Adoro o conhecimento, mas odeio o ensino tradicional. Apenas eu?

Então pessoal, gosto muito do conhecimento, de pesquisar por conta, aprender etc. Mas não gosto da faculdade tradicional, acho desinteressante, enfadonho, sem atrativos. Um padrão de ensino muito rigoroso que da pouco enfase para o processo de desenvolvimento criativo do aluno. Tudo vem em um molde pré-definido, tudo pré-padronizado sem espaço para a inovação. Já ouvi de uma universidade criada por um engenheiro nos EUA que inovou ministrando todas as disciplinas em cima de projetos em parcerias com empresas e achei muito interessante. Já ouvi de iniciativas como estas no Brasil também.

Resolvi trazer essa conversa para o fórum, pois sei que até professores frequentam o espaço. Então o que vocês pensam sobre ? Vocês também são críticos do modelo tradicional ? O que pensam do mesmo ? Tem em mente um molde que em tese atrairia mais os alunos ao invés de criar mais e mais desinteresse?

Cara, eu odeio professor que coloca o ppt lah e começar a ler. isso me dá nos nervos. Mauhauhuauha

Quando eu dou aula procuro fazer tudo diferente possível, procuro arrumar muitos exemplos diferentes, ilustrações e assim vai.

A PUC aqui no RJ tem a encubadora de empresas. Eu sei de umas 3 ou 4 empresas aqui no RJ que saíram de lá e estão bem grandinhas. ^^

a unochapecó onde estudo, tem encubadoras técnologicas, e criaram a residência de softwares, que colocam a galera lá por uns meses aprendendo na prática metodologias ágeis, programação e depois dali existe um baita portal aberto pro comercio local, mas sofremos bastante também com slides e muita leitura por parte dos professores, e creio que isso vai muito longe para ser mudado… infelizmente é assim mesmo ;(

Cara,

Faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Veris IBTA) e vejo os professores (alguns deles até doutores) dizerem algumas catastofres como:

Matéria: Interfaces Humano Computador “O negócio é ficar na programação por uns 2 anos e depois cair na análise”…eu quase infartei

Matéria: Infraestrutura Web => “As telinhas os mulekes fazem” (referindo a páginas, telas, etc.)…

Matéria: Banco de Dados => Essa semana que já esta no final do curso o professor disse o que era uma constraint…

Matéria: Desenvolvimento Web => prefiro nem comentar…

Sem contar que temos matéria de tudo menos desenvolvimento, é uma pena…

Cara eu realmente achei que aprenderia algo na facul, pelo menos fosse um guia, mas me decepcionei…

Hoje trabalho com Java a mais de um ano, durmo 5 horas de segunda a sexta e faço duas faculdades:

• Meu trabalho e a aquilo que chaman de faculdade…

E o pior, é que eu nao tenho o que fazer por causa dessa jossa de Grade curricular, q para min uma máfia para segurar o aluno na facul

Falei…

Abrcs

depende do professor…

as aulas mais dinâmicas que tive foram:

Banco de dados, o professor acho excelente

Matematica, Calculo, o professor tambem é excelente, tanto que se tornou diretor da facul.

Redes, mesmo eu não gostanto de redes, o professor tem uma didática excelente, mostrando muitos exemplos da vida real

Lógica de Circuitos: o professor era excelente, dominava completamente a matéria, tinha pós doutorado, mais acabou falecendo em um acidente de carro, foi uma grande perda.

Filosofia: professor Excelente mas saiu da faculdade para dar aula em uma Federal, ja imaginava que isso ia acontecer…

vocês tiveram alguma dessas matérias acima que acharam bem Estaticas ?

Eu acho que não é o modelo de ensino que é o problema, é a “implementação”, rs.

No modelo perfeito existe um professor bom, com conhecimento sólido daquilo que será ensinado, apto a tirar as dúvidas pontuais dos alunos e com uma excelente didática, e no outro lado existe um aluno interessado, com vontade de aprender e que perguntam suas dúvidas.

Não vejo nada de errado nesse modelo, visando que o objetivo é o aprendizado.

Agora existem professores ruins? Existem