Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um projeto java Desktop usando PostgreSQL, adicionei o driver jdbc corretamente no NetBeans, consigo utilizar o sistema normalmente.
Quando vou rodar este mesmo projeto na máquina do cliente aparece uma mensagem de erro quando o sistema faz uma busca no banco de dados. Mensagem de erro: " java.lang.ClassNotFoundException: Failure to load: org.postgresql.Driver "
Obs: criei uma pasta no meu projeto e coloquei o driver jdbc. Mesmo assim me deparo com este erro.
Eu estava tendo este erro, e depois da porta coloquei o nome do banco de dados. ve se ajuda
Connection con = DriverManager.getConnection(“jdbc:postgresql://localhost:5432/NOMEDOMEUBANCO”,“postgres”,“minhasenha”);
está deste mesmo jeito e continua dando o erro
Você esta com erro no classpath do projeto…
Ao gerar o jar, p/ distribuir a aplicacao o jar do postgres tem q estrar junto…
Se estiver fazendo o build com ANT ou MAVEN isso ajuda bastante 
Criei uma pasta dentro do meu projeto e adicionei o arquivo jdbc, quando vou gerar o arquivo jar para distribuir esta pasta vai junto.
Vou dar mais uma olhada nisto
Nao basta o arquivo estar junto… tem q estar no lugar correto e fazendo parte do classpath.
Quando se usa o gerenciador de builds como ANT ou MAVEN ele cria o JAR com tudo correto no lugar… (Manifest)
1 curtida
estou desenvolvendo sem utilizar ANT ou MAVEN. Vou dar uma olhada nisto para ver se consigo resolver
Nesse caso vais ter que, ao gerar o jar, certificar que as demais dependencias, façam parte de seu arquivo e que estejam mapeadas no Manifest, p/ poderem ser encontradas no classpath.
Sugiro fortemente que você dê uma estudada rápida no Maven.
É muito simples, é um caminho sem volta (todas as empresas usam (a muito tempo)), e vai lhe poupar muito tempo.
Abs.
Coloque a solução p/ que ajude outras pessoas… 
na verdade eu tive que ser bem rápido, apenas coloquei meu driver jdbc sozinho em uma outra pasta do projeto. Ao executar em outro computador ele já fez a busca no banco corretamente