Adobe flex - tire suas dúvidas

Nada ainda? Será que é pelo fato de ser fim de semana e, diferentemente de mim, você tem coisa melhor para fazer?! :smiley:

?

Olá Pcassiano,

Desculpe a demora, FDS uam das coisas que agente não quer mesmo ver é PC por perto, rsrs.

  1. Claro que há ferramenta robusta de controle de versão. O Flex Builder roda em cima do Eclipse, então podemos usar qualquer plugin de eclipse que ele vai rodar. Eu uso o Subclipse aqui pra SVN direto.

  2. Sempre é bom usar os OpenSource da vida, a não ser que você seja um Correios da vida que ai vale comprar a licença do LiveCycle (US$15000 per processor) como servidor HTTP. Eu uso o BlazeDS, meu framework MVC uso o Cairngorm, e para encriptar dados uso o as3corelib. A única coisa que é paga e muito boa do Flex é a parte de Reports, mas vc pode usar de forma gratuita também.

  3. rsrsrs. Flex não é MESMO coisa de programadorzinho de View, rs. Já vi e conheço alguns times de gente que realmente desenvolve em flex pra empresas específicas. Aqui na empresa hoje somos apenas três pessoas, mas devemos contratar mais uns 4 até março do ano que vem. O problema é que como é muito novo a maior parte da galera não conhece, ai tem que treinar, etc. Se sistemão pra você é coisa de 750 forms ou mais, eu já vi sim e conheço gente que faz isso.

  4. Flex se integra tão bem com Java como se integra com CF, é impressionante cara. Resumindo: Se integra COMPLETAMENTE! Flex faz parte da camada de apresentação sim, mas as três coisas que pra mim fazem o Flex ser a melhor ferramenta pra View:

  • AMF!!! Isso é uma maravilha. Imagine você enviar e receber dados de forma binária com os teus POJO mapeados, sim, isso é possivel e torna a coisa MUITO rapida.
  • Gráficos. É perfeito pra gerar reports. A maioria de reports que se gera se manda o PDF pro usuário que pode assim então imprimir. Em Flex não. Em Flex você pode criar uma camada no server de Flex, gerar os vetores dos gráficos lá e enviar por AMF. Resultado prático que já vi: Você recebe dados bem uns 90% mais rapido comparando com WS ou HTTPService.
  • Tamanho: Vá fazer uma aplicação com muita coisa em HTML e veja o tamanho final. Flex é MUITO menor, pois é SWF e tem vários filtros para ler e tratar PNG e GIF.
  1. Você vai precisar de uma ferramenta por trás. Afinal o Flex não faz comunicação com BD direto (só se estiver no ServerSide).

  2. De acordo com a Adobe a release do Flex 3 para Linux está marcada pro inicio do ano (acho que vai atrasar até março). O Flex pra Linux, pessoalmente não acho que vá ser pago.

[]'s!

Primeiro, não dê ‘up’ nos tópicos, espere que alguém responda por favor.

Subversion?

Uso o BlazeDS ou HttpService.

http://flex.org/showcase/

Você consegue mapear os objetos Java para objetos ActionScript tipados.
Ou em última instância faça um mapeamento para um Objeto ActionScript Dinâmico.

Você consegue fazer Stream de vídeo e áudio pelo próprio Flex via FMS(Flash Media Server)
E Voip há alguns projetos e componentes para o Flex:
http://blogs.adobe.com/pacifica/
http://www.beedigital.net/blog/2007/08/flex-voip-ribbit-phone-component/

Já está disponível há alguns bons meses a versão alpha para Linux, é gratuito e possui algumas limitações.
Por exemplo não há a view de Design para fazer drag-n-drop, somente edição de código:
http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder_linux/

Saiu no DZone um Quick Reference Card sobre Flex:
http://refcardz.dzone.com/

Não perguntei, mas, dá para usar o Git?

Pois é: sei que por ser um “produto” novo, pouca gente conhece. Mas, gostaria de saber se em algum lugar do planeta existe algum time de, sei lá, umas 10 pessoas ou mais, desenvolvendo “hardcore” com Flex…

Eu particularmente acho que não vai “pegar” !

