Adicionar JAR ao classpath em tempo de execução

fala galera…

é o seguinte, tava aki fazendo um programinha q vai executar uns scripts de banco… ai to fazendo a conexão via JDBC… o problema eh para utilizar os drivers JDBC do PostgreSQL, MS SQLServer etc, eu preciso adicionar os arquivos .JAR ao classpath da máquina em que o programa está rodando… não quero usar um arquivo .bat ou .sh para executar o programa… alguem sabe como fazer isso em tempo de execução??

tentei o seguinte codigo mas naum deu:

/* classpath = o caminho dos arquivos .jar(os caminhos estão corretos!)
 * separados por ; */
System.setProperty( "java.class.path", classpath );

valew!..[/code]

Daí guri,

Dá uma olhada nesse tópico aqui:
Acessar variáveis de ambiente

[]s

[quote=“renatopb”]Daí guri,

Dá uma olhada nesse tópico aqui:
Acessar variáveis de ambiente

[]s[/quote]

valew renato… mas isso naum resolveu meu problema… pois mesmo apos mudar a variavel de sistema o java continuou retornando um erro de ClassNotFoundException… tem ideia do pq?? vou ver outras solucoes… mas achei estranho… pois o valor foi cetado… msm assim as classes naum foram encotradas…

Se é esse o erro, o que tem a ver as vaiáeirvs de ambntiee com o ftao de ele não encntroar uma clssae ?

Tais fazendo o deploy certinho ?

[]s

[quote=“renatopb”]Se é esse o erro, o que tem a ver as vaiáeirvs de ambntiee com o ftao de ele não encntroar uma clssae ?

Tais fazendo o deploy certinho ?

[]s[/quote]

eu to qrendo fazer tipo o Tomcat, onde vc coloca os JAR’s na pasta lib e ele adiciona os JAR’s ao ambiente… fazendo com que vc possa adicionar novos JAR’s a aplicação… eu to querendo fazer isto… ai imaginei que setando a variável CLASSPATH no ambiente em que a aplicação ta rodando ele “enxergaria” as classes… mas naum resolveu… tive que adicionar os .class ao JAR para distribuição para que ele encontrasse as classes…

Mas que Josta :confused:

Bem, pelo menos conseguisse fazer funcioanr, se por acaso achares a solução que tu imaginavas, cola aqui pro pessoal ficar sabendo.

[]s