Adicionar em ArrayList com dados existentes

Bom dia.
Tenho uma tela de cadastro de justificativa, que ao clicar no botao “Nova justificativa” é aberta uma ModalPanel com um campo de texto e um botao “Incluir”, quando eu digito uma nova justificativa e clico no botao “Incluir” ele fecha o modal e lista no datatable da pagina que chamou o modalPanel (ate ai tudo certo), mas quando eu clico no botao Nova Justificativa, ele abre o modal e no campo de texto e mostra o antigo texto digitado ai eu mudo e digito outro, quando clico em “Incluir” ele funciona como antes, mas ele não lista o novo cadastro e sim sobreescreve o antigo e o datatable fica com uma linha só (do ultimo cadastro).
Eu fiz dessa maneira:

public List<JustificativaModel> cadastraJustificativa() { System.out.println("Você salvou " + getDescJustificativa()); justificativaModel.setDescricao(getDescJustificativa()); justificativaModel.setStatus("Ativo"); listaJustificativa.add(justificativaModel); return listaJustificativa; }

Tente um justificativaModel = new JustificativaModel(); no início do seu método.

Tentei e continua da mesma forma

Está usando Primefaces ?

Não estou usando apenas o richfaces

Utilizo Primefaces, mas segue a idéia. Veja se você está usando escopo request. Rode em modo debug para ver se não está limpando a lista em algum momento.

Rodei e ele continua pegando apenas o novo.
uma duvida ao abrir o modal tenho q fazer alguma coisa para ele pegar o value do rich:datable