Já conheço esse site, porém ele é uma “vitrine”. Não diz quatas pessoas desenvolveram, como foi etc.

O que desejo, escrevi acima: é saber se “grandes times” já estão desenvolvendo, e como está sendo.

Até dupliquei a resposta acima, se puder apagar a última delas…

Não perguntei, mas, dá para usar o Git?

Pois é: sei que por ser um “produto” novo, pouca gente conhece. Mas, gostaria de saber se em algum lugar do planeta existe algum time de, sei lá, umas 10 pessoas ou mais, desenvolvendo “hardcore” com Flex…

Eu particularmente acho que não vai “pegar” ![/quote]

Olá, é possível sim usar o GIT no Adobe Flex.

De time com mais de dez desenvolvedores conheço dois em SP. Com uns 5 a 10 conheço uns 5.

Porque achas que o Flex pra Linux não vai pegar?

[]'s

Porque não acredito que a Adobe fará duas versões idênticas de seu “produto”, sendo uma “paga” e outra, “gratuita”.

Ou você acha que os usuários Linux vão querer “comprar” a licença do Flex? :shock:

[quote=pcassiano]Porque não acredito que a Adobe fará duas versões idênticas de seu “produto”, sendo uma “paga” e outra, “gratuita”.
Ou você acha que os usuários Linux vão querer “comprar” a licença do Flex? :shock: [/quote]

Não é fazer duas versões idênticas, é portar sua ferramenta para outras plataformas além de Windows(hoje roda no Mac também.).
E em relação a licença, por que não pagariam?

Hoje o Flex Builder é free para estudantes, e se uma empresa/pessoa não está disposta a pagar pela licença dele, não vai pagar independente de qual seja o sistema operacional.

Eu gostaria de concordar contigo, mas não posso. Ou,

Liste para mim 10 softwares que seguem esse modelo (“pago” para Win/Mac, “gratuitos” para Linux). Duvido que você chegue ao décimo. Não existem!

IMHO, ainda existe uma mentalidade no mundo Linux de que “todo e qualquer software tem de ser livre”. Ainda que alguns defendam que “livre” e “gratuito” são coisas diferentes, mais uma vez, IMHO, na prática “livre” e “gratuito” são a mesma coisa…

Olá AUser tenho algumas dúvidas e interesses a respeito do flex e vou enumerá-las a fim de facilitar sua resposta

[quote]2. Como você resolveria problema de lazy load utilizando o flex para os seguintes casos abaixo (fectch/eager ou vo ?):
a. relatorio paginado com datagrid
b. transação com alto processamento e validação de regras de negócio[/quote]

bem estes são alguns questionamentos que haviam vagos em minha mente sobre o uso do Flex. :wink:

Olá faelcavalcanti,

Bem, vamos lá.

Você não precisa encapsular todo o conteúdo em um objeto SWF, você pode dividir o que você quiser. A questão é que como eu disse, o Flex é para camada de View, apenas.

O ponto forte do Flex na minha opinião é facilidade de manutenção, tamanho minimo da aplicação, e a velocidade. O ponto mais fraco na minha opinião são os bugs do Flashplayer (nao sao mtos mas atrapalham), e a falta de documentação em cima de algumas features que são imprenscidíveis. E é meio dificil aprender Flex corretamente porque o que tem de programador Flex ruim é mais do que em PHP. Até hoje até os programadores da Adobe que eu já vi fazem besteiras. Nunca vi um código que um programador Flex não misturasse MXML com AS3, e isso na minha opinião é muito errado - e algumas outras coisas.

[quote]2. Como você resolveria problema de lazy load utilizando o flex para os seguintes casos abaixo (fectch/eager ou vo ?):
a. relatorio paginado com datagrid
b. transação com alto processamento e validação de regras de negócio[/quote]

A paginação deve ser feita no lado do servidor, e não no lado do cliente. Se não porque adiantaria? O server me enviaria um objeto do tipo página e eu leria e colocaria no datagrid, e conforme a pagina que eu clicasse ele me retornaria um objeto pagina.

