Adobe flex - tire suas dúvidas

[quote=AUser]Ué, qual seria a maior vantagem? Eu discordo. Já tem muita coisa pronta pra JEE, ao contrário do RoR pra Flex.

E de todo jeito isso não importa tanto se tratando de View.

Não entendi sua colocação.
[/quote]
Eu digo se tratando de um contexto mais simples do que ficar trabalhando com containers que geram maior complexidade e você tem que otimiza-los para reuso de suas aplicações tais como Strut, Strut2 e a assim por diante, se tratando de apresentação estaria trabalhando com um unico framework que já me atenderia de todos esses recursos em um unico contexto, [i]sim tenho muita coisa pronta pra J2EE/JEE e sempre com reployment de tudo que você vem a fazer em arquivos de configuração e CVS incansáveis de tantas versões disponivel no projeto jakarta e um restart constate por ter que levantar essas aplicações para qualquer execeção que parta em qualquer ponto na minha arquitetura na Plataforma J2EE, JEE, o que não ocorre em Rails FrameWorks, continuo o desenvolvimento sem qualquer tipo de intervenção a produtividade.
[b]

  • Bom, estaria eu enganado ?[/b][/i]

AUser,

Não se preocupe, 99% dos membros do GUJ não entendem as colocações do Marcio Duran. :wink:

[quote=pango]AUser,

Não se preocupe, 99% dos membros do GUJ não entendem as colocações do Marcio Duran. :wink:
[/quote]
Pango Troll !!!

:arrow: Era você que estava atrás desse livro ?

:lol: :lol: :lol:

Concordo completamente com você. Estão adicionando recursos extras demais para o Java. Acho que o certo seria dar uma limpada ou tentar melhorar o core da linguagem. Se não me engano, Bruce Eckel falou a mesma coisa a uns tempos atrás.

Tenho interesse em aprender Flash e Flex, mas não pra fazer forms e apresentar informação (nisso html dinamico é imbativel), é mais pra fazer aplicativos/widgets (com graficos, animacao, som, video).

Tem alguma recomendação de livro/tutorial atualizado bom pra isso?

[quote=AUser]
Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]

Sinceramente duvido, tenho uma framework q estou fazendo a alguns anos, que tomara que até o fim do ano espero ter a documentação pronta, e basicamente ela cria a base de dados, cria os formulários, as validações tudo, e vc altera layout alterando css, e se quiser da uns toques em JavaScript mas basicamente tem tudo pronto, e não usa XML nem nada disso, é tudo construido via “wizards”, bem como esta nossa framework existe muitas outras, cada uma com um ponto forte, em PHP, RoR, J2EE, etc, e vc pode criar a sua, e vem dizer que Flex é mais fácil? Bem estou ansioso para ver o teu exemplo.

E outra esta de sair melhorias a todo dia, conversa, o flashplayer ta ai mais de 1 ano sem a solução para o problema de acentos, que detalhe, na primeira versão do flashplayer para linux os acentos funcionam bem, apartir da segunda até a mais recente estragaram e nunca mais funcionou, talvez seja isto mesmo, a Adobe tem todos recursos empenhados no Flex e deixam o player de lado!? o que faz a coisa funcionar “bonitinho”!? estranho heee

O bug das imagens é basico, pega numa imagem, faça um motion no Flash, aumentando e diminuindo a imagem, arrastando em linha reta, da esquerda para a direita por exemplo, e repare em alguns pixels que falham e as tremidas que a imagem dá. Uma coisa básica né? Silverlight nao tem este problema, e na boa isto do flash 3D no flashplayer 10 eu ja vi, e na boa, sem antialising!? tudo pixalizado!? vc acha bom isto? O silverlight tem me convencido mais…

Mas voltando ao que interessa e deixando flashplayer vs silverlight para outra hora, acho dificil o flex ser mais vantagioso do que ajax por diversas razões, leveza, rapidez, frameworks, e por ai vai… mas além da beleza que o flex dá engendo os olhos, talvez tenha outras super capacidades que ainda não vi… que encher os olhos não é tudo.

[quote=eduveks]
Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]

AJAX é uma metodologia e FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe, tão poderosos que a APPLE e Microsoft também utilizam, quanto ao AJAX é uma combinação de tecnologias DHTML XML HTML JavaScript , entretanto não tem um recurso ActionScript que vetoria paginas Web, isso é simplesmente o Forte da Tecnologia Adobe Flex, é muito mais semantico e sofisticado que você esta propondo.

[quote=Marcio Duran][quote=eduveks]
Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]

AJAX é uma metodologia e FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe, tão poderosos que a APPLE e Microsoft também utilizam, quanto ao AJAX é uma combinação de tecnologias DHTML XML HTML JavaScript , entretanto não tem um recurso ActionScript que vetoria paginas Web, isso é simplesmente o Forte da Tecnologia Adobe Flex, é muito mais semantico e sofisticado que você esta propondo.[/quote]

:arrow: Pra começar não fui eu que escrevi:

[quote=AUser]
Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]

Foi o AUser! Acorda pra vida! Vc ta acompanhando direito o tópico? lol

:arrow: Tirando o resto da balela que vc disse, quero só frizar este ponto: “FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe”. Quais são os produtos? Que eu saiba é só um… apenas o flex sdk. lol

[quote=Marcio Duran][quote=AUser]Ué, qual seria a maior vantagem? Eu discordo. Já tem muita coisa pronta pra JEE, ao contrário do RoR pra Flex.

E de todo jeito isso não importa tanto se tratando de View.

Não entendi sua colocação.
[/quote]
Eu digo se tratando de um contexto mais simples do que ficar trabalhando com containers que geram maior complexidade e você tem que otimiza-los para reuso de suas aplicações tais como Strut, Strut2 e a assim por diante, se tratando de apresentação estaria trabalhando com um unico framework que já me atenderia de todos esses recursos em um unico contexto, [i]sim tenho muita coisa pronta pra J2EE/JEE e sempre com reployment de tudo que você vem a fazer em arquivos de configuração e CVS incansáveis de tantas versões disponivel no projeto jakarta e um restart constate por ter que levantar essas aplicações para qualquer execeção que parta em qualquer ponto na minha arquitetura na Plataforma J2EE, JEE, o que não ocorre em Rails FrameWorks, continuo o desenvolvimento sem qualquer tipo de intervenção a produtividade.
[b]

  • Bom, estaria eu enganado ?[/b][/i][/quote]

Márcio, pelo que entendi que você falou (que foi difícil), nao entendi o que Struts2 tem a ver com o Flex. O flex é apenas camada de View. Repito: Você pode criar seus servlets na mão mesmo e rodar um HTTPService. Ou então (melhor ainda), você pode rodar o JBoss com WebServices, ou melhor ainda, roda o BlazeDS usando AMF para RemoteObject. Essas são as três formas de comunicação do Adobe Flex.

E o Flex não é OpenSource. A maior parte dele (as coisas bestas que qualquer um faz) é openSource, mas ele não é todo Open. então não dá pra chamar de OpenSource.

Isso foi a única coisa que consegui entender do seu reply.

Seja mais claro, por favor.

[]'s

[quote=Marcio Duran][quote=eduveks]
Sinceramente, pra mim é balela isso de que AJAX é melhor que Flex e muito mais vantajoso, nem aqui nem na China.
[]s[/quote]

AJAX é uma metodologia e FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe, tão poderosos que a APPLE e Microsoft também utilizam, quanto ao AJAX é uma combinação de tecnologias DHTML XML HTML JavaScript , entretanto não tem um recurso ActionScript que vetoria paginas Web, isso é simplesmente o Forte da Tecnologia Adobe Flex, é muito mais semantico e sofisticado que você esta propondo.[/quote]

Flex não é uma solução completa. Ainda não. E como ja disse, Adobe Flex não pode ser considerado OpenSource. A sua comparação é a mesma de: “Os servidores do Hotmail são FreeBSD e por isso ele é melhor que o Windows”. Tudo depende do contexto, meu caro.

Ajax não é mesmo uma combinação perfeita de tecnologias, já disse, vá dar manutenção que você vai ver. Sem contar as gambiarras POG do JavaScript como setTimeout, etc. Você tem esse problema no Flex também, mas você pode resolver ele facilmente usando um framework chamado Cairngorm.

Olá eduveks,

Agora como eu já disse, criar é fácil, mas vá dar manutenção. Vá dar manutenção em um efeito de Fade (efeito bem simples) em AJAX e em Flex que você vai ver a grande diferença.

Também acho que o Silverlight tem coisas muito interessantes, vou procurar dar mais um olhada nele e reparar em algumas coisas.

Uma coisa que eu gostei muito no Flex é que nele é possível resolver aquele problema de toda linguagem de script (sincronismo) de uma forma bem fácil. Diferentemente do JavaScript, que você tem que dar os setTimeout() da vida.

Flex tem váaarias vantagens. Emissão de relatórios nele é feita de forma muito parecida como no JReports, velocidade usando AMF e facilidade de manutenção. Tem como você criar coisas que tem uma manutenção muito, mas muito fácil em Flex. Só que nem os caras da Adobe normalmente fazem isso.

Velocidade, sinceramente, rode uma aplicação com 450 forms usando AJAX e me diga o tamanho.

Do meu lado eu posso te dizer: Tudo rodando em Flex com efeitos e bem bonitinho: 5mb. Desses os quais o cliente carrega só os que atualizarem.

Dê manutenção em 450 forms em Ajax e dê em Flex, eu tô te falando, dá uma baita diferença rs.

Mas é como eu disse, a galera sempre acha que Flex é clicar e arrastar os componentes. Não mesmo, é muito mais que isso, é meio impossível criar uma aplicação com uns 200 forms usando drag’n drop o tempo todo.

Ele torna a coisa muito robusta.

[]'s!

AUser podias explicar melhor o que é o BlazeDS, e para que exatamente ele serve, vi no site da Adobe mas não parei para ver direito o que ele faz e para que serve e também vc deve saber melhor e dar uma explicação mais direta.

Ele segue o padrão J2EE ou é um padrão expecifico dele? Soluções feitas sei lá, para JBoss ou servlets rodam no BlazeDS ou nada a ver? O BlazeDS é para a lógica de negócio do Flex ou nada a ver de novo? Não sei nada do BlazeDS :stuck_out_tongue:

[quote=AUser]Olá eduveks,

Agora como eu já disse, criar é fácil, mas vá dar manutenção. Vá dar manutenção em um efeito de Fade (efeito bem simples) em AJAX e em Flex que você vai ver a grande diferença.

Ele torna a coisa muito robusta.

[]'s![/quote]

Legal, bem vc esta mesmo me convendo a ter q instalar isto par ver isto direitinho :stuck_out_tongue:

A parte dos reports agora me interessaram bastante, é que eu ja fiz um kiok em flash, e foi preciso fazer impressão, e fiz o modo basico de impressão do flash é imprimindo “movieclip”, define um movieclip com o tamanho da folha A4 em pixels mais ou menos, e manda imprimir, e fica bem legal e da para controlar bem a impressão dos dados.

Preciso de uma solução web boa para reports, e o tradicional é geração de pdfs da vida, mas talvez no flex seja mais simples isto e para gráficos? Tem bons componentes para geração de graficos em reports?

E há algum projeto para uma IDE free? Usando eclipse sei lá, qualquer coisa? Que de para poupar na licença e que de para trabalhar com o flex em condições?

Para forms duvido ainda que o flex me ajude mais do que o YahooUI por exemplo que isto que falaste de fades e talz, não preciso me preocupar com isto, o YahooUI faz tudo automaticamente, as APIs em Ajax são pra isto mesmo, o que esta me interessando nisto agora é os reports, usar só a parte de reports do Flex em aplicações com Ajax e cia :stuck_out_tongue:

É como deves saber, em Java o povo tá mau acostumado, a não pagar nem 1 centavo para fazer tudo q é preciso :stuck_out_tongue:

Olá Eduveks,

Da forma mais direta possível:
BlazeDS is the server-based Java remoting and web messaging technology that enables developers to easily connect to back-end distributed data and push data in real-time to Adobe® Flex® and Adobe AIR? applications for more responsive rich Internet application (RIA) experiences.

Normalmente usamos ele quando queremos usar RemoteObject. Acontece o seguinte, quando usamos HTTPService ou WebService, perdemos muito tempo, porque os pacotes enviados e recebidos são grande demais. No Adobe Flex podemos criar um mapeamento de classe remota e conectar o nosso POJO com o POJO do servidor, assim os campos se tornam iguais. Daí em diante só ocorre a troca dos dados de forma binária. Leia um pouquinho sobre AMF.

[]'s!

[quote=AUser]Olá Eduveks,

Da forma mais direta possível:
BlazeDS is the server-based Java remoting and web messaging technology that enables developers to easily connect to back-end distributed data and push data in real-time to Adobe® Flex® and Adobe AIR? applications for more responsive rich Internet application (RIA) experiences.

Normalmente usamos ele quando queremos usar RemoteObject. Acontece o seguinte, quando usamos HTTPService ou WebService, perdemos muito tempo, porque os pacotes enviados e recebidos são grande demais. No Adobe Flex podemos criar um mapeamento de classe remota e conectar o nosso POJO com o POJO do servidor, assim os campos se tornam iguais. Daí em diante só ocorre a troca dos dados de forma binária. Leia um pouquinho sobre AMF.

[]'s![/quote]

http://en.wikipedia.org/wiki/Action_Message_Format

Ok, esta exclarecido, valeu :wink:

Olá Eduveks,

A parte dos reports o interessante é utilizar a solução de Reports no Serverside que envia um objeto de vetor para o cliente que finalmente imprime o report. É muito melhor você gerar os reports no serverside. E sem contar que voce nao geraria um PDF, geraria um objeto de vetor (que é minúsculo em Flash) e ai o Clientside geraria o PDF.

Sem contar que o que enche os olhos no Flex também é a questão de geração de relatórios e gráficos. Dê um olhada, é muito interessante.

Olha, existe um componente que esqueci o nome que é muito interessante pra geração de relatórios, mas como disse, o interessante é gerar no server e aí mandar pro client imprimir.

A IDE em si para estudos é Free. A SDK é free, só o plugin que contém o Profiler e a parte drag’n drop é pago. (Mas isso é muito útil). Mas a licença do Flex não é tão cara. Se não me engano tá uns 300 dolares por serial.

A IDE em si tem alguns bugs ainda meio chatos, mas dá pra conviver com eles numa boa.

Nesse FDS ou segunda no maximo eu posto vários links aqui interessantes. Tenho que achar o exemplo de CRUD. Era um estudo que eu estava fazendo, consegui deixar a coisa bem desktop e muito rápida.

Rsrsrs. Mas de todo jeito, baixa um trial e roda um Windows ai e dá um olhada. Tem muita coisa legal nele.

[]'s!

Essa conversa é meio que antiga, mas vale apena relembrar algumas coisa sim

:arrow: http://blog.digows.com/?p=103 {Blog que eu recomendo}

Fora que já existem opções Free e alguns OpenSources, como o FlashDevelop, AutoComplete muito bom!

A notícia do Fonte aberto e tals, o que realmente abriram o fonte:

Ferramentas

  • Compilador MXML (mxmlc, compc)
  • Compilador AS3
  • Flex Command Line Debugger
  • View Source Utilities
  • Web Tier Compiler Modules
  • Automated Testing Framework

Librarys

  • Flex Core Components
  • Flex Apollo Components
  • Graphics Tags Libraries
  • Themes (Halo)
  • RPC Libraries (SOAP, HTTP, Remoting)
  • FABRidge
  • SDK automated test engine
  • SDK Build Scripts and Automated Tests

:idea: [size=14]PROJET FXStruts[/size]

:arrow: http://anirudhs.chaosnet.org/blog/2008.07.23.html

[size=18]Segundo InfoQ[/size]

:idea: http://www.infoq.com/news/2008/08/FXStruts

Struts is a Java framework based on standard Java technologies, such as Java Servlet, JavaBean, ResourceBundles and XML. Java developers have been enjoying Struts as a solid server side framework for many years. Recently, a technical evangelist for Adobe Systems, Anirudh Sasikumar, developed a new solution by integrating Flex as Struts’ front end. Sasikumar calls it FxStruts.

[quote=Marcio Duran][quote=eduveks]
:arrow: Tirando o resto da balela que vc disse, quero só frizar este ponto: “FLEX é uma solução completa com produtos OpenSource Adobe”. Quais são os produtos? Que eu saiba é só um… apenas o flex sdk. lol
[/quote]

[size=7]Essa conversa é meio que antiga, mas vale apena relembrar algumas coisa sim

:arrow: http://blog.digows.com/?p=103 {Blog que eu recomendo}

Fora que já existem opções Free e alguns OpenSources, como o FlashDevelop, AutoComplete muito bom!

A notícia do Fonte aberto e tals, o que realmente abriram o fonte:

Ferramentas

  • Compilador MXML (mxmlc, compc)
  • Compilador AS3
  • Flex Command Line Debugger
  • View Source Utilities
  • Web Tier Compiler Modules
  • Automated Testing Framework

Librarys

  • Flex Core Components
  • Flex Apollo Components
  • Graphics Tags Libraries
  • Themes (Halo)
  • RPC Libraries (SOAP, HTTP, Remoting)
  • FABRidge
  • SDK automated test engine
  • SDK Build Scripts and Automated Tests [/size][/quote]

lol… resumindo… Flex SDK! lol lol lol

pelo que eu entendo disto, vc apenas listou o que o SDK tem… isto para dizer que são produtos separados? lol bela tentativa…

muito interessante AUser, vou instalar então e conferir isto, valew :wink:

Aqui estão minhas dúvidas:

:arrow: Quem desenvolve em Flex tem como utilizar algum software para controle de versão “profiça”, que realmente funcione?!

:arrow: O que é melhor (tecnicamente falando): usar os produtos da Adobe para acessar/integrar o Flex com o Java ou usar os “produtos” Open Source?

:arrow: Você conhece (ou pelo menos já ouviu falar…) de algum “time” de desenvolvedores Flex, trabalhando de maneira perfeitamente integrada, para produzirem um “sistemão”? Ou o Flex é coisa de “programadorzinho de interfaces” apenas?!

:arrow: É possível carregar/visualizar todo e qualquer tipo de dados vindos de um sistema Java? Ou existe alguma restrição quanto aos tipos de dados que o Flex pode mostrar, já que ele faz parte da “camada de apresentação”?

:arrow: Aplicações Flex que fazem uso de video, áudio, VOIP etc necessitam ter “uma linguagem server-side”, como Java, “por trás”? Ou tudo se resolve com Flex?

:arrow: A quantas anda a “portação” do Flex Builder para o Linux? E como será que a Adobe vai cobrar por isso?!

Bem, por hora é “só isso”! :smiley: