Logo depois da Microsoft anunciar o Silverlight, a provável concorrência do Flex 2, a Adobe dá a sua cartada final e libera o SDK do Flex 2 como open source sob a licença Mozilla. Com esse movimento eles saem na frente e caem nas graças do mundo open source, tornando o produto deles agora o mais completo kit de desenvolvimento de “clientes ricos” para a internet rodando em cima da plataforma Flash.
É uma boa notícia para a comunidade de desenvolvimento, mas provavelmente é uma péssima notícia para o pessoal do projeto Laszlo, que tinha como sua única vantagem ao Flex ser gratuito e open source, agora, com a liberação do Flex provavelmente não vão existir mais vantagens em se utilizar Laszlo, a não ser que eles consigam melhorar o runtime para DHTML e JavaScript.
Logo depois da Microsoft anunciar o Silverlight, a provável concorrência do Flex 2, a Adobe dá a sua cartada final e libera o SDK do Flex 2 como open source sob a licença Mozilla. Com esse movimento eles saem na frente e caem nas graças do mundo open source, tornando o produto deles agora o mais completo kit de desenvolvimento de “clientes ricos” para a internet rodando em cima da plataforma Flash.
…[/quote]
Parabéns aos caras da Adobe! Isso deve ter sido um soco na cara da M$, pois antes que esta pudesse ganhar mercado com seu produto em cima do Flex 2, a Adobe já falou: “O meu é open-source!”. Agora a Adobe ganha mercado primeiro e dinheiro depois.
O SDK já era grátis e a Adobe fazia um trabalho muito bom com Flex. Não havia nenhuma necessidade de ser OpenSource. Só espero que seja realmente marketing e o modelo adotado pela Adobe não seja um modelo tipo JCP ou qualquer coisa muito democrática, senão vai ser aquela burocracia e preocupação com “compatibilidade do legado” que destrói qualquer inovação em uma plataforma/tecnologia.
Rapaz, eu acho que eles não vão parar não, até porque tem o Silverlight/WPF da MS vindo na cola, então eles tem que continuar se movimentando pra chegar a algum lugar e eles já estão fazendo isso com o Apollo. Agora é esperar que eles liberem pelo menos o Flex Charting também
Lembrete: Sem a JCP o java seria mais uma linguagem falida e rejeitada por todos grandes players… justamente essa “desvantagem” da democracia… garante que java continue crescendo e ao mesmo tempo tendo apoio de grandes empresas que nao achao graca nenhuma em ter uma api modificada do dia pra noite a favor de uma “minoria”…
[quote=chun]Lembrete: Sem a JCP o java seria mais uma linguagem falida e rejeitada por todos grandes players… justamente essa “desvantagem” da democracia… garante que java continue crescendo e ao mesmo tempo tendo apoio de grandes empresas que nao achao graca nenhuma em ter uma api modificada do dia pra noite a favor de uma “minoria”…
Eu vi muita gente falando no SunTech days que o principal problema do Flex era ele ser fechado.
Bati um papo com o Sang Shin e ele até argumentou com tal motivo.
Por mais que eu goste de faces, flex para o usuário fina é outro nível.
Se você parar pra pensar friamente, o que importa pro usuário é o que ele vê. Ele não quer saber o que tem por trás, se é JSF, ASPX ou qualquer outra coisa.
Nesse sentido, o flex emprega grande valor.
Agora com a microsoft correndo atrás e embutindo o sistema dela nos sistemas operacionais, já vimos esse filme antes …
Realmente nao tem comparacao. Realmente o unico ponto contra que vejo é o que o Kung ja citou: nao indexa o conteudo, falta de bookmarks, etc… mas aposto que jaja eles invetam algo.