Adicionar um package

E aí pessoal, blz?

Eis me aqui novamente para uma pergunta muito simples (como iniciante em Java que sou), mas que está me dando nos nervos:
Como faço para adicionar um package? Para ser mais objetivo: como faço para especificar um diretório onde o Java irá procurar as classes especificadas no meu código como, por exemplo, “package com.testes.classjp” ?

Já ouvi falar que temos que modificar um tal de CLASSPATH, e se tiver mesmo, como faço isso em abiente Windows 98?

Valeu!!! :frowning:

Cara, a maioria das IDEs para desenvolvimento Java fazem isso proce …

Eu recomendo o Eclipse.

Qd vc for criar um novo projeto, ele te sugere um caminho ou pergunta onde vc quer “colocar” seu projeto…

Criado o projeto, basta vc ir adicionando suas Packages conforme sua necessidade…

Digamos que voce tenha criado um package chamado

package meu.pacote;

e o nome do teu arquivo seja “Programa.java”. Este arquivo, Programa.java, devera estar no diretorio

meu/pacote/

Em Java, o nome do pacote tem que estar em uma estrutura de diretorios com o mesmo nome.
Para compilar, voce poderia fazer

javac meu/pacote/Programa.java

e, para rodar,

java meu.pacote.Programa

Note que para rodar usamos ponto ao inves de barra.

Se voce tentar rodar o “Programa” estando no diretorio meu/pacote/, ira ocorrer um erro, pois o Java nao ira encontrar a classe… por isso que voce deve estar na estrutura de diretorios coreta.

Em relacao ao CLASSPATH, ha um tutorial aqui no GUJ, que pode te ajudar em algumas duvidas. No mais, de uma procurada no forum ( usando o “Pesquisar” no topo da pagina ), pois eh um assunto que ja foi bastante discutido.

Rafael

cara, faz o seguinte:

cria seu programa normalmente… e coloca o package, tipo o exemplo que já foi dado:
package meu.pacote;

imagine que vc está em c: este e seu programa se chama Programa.java
imagine também que vc quer que o pacote fique dentro do c: este.
entao compile assim

javac Programa -d .

ele vai compilar já criando os diretorios do pacote e colocando o .class no diretorio correto. O “.” quer dizer que vc está querendo que o pacote seja gerado a partir do diretorio atual…
entaum ficaria c: estemeupacotePrograma.class

não sei se fiz confusão, mas eh isso ai!
[]s

retificando.

javac Programa.java -d .

faz isso e veja o que acontece…

Pessoal, tudo o que vc’s escreveram me ajudou bastante, valeu…

…mas como sou iniciante, vc’s hão de me dar uma colher de chá.
Deixa eu explicar o problema: estou aprendendo Java com um livro muito bom chamado Thinkin in Java, e preciso compilar os exemplos ao longo do livro pra acompanhá-lo de forma produtiva, o problema é que alguns exemplos estão assim:

[color=“green”]import com.bruceeckel.simpletest.*;

class Rock2 {
//…
}[/color]

e eu preciso adicionar o package especificado no “import” pra poder compilá-lo.

Sei que estou sendo chato, mas se tiverem uma dica, eu ficarei muito grato.

:stuck_out_tongue:

Provavelmente esse import que você está tentando importar esta num package de examplos anteriores… dá uma olhadas pra ver se você não pulou nada