Adobe flex - tire suas dúvidas

Olá Galera,

Andando pelo fórum vi muita gente falando besteira sobre Adobe flex. Então nesse tópico me disponho a tirar qualquer dúvida. Sou programador JEE e Flex.

Caso alguém tenha dúvida desde como as licenças do flex funcionam ou qualquer outra coisa, ou queira conhecer as desvantagens, só falar.

grato.

oq exatamente é o flex?

não é uma plataforma de desenvolvimento tipo java, .net, php
não eh um time line tipo flash…

eu realemente me perdi, como ele comunica, acessa banco?

eu pretendo da uma estudada mais adiante … por enqnto do aprendendo java mesmo =p

se as perguntas não forem muito estupidas e tiveres tempo para responder
eu agradeceria XD

Olá Filipe,

Flex é uma plataforma de desenvolvimento para camada de View de uma aplicação. Uma grande vantagem que eu vejo nele é que ele é muito mais fácil de dar manutenção e criar do que um HTML da vida. Tudo é composto por MXML (XML, na verdade). Embora você várias vezes vá precisar de uma linguagem de Script chamada ActionScript que está na versão 3.

Mas uma grande parte dos usuários da comunidade acham que adobe Flex é fácil. Mas é fácil fazendo gambiarras, se você for programar em Adobe Flex usando padrões de projeto, deixar tudo bonito, as coisas são mais complicadas.

E um grande atrativo é também a questão do visual do flex que é bem bonitinho.

O flex não acessa Banco de Dados, ele serve apenas para camada de visualização. Mas você pode acessar serviços como WebServices, RemoteObject (AMF), ou HTTPService. Então basicamente você criaria uma aplicação Java rodando em WebService (SOAP, etc) e o Flex acessaria. Para converter para RemoteObject é bem simples, basta usar o BlazeDS. A grande vantagem é que os dados trafegam de forma binária, ou seja, nao tem uma grande carga.

O que acontece, a galera da Macromedia começou a explorar isso no Adobe Flash player 6, então a Adobe comprou a Macromedia e na versão 9 do Flash player implementou diversas funções.

O Flex é em parte OpenSource e outra parte não (MovieClip engine, etc, continuam e vão continuar sem ser openSource).

Se tiver mais alguma duvida, fale! :slight_smile:

[]'s

po muito interessante mesmo

se tiveres alguma apostila ou livro que recomendas por favor exponha XD

edit
obrigado pela explicação

Recomendo baixar e fuçar ;).

Existe alguma IDE free para Flex??

Poderia passar uma apostila/livro boa/completa de Action Script 3??

Tem algum fórum português ativo sobre o assunto(flex)??

Você aconselha usar o OpenAmf para integração com uma linguagem server ou já existe outros frameworks melhores??

Favor ficaria muito grato se tivesse links de referências para as perguntas acima… :slight_smile:

Obrigado,

Sem mais, Rodrigo.

Olá,

Pra quem sabe Java não precisa estudar muito AS3 não. É MUITO parecido. Só muda algumas coisas como Bindable, etc.

Não existe IDE Free que eu saiba. Mas o Adobe Flex Builder 3 tem licença gratuita para estudantes. Mas o SDK é Free.

Um grande defeito é que a parte visual e bonita (drag’n drop) nao roda em Linux.

OpenAMF pelo que eu saiba é se o Flex rodar no mesmo contexto do APPServer, mas voce poderia usar um BlazeDS e deixar o Flex outro contexto. O BlazeDS por exemplo faz integração automática (é só declarar o RemoteClass). Funciona para Java e CF, mas voce pode usar Fluorine FX caso queira usar um .NET da vida no server side.

Em pt_BR vc nao acha muita coisa, mas em inglês acha e muita.

Tô meio ocupado agora mas quadno tiver tempo posto uns links aqui. :wink:

[]'s!

Edit: corrigido em 26/10/2011

Tenho uma dúvida sobre a integração do flex com air, eles estão relacionados?

Air é a versão do Flex que acessa o sistema de arquivos e mais outras várias funções do OS.

Ele roda em cima de uma VM. Mas o projeto que voce compila pra flex pode compilar igualmente para Adobe Air que vai rodar.

[]'s!

[quote=AUser]Olá,

Pra quem sabe Java não precisa estudar muito AS3 não. É MUITO parecido. Só muda algumas coisas como Bindable, etc.

Não existe IDE Free que eu saiba. Mas o Adobe Flex Builder 3 tem licença gratuita para estudantes. Mas o SDK é Free.

Um grande defeito é que a parte visual e bonita (drag’n drop) nao roda em Linux.

OpenAMF pelo que eu saiba é se o Flex rodar no mesmo contexto do APPServer, mas voce poderia usar um BlazeDS e deixar o Flex outro contexto. O BlazeDS por exemplo faz integração automática (é só declarar o RemoteClass). Funciona para Java e CF, mas voce pode usar GraniteDS caso queira usar um .NET da vida no server side.

Em pt_BR vc nao acha muita coisa, mas em inglês acha e muita.

Tô meio ocupado agora mas quadno tiver tempo posto uns links aqui. :wink:

[]'s![/quote]

Isso me lembra um mantra recitado no lvro da certificção para scjp: “Java NÃO é C++!”…

Porque?

O fato de as linguagens serem parecidas FACILITA O APRENDIZADO, mas não isenta ninguém de estudar a nova lingaugem. Discordo essa postura de “não precisa estudar porque parece”. Por causa disso que vemos muitos programadores fazendo suas marretas da vida.

Não estou dizeno que você faz marreta. Mas já trabalhei com vários programadores que não estudam a linguagem porque é parecida com a outra. E vai na Programação Orientada a Exemplo. O resultado quase sempre é um código prolixo, por falta de conhecimentos da nova linguagem e da nova plataforma.

Então, que tal reformular a proposta? Que tal "Pra quem sabe Java, estudar AS3 é muito mais fácil, pois É MUITO parecido. "?

Dizer que as linguagens só miam no Bindable , pra mim que não conheco AS3, me dá a imressão que posso fazer facilmente as mesmas coisas que AS3 em Java e que, portanto, não preciso aprender AS3. E isso,não me parece ser uma coisa muito inteligente de se pensar…

Olá Josenaldo,

O que eu quis dizer é que alguém que conhece Java conhece tudo sobre AS3 em 3h de estudos e testes. A única coisa que muda é que o Flex é assíncrono e algumas coisas como declaração de variaveis, etc. Mas você tem suporte a interfaces e todos os recursos de OO.

E código marreta eu não faço. rs.

Então conheça o AS3, é simples e rápido pra estudar. :slight_smile:

[]'s

Não conheço AS3 o suficiente pra dizer qual o tempo necessário. Então, se você diz que 3 horas são suficientes para eu conhecer TUDO sobre AS3 eu acredito. Mas tambem passo a acreditar que a linguagem não tem tantos recursos assim. NUNCA conheci uma linguagem de programação que pudesse ser aprendida em 3 horas. E estou falando de se chegar ao nível básico. Quanto mais chegar a um sênior.

De qualquer forma, se é assim tão fácil, vou adicionar ao meu portifólio de linguagens tambéms… rssrr

Olá Josenaldo,

Entender como a linguagem é é algo completamente diferente de aprender para que cada função funciona. É bem diferente entender a linguagem do que saber para que o toString() serve, por exemplo. Acho que está se confundindo nisso.

PS: Eu não sei se vc viu mas eu falei que pra quem é de Java gasta mais ou menos esse tempo. Aprender Flex é diferente de aprender o AS3.

[]'s

[quote=AUser]Olá Josenaldo,

Entender como a linguagem é é algo completamente diferente de aprender para que cada função funciona. É bem diferente entender a linguagem do que saber para que o toString() serve, por exemplo. Acho que está se confundindo nisso.

PS: Eu não sei se vc viu mas eu falei que pra quem é de Java gasta mais ou menos esse tempo. Aprender Flex é diferente de aprender o AS3.

[]'s[/quote]

Ah sim… nesse ponto, voce tem razão… agora comprendi…

Realmente, aprender uma linguagem é bem mais simples que aprender API/Platafroma/Frameworks.

Já é possível fazer isso ao menos com MySQL:
http://asql.mooska.pl/

O q q acontece com o flash player versão linux que já vai fazer 1 ano o mesmo bug, varias versoes e continua a mesma droga, o input de caracteres “especiais”, acentos, não funcionam!? Já me ferrei tanto com isto, já fucei em todo lado e nada de solução, e até a versão 10 beta o mesmo problema…

http://bugs.adobe.com/jira/browse/FP-133

http://bugs.adobe.com/jira/browse/FP-40

Como vou fazer uma aplicação web séria com Flex se o seu “player” tem um bug imbecil que condiciona o seu uso em linux, e se minha empresa usa só linux?

Quando que o flash player vai ter suporte descente a 3D?

E quando vão melhorar o render de imagens? Dês das primeiras versões os mesmos bugs em redimensionamento de imagens…

Bem eu não tenho nada contra o Flex ou o AS3, tenho contra o Flash em si e o player, que são umas belas porcarias mas que dá para sobreviver e o povo vai sobrevivendo com estas “pequenas” falhas…

E quanto a concorrência, Silverlight e JavaFX? Andei brincando com JavaFX e na boa achei bem legal, acho que tem futuro para fazer jogos esta muito bom, melhor q Flash.

E Silverlight? Acha que a Adobe vai conseguir chegar ao nivel de qualidade do Silverlight? Ter um bom render, antialising e 3D como no Silverlight?

Se o Flash já esta perdendo em qualidade para o Silverlight e companhia em qualidade, como posso eu apostar no Flex?

E com tantas soluções boas em Ajax, qual é a grande vantagem do Flex em relação a aplicações web tradicionais com ajax, além de alguns efeitos de animações?

Desenvolver uma aplicação web de grande porte em Flex é mais vantagioso do que em Java ou .Net?

Desculpa a crítica ao flash player meio offtopic mas é que o flash player me irrita, com tantos bugs idiotas durante muito tempo…

Nunes,

Somente se o Flex estiver no serverside.

[]s

Bem, eu não construi o Flash Player, mas ok.

A partir da próxima versão já terá suporte 3d decente. Procure sobre alguns trabalhos já existentes usando flex3d.

Bug em redimensionamento de imagens? Eu ainda não vi no 9. Me passe o link do JIRA.

O Flex e o FlashPlayer (adaptado para Flex) são ferramentas muito novas e mudam muito a cada versão. É comum em ferramentas tão novas quanto essas. Bugs são demais até no Adobe Flex, mas cada dia tem uma release diferente com melhorias.

A grande vantagem é: vá dar manutenção em um sistema muito complexo feito em AJAX e vá dar manutenção em um sistema grande feito em Flex (trabalho em um que possuirá em breve 500 telas e usamos o framework Cairngorm para todo o controle). Trabalhe com 500 forms usando Ajax e verá.

Para camada de view, logicamente é muito mais vantajoso usar o Flex. Em breve vou publicar um form de CRUD e você verá e quero que voce me diga quanto tempo demora pra fazer o mesmo em AJAX e qual manutenção é mais fácil.

Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.

[]s

[quote=AUser]
Para camada de view, logicamente é muito mais vantajoso usar o Flex. Em breve vou publicar um form de CRUD e você verá e quero que voce me diga quanto tempo demora pra fazer o mesmo em AJAX e qual manutenção é mais fácil.

Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]
Adobe Flex em combinação Ruby on Rails FrameWorks é mais vantagem em desenvolvimento, do que se utilizar FLEX na Plataforma J2EE/JEE, tenho interesse em fazer um curso no Treina Tom e eles tem essa proposta para curso, em outra observação o Projeto Jakarta é muito utilizado mas com essas novas adoções em FrameWorks sabe me informar se já dispõem também incorporações Ruby, Adobe Flex isso seria possível ?

O que vc me diz ?

Ué, qual seria a maior vantagem? Eu discordo. Já tem muita coisa pronta pra JEE, ao contrário do RoR pra Flex.

E de todo jeito isso não importa tanto se tratando de View.

Não entendi sua colocação.