Adobe FLEX - pros/cons

4 respostas
insonix

E ai pessoal, alguem já está utilizando o flex para desenvolver?
Para quem não conhece: http://www.adobe.com/br/products/flex/overview/

Poderiam citar alguns pros e contras?

Eu tenho alguns…

Pros

• Código simples
  • Aumenta produtividade
  • Código aberto e gratuito
  • Mantido por uma grande e conceituada empresa (Adobe)

Contras

• Precisa do flash player instalado no navegador para rodar.
  • Adobe air para rodar em desktop.

Se alguem tem mais alguma coisa a colocar, fiquem a vontade.

[]s

4 Respostas

F

A empresa onde trabalho (www.sadig.com) está utilizando-o desde o início do ano, onde hoje sou o único programador.

Em relação a ter o Flash Player instalado, não chego a ver como um contra, pq pelo que já li por aí um grande percentual (80 - 90%) dos PCs tem o player instalado.

PROS
Para quem é programador Java vejo mais vantagens, pq a linguagem ActionScript tem muitos pontos em comum com Java o q diminui a curva de aprendizado.
Os efeitos de animação dos objetos são muito bons, os clientes adoram isto. Um exemplo e as demos do site: www.dclick.com.br.
Empresas grandes já estão usando: Oracle, SAP e Vivo entre outras.
As tags MXML tornam a codificação mais fácil.
Pode trafegar dados via xml usando Http Request, WebService ou via RemoteObject q é muito mais rápido q os dois primeiros pq é formato binário, neste caso só é necessário ter uma “ponte” entre o Flex e o Server (GraniteDS, BlazeDS da Adobe, WebOrb, tem um para PHP que não me lembro agora. Estas “pontes” serializam e desseralizam os objetos Flex para Java e vice-versa, o q facilita em muito pq se trabalha só com objetos.

agodinho

Tb não vejo problema nenhum em ter de ter o flash player instalado - vejo problema sim em exigir que o cara desinstale a versão que vem com o windows pra reinstalar algum build novo da instável versão 9 (AAC+ H264, já saíram uns 3 builds pra corrigir bugs).

Caraca véio - actionScript com muitos pontos em comum com java?

O que vejo de positivo é: Flash é muito melhor pra camada de apresentação - prefiro mil vezes flash/actionScript do que ter de ficar lidando com javaScript pra forçar a barra em algum navegador maluco (amaya, etc).

F

Java 5.0 vs. Actionscript 3.0 : comparando a syntax
http://www.igorcosta.com/blog/?p=163

agodinho

IMO: isso só mostrou que são muito diferentes.

Eu, pessoalmente, desenvolvo em ambas e te digo que são bem diferentes (sou muito fraco em actionScript mas tenho mais de 300h de experiência com ele e com flash)

Criado 24 de abril de 2008
Ultima resposta 25 de abr. de 2008
Respostas 4
Participantes 3