Administrador de infraestrutura: nicho muito bom de emprego

Oi pessoal,

Desta vez não estou aqui pra criticar ninguem. :lol: Mas pra falar sobre uma profissão na area de informatica ainda pouco explorada: o administrador de infraestrutura ou o ‘cara do deploy’.
Estes carinhas em muitas empresas são muito requisitados, aí voces me perguntam: mas como assim isso não é administrador de rede? Bem, algumas vezes sim, outras vezes não. Em muitas empresas, principalmente as que fazem uso extensivo de Java EE este cara sempre existe. É o responsavel por manter nossas criações funcionando em produção. Geralmente eles tem conhecimento especifico sobre um application server como Jboss, Weblogic, OAS ou websphere, manjam muita de sistema operacional Linux ou outro Unix e estão quase sempre fazendo plantão. :lol:
Manter um ambiente de desenvolvimento geralmente é trivial, agora um de produção é sempre muito mais dificil. Estes profissionais sempre valem seu peso em ouro. O único que conheço recentemente recebeu proposta de R$ 80,00 a hora para montar um ambiente destes e monitora-lo, mas como ele ama mais a vida que ao dinheiro não aceitou. :lol:
Se voce gosta muito de um application server (JBOSS e weblogic principalmente) e de linux esta pode ser sua chance de ganhar muito bem já que estes profissionais são escassos no mercado.
Já eu continuo no meu coding for food de sempre, mas sabendo que tudo depende no final destes caras e de muitos outros…

O que mais me assusta é saber que existem desenvolvedores que não sabem fazer monitoramento nem conhecem a fundo os AS e sistemas operacionais onde as aplicações deles rodam.

Realmente hoje o percebo que o “cara do deploy” muitas vezes é tratado com descaso.

Em uma estrutura “profissional” de alguém deveria responder por este papel. Não precisa ser alguém dedicado, mas alguém que responda pelo App Server e saiba (muito bem) configurar a VM, quantidade de Threads, conexões (pool), filas, etc.

Inclusive no início do ano fiz uma postagem a respeito http://www.jroller.com/rafaelbenevides/entry/a_import%C3%A2ncia_do_asa_app

Ser especializado nisso meu caro é outro perfil de profissional. Não é o mesmo desenvolvedor que irá prestar monitoramento em produção. Isso qualquer um que trabalhou em empresas de grande porte sabe. Estou falando de bancos, empresas de telecomunicações etc. O ambiente deles é gigantesco, o desenvolvedor sabe apenas o que ele precisa do servidor de aplicação, mas quem sabe mesmo a fundo é outro cara.
Ou vai me dizer que voce sabe instalar, fazer tunning de application server e outras coisas em ambiente Solaris? Se for me passa teu curriculo que te indico uma vaga… :lol:

Como eu falei, ambiente de desenvolvimento é muito mais simples que um de produção. Existem load balance, clusters etc que exigem um nivel diferenciado de experiencia. Isso desenvolvedor não tem obrigação de saber.

[quote=Sparcx86]Ou vai me dizer que voce sabe instalar, fazer tunning de application server e outras coisas em ambiente Solaris? Se for me passa teu curriculo que te indico uma vaga… :lol:

Como eu falei, ambiente de desenvolvimento é muito mais simples que um de produção. Existem load balance, clusters etc que exigem um nivel diferenciado de experiencia. Isso desenvolvedor não tem obrigação de saber.[/quote]

Interessante, o meu ambiente de produção são exatamente 5 máquinas Solaris, mas obrigado pela indicação de emprego, estou muito bem empregado no momento.

E sinceramente, nunca vi ninguém de suporte que soubesse configurar bancos em master-slave, configurar balanceadores de carga e clusters de servidor de aplicação, isso é o mínimo que o desenvolvedor tem que saber, até porque não é toda a aplicação que roda em cluster e balanceador de carga, se ele não entende disso vai provavelmente cagar na arquitetura da aplicação.

Pra mim suporte hoje só serve pra fazer atendimento a usuário mesmo.

Conhecer tudo bem, mas a ponto de se dedicar a isso eu discordo.
Aqui por exemplo temos um pessoal dedicado a isso, monitoramento e gerenciamento dos AS. Eu particularmente não gostaria de ter de parar meu trampo pra migrar e homologar versões de JBoss em uma dúzia de ambientes.

E de onde você tirou suporte?!?

[quote=Mauricio Linhares][quote=Sparcx86]Ou vai me dizer que voce sabe instalar, fazer tunning de application server e outras coisas em ambiente Solaris? Se for me passa teu curriculo que te indico uma vaga… :lol:

Como eu falei, ambiente de desenvolvimento é muito mais simples que um de produção. Existem load balance, clusters etc que exigem um nivel diferenciado de experiencia. Isso desenvolvedor não tem obrigação de saber.[/quote]

Interessante, o meu ambiente de produção são exatamente 5 máquinas Solaris, mas obrigado pela indicação de emprego, estou muito bem empregado no momento.

E sinceramente, nunca vi ninguém de suporte que soubesse configurar bancos em master-slave, configurar balanceadores de carga e clusters de servidor de aplicação, isso é o mínimo que o desenvolvedor tem que saber, até porque não é toda a aplicação que roda em cluster e balanceador de carga, se ele não entende disso vai provavelmente cagar na arquitetura da aplicação.

Pra mim suporte hoje só serve pra fazer atendimento a usuário mesmo.[/quote]

Faz-tudo detected :lol:

[quote=Mauricio Linhares]
Ou vai me dizer que voce sabe instalar, fazer tunning de application server e outras coisas em ambiente Solaris? Se for me passa teu curriculo que te indico uma vaga… :lol:[/quote]

Eu sei.

R$ 100/hora, a gente conversa.