Eu sou da área de programação desde 2007, faço programas e só. Tenho boa bagagem técnica, gosto da área e tal, mas sou meio ambicioso e quero crescer, pegar cargos maiores.
Estava pensando em fazer administração para depois de formado pegar algum cargo gerencial em TI mesmo ou em outra área. Daí fico imaginando se eu conseguiria sair do lado técnico e ir para o lado gerencial com uma faculdade de administração?
Minha preocupação é a alta competividade dessa área de administração, pode ser que eu faça e termine esse curso e não consiga sequer um emprego nessa área. O que vocês acham? Dá pra subir com administração mesmo com a alta competição no mercado? Minha experiência em TI valerá de alguma ajuda?
Se você já é formado em algum curso da área de TI, pode fazer especialização na de Gerencia de Projetos, acho que seria mais vantajoso que fazer uma nova faculdade.
Se não é formado em nenhum curso superior de TI, acho que fazer ADM não significaria muito não.
Os coordenadores e gerentes de TI que eu conheço são da área técnica (ou seja, formados em algum curso da área de TI, ou então engenheiros, matemáticos, físicos etc.) e que fizeram posteriormente cursos (como MBA ou pós em Administração de Empresas). É difícil ver algo ao contrário (ou seja, alguém que se formou primeiro em Administração e depois foi tentar ser direto um gerente de TI).
Eu não me importo em mudar de área, desde que na outra área eu possa subir até o nível de gerente ou algo assim. Não precisa ser necessariamente em TI, o importante para mim é um salário bom, então pode ser em qualquer área.
Dái fica a dúvida, se eu mudar de área, não terei nenhuma vantagem competitiva perante a grande concorrência da administração. Por isso eu não sei mesmo se vale a pena fazer um curso de administração se o retorno de tal curso é duvidoso.
O que vocês acham? Mudando de área, é provável que eu não consiga emprego, certo?
É melhor se especializar em TI, senão você vai para outra área e perde todos esses 5 anos de experiencia em TI. Se especializa em alguma coisa ligada a TI que com sua experiencia será mais fácil alcançar posições melhor na carreira. A não ser que você tenha alguém na vida que possa te dar um empurrão em outra área, os chamados “QI”, dai talvez possa pular algumas fazes no processo
[quote=qwert]Eu não me importo em mudar de área, desde que na outra área eu possa subir até o nível de gerente ou algo assim. Não precisa ser necessariamente em TI, o importante para mim é um salário bom, então pode ser em qualquer área.
Dái fica a dúvida, se eu mudar de área, não terei nenhuma vantagem competitiva perante a grande concorrência da administração. Por isso eu não sei mesmo se vale a pena fazer um curso de administração se o retorno de tal curso é duvidoso.
O que vocês acham? Mudando de área, é provável que eu não consiga emprego, certo?[/quote]
Adicionando uma graduação em Administração você pode muito bem partir para área de análise de negócios, e daí para um cargo de perfil gerencial. A sua experiência em TI pode contar muito sim. Eu já sou da opinião de um profissional de TI com alguma base em administração pode mandar muito melhor do que a maioria dos profissionais de Administração, e a razão para mim é muito simples. Uns 80% da profissão de Administração é obter informação gerencial a partir de dados operacionais. Praticamente todos esses dados hoje em dia estão em sistemas de informação, e a maioria dos profissionais de Admin. não conhecem esses sistemas.
Além disso, profissionais de TI tem a mente mais aberta para novidades. Na minha opinião, uma das provas disso é a adoção do Lean promovida pela TI. O Lean nasceu lá no sistema toyota de produção, que por sua vez originou também o GQT. O GQT foi introduzido no Brasil há uns 20 anos, mas a sua adoção ainda é mínima, a maioria dos gestores nem ouviu falar. Por outro lado, nas comunidades de desenvolvimento não se em outra coisa senão Scrum, Lean, XP, etc.
um curso de adm ajudaria na parte de analise, posteriormente gerencial… mas se o profissional ja tem certa senioridade e busca mais l lado gerencial, ele vai ter mais retorno e esse retorno vai ser bem mais rápido em uma pós/especialização/MBA… se ele não tiver essa senioridade, não for ainda de um cargo meio alto então fica mais difícil a primeira oportunidade para gerenciar…
Não tenho muita experiência pra falar sore esse assunto,
mas como estou ligado com informática, TI, e tudo isso, já ouvi muitas histórias.
Tinha um colega que era importante até na empresa que trabalhava, aquelas empresas pequenas de TI sabe? Mas toda a parte administrativa era comandada apenas por um cara que sabia tudo de TI mas não administrava a empresa, a administração estava na mão de outra cara, o que aconteceu?
O cara da administração passou o pé no cara, que teve um P*** prejuízo, se você pretende investir num próprio negócio mais pra frente, acho que administração é ideal.
Mas mesmo se só pretende cargos maiores que administrem projetos por exemplo o pessoal ai já falou, faz especialização na área de Gerencia de Projetos.