar um Vector de JButtons, conforme o usuário clica, adiciona JButtons no vector dinamicamente. :wink:

ahhham. Tá começando a entrar na cabeça.

logo que tiver feito algo posto aqui para que alguém mais capacitado possa dizer o que dá para melhorar, mas muito grato pela idéia.