Adobe Flex

4 respostas
danieldestro

Alguém já viu isto?
http://www.adobe.com/products/flex/

4 Respostas

Paulo_Silveira

o pessoal da dclick.com.br sao os pioneiros de flex (em especial o beta2) aqui no brasil…

o rafael martinelli me fez uma demonstracao… alem do flex ter/ser um plugin pro eclipse e voce poder ver como o layout esta ficando, ele tem varias opcoes para realizar a chamada remota flash->java, podendo ser webservices, um XML no formato que voce quiser ou ainda um codigo binario no formato deles que deixa as requests super rapidas… voce tem a impressao de um AJAX sendo que a comunicacao nao eh um XML verborragico

sem contar as centenas de componentes que o flex tem.

Rafael_Nunes

Eu uso ele em um projeto aqui, os gerentes se encantaram com as frescuras bonitinhas que ele cria e compraram umas licenças.

É basicamente igual o Laszlo, a diferença é que já tem uma porrada de componentes legais prontos, e o FlexBuilder, que é um ‘Dreamweaver’ para criação das telas em flex. Outra coisa legal que eu não vi no Laszlo é a equivalência que ele faz, quando você cria um objeto em Action Script, e outro igual em Java, ele faz o parse automático. Os requests são bem rápidos mesmo, mas pra rodar no client precisa de uma máquina consideravelmente boa.

M

Aqui na empresa nós também usamos, desde a versão alpha(jan/2005). É uma tecnologia muito boa, e tem tido mudanças significativas a cada nova release, mas apesar disso ainda existem algumas coisas a serem melhoradas.

Sem dúvidas a interface gráfica da sua aplicação ganha uma outra vida usando Flex, mas como comentado anteriormente o swf gerado fica relativamente grande, e o pc cliente precisará ser um tanto parrudo.

Sobre o builder, que é baseado no Eclipse, realmente é muito bom, muitas das features econtradas no editor java do eclipse também é encontrada no editor de Action Script, mas aí também existe algumas coisas que poderiam ser melhoradas.

A respeito da linguagem, ActionScript 3, deu uma grande melhorada em relação as versões anteriores, como uma forte OO, API muito boa, basicamente foi uma mescla de Java com C#, existem muitas características dessas duas linguagens no Action Script 3.

Basicamente é tecnologia muito boa, mas somente para quem está afim de gastar uma grana com licensas, na versão 1.5 a licensa do servidor do Flex estava em US$ 12k, mas pelo que andei lendo a macromedia pretende baixar esse valor na versão 2, para “popularizar” a tecnologia.

Resumindo, esta é a visão que eu tenho do Flex, e espero que mais empresas comecem a utilizar o Flex, porque hoje o numero de empresas que utilizam ele no Brasil é extremamente pequena, tanto que quando falo sobre Flex com outros desenvolvedores muitos deles me olham com uma interrogação estampada na cara. hehe…

Bom é isso que eu acho…
:wink:

R

Obrigado pelas palavras Paulo.

Realmente usamos Flex há muito tempo, desde a versão 1.0. Posso dizer a vocês que a evolução que o produto vem sofrendo é muito grande e tenho certeza que a versão 2, lançada essa semana, vai mexer muito com esse mercado.

A primeira grande novidade é que o SDK do Flex é gratuito. Ou seja, você não precisa pagar nada para a Adobe para gerar seus swfs. O que a Abode irá comercializar será o Flex Builder, que como muitos já disseram, é um plugin muito bom para eclipse, com debugging integrado, code complete e introspecção muito parecidos com Java etc. Também comercializará um servidor (Flex Data Services) para aplicações que precisam de sincronismo de dados, push, mensageria etc, além de uma integração nativa com Hibernate. Esse servidor é opcional e usado para aplicações específicas, pois com o Paulo já disse podemos consumir WebServices e fazer requisições HTTP puras ao servidor.

Além de tudo isso, a linguagem está fortemente OO, visto que a Adobe teve que lançar o Flash Player 9 para suportar as mudanças e com isso teve ganhos de mais de 2000% de performance nas aplicações.

Como já mencionaram, o Flex vem com diversos componentes prontos e o melhor de tudo é que podemos estendê-los e criar nossas próprias versões ou criar nossos próprios componentes do zero. Na DClick, já temos uma vasta biblioteca de componentes e temos um projeto de torná-los públicos.

Outro ponto importante é que conseguimos aplicar vários patterns J2EE no desenvolvimento de aplicações Flex. A própria abode suporta um Framework gratuíto chamado Cairngorm (labs.adobe.com) que além de suportar o MVC aplica diversos patterns como FrontController, Command, ServiceLocator, ViewHelper, ViewLocator etc.

Recomendo aos que não conhecem que baixem a versão trial do FlexBuilder do site da Adobe. No blog da DClick (www.dclick.com.br/blog) existem alguns posts sobre Flex bem interessantes para quem está começando. Apesar de terem sido feitos com as versões Beta do produto com pequenos ajustes eles funcionam na versão final.

Espero que tenha ajudado.

Criado 29 de junho de 2006
Ultima resposta 30 de jun. de 2006
Respostas 4
Participantes 5