Adicionar driver jdbc ao projeto java

Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um projeto java Desktop usando PostgreSQL, adicionei o driver jdbc corretamente no NetBeans, consigo utilizar o sistema normalmente.
Quando vou rodar este mesmo projeto na máquina do cliente aparece uma mensagem de erro quando o sistema faz uma busca no banco de dados. Mensagem de erro: " java.lang.ClassNotFoundException: Failure to load: org.postgresql.Driver "

Obs: criei uma pasta no meu projeto e coloquei o driver jdbc. Mesmo assim me deparo com este erro.

Eu estava tendo este erro, e depois da porta coloquei o nome do banco de dados. ve se ajuda

Connection con = DriverManager.getConnection(“jdbc:postgresql://localhost:5432/NOMEDOMEUBANCO”,“postgres”,“minhasenha”);

está deste mesmo jeito e continua dando o erro

Você esta com erro no classpath do projeto…

Ao gerar o jar, p/ distribuir a aplicacao o jar do postgres tem q estrar junto…

Se estiver fazendo o build com ANT ou MAVEN isso ajuda bastante :wink:

Criei uma pasta dentro do meu projeto e adicionei o arquivo jdbc, quando vou gerar o arquivo jar para distribuir esta pasta vai junto.
Vou dar mais uma olhada nisto

Nao basta o arquivo estar junto… tem q estar no lugar correto e fazendo parte do classpath.

Quando se usa o gerenciador de builds como ANT ou MAVEN ele cria o JAR com tudo correto no lugar… (Manifest)

1 curtida

estou desenvolvendo sem utilizar ANT ou MAVEN. Vou dar uma olhada nisto para ver se consigo resolver

Nesse caso vais ter que, ao gerar o jar, certificar que as demais dependencias, façam parte de seu arquivo e que estejam mapeadas no Manifest, p/ poderem ser encontradas no classpath.

Sugiro fortemente que você dê uma estudada rápida no Maven.

É muito simples, é um caminho sem volta (todas as empresas usam (a muito tempo)), e vai lhe poupar muito tempo.

Abs.

Resolvido galera,

Coloque a solução p/ que ajude outras pessoas… :wink:

na verdade eu tive que ser bem rápido, apenas coloquei meu driver jdbc sozinho em uma outra pasta do projeto. Ao executar em outro computador ele já fez a busca no banco corretamente