Você tem suporte a criar validadores muito robustos usando alguns frameworks como PureMVC ou Cairngorm. Você deve pensar muito no lado do servidor nessas situações.

Acho que Flex se aplica a aplicações RIA em geral. Qualquer aplicação WEB em geral ele se aplica bem. Mas eu por exemplo não usaria alguns recursos dele como efeitos, etc, caso eu tivesse um parque de máquinas completamente distintas. Eu particularmente acho que o Flex se aplica a camada de View de qualquer aplicação.

Benchmarks para renderização não disponho, só para acesso a dados e processamento de dados. Mas interessante, vou procurar algo a respeito.

O que me irritou muito no Flex é a questão de ser assíncrono, mas usando alguns padrões e um framework chamado Cairngorm deu pra dar conta do recado tranquilamente. Mas no geral estou achando Flex uma ferramenta muito boa. O que deve ser melhorado no FlexBuilder é a quantidade de bugs. Tem uns bugzinhos chatos que são tristes.

Bem, como estou meio sem tempo e não acho que minhas respostas foram suficientemente boas tô te mandando uma MP com meu email e aí vamos conversar melhor :).

[]'s!
bem estes são alguns questionamentos que haviam vagos em minha mente sobre o uso do Flex. :wink: [/quote]

Boa tarde, estou inciando agora um projeto em flex, java e blazeDs você pode me indicar algum material??? :slight_smile:

Olá

tenho um backend e uso o flex pra conectar a ela

gostaria de saber se tem alguma diferença de desempenho,
eu instanciando um objeto HTTPService
ou eu criando uma tag mx:HttpService e mandar o send dela

o que é melhor…

AMF, HTTPService, SOAP, WSDL… etc…

obrigado

HTTPService é um lixo p/ desempenho. Assim como WebServices.

Procure usar AMF, se tiver como.

[]'s

no meu caso estou usando rails como backend
e o tratamento de erros do flex
fault e result é horrível
pelo menos com o flex estou tendo dificuldades…

[quote=AUser]HTTPService é um lixo p/ desempenho. Assim como WebServices.

Procure usar AMF, se tiver como.

[]'s[/quote]

Em alguns casos eu tenho preferido utilizar HTTPService pela simplicidade. Em relação ao desempenho, também nunca tive problemas de desempenho, está tudo dentro de performances aceitáveis.

[quote=Rafael Nunes][quote=AUser]HTTPService é um lixo p/ desempenho. Assim como WebServices.

Procure usar AMF, se tiver como.

[]'s[/quote]

Em alguns casos eu tenho preferido utilizar HTTPService pela simplicidade. Em relação ao desempenho, também nunca tive problemas de desempenho, está tudo dentro de performances aceitáveis.[/quote]

interessante, você poderia me dar alguns exemplos de performances aceitáveis??
e uma outra coisa, veja se meu conceito está certo
quando eu executo o httpservice posso ter o result ou fault, são mensagens referentes a conexão do httpservice ou é a mensagem vinda backend??

eu acho que é a primeira opção referente a conexão, preciso de uma confirmação
no meu ver, se eu tento excluir um dado do banco e não consegue, ele retorna uma mensagem, porém a minha requisão foi concluida, não da forma que eu queria, mas foi, estou pensando certo ou não??

e outra coisa, muda alguma coisa da tag mx:httpservice e do objeto httpservice criado pelo AS?

Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?

Não digo a todos projetos, mas em 99% dos projetos acredito que compatibilidade é um dos requisitos.

Pode ser que em um projeto interativo, onde devem ser utilizadas animações e ganhar o usuário pela qualidade gráfica, o flex seja uma boa opção, porém não vejo muito mercado para este tipo de aplicação. As vezes soa como uma evolução da camada view das aplicações, mas não acredito que este mercado tenha êxito com a plataforma Java, afinal a maioria das aplicações Java são criadas na busca de padrões, gratuidade e robustez.

Sou muito mais os padrões da web :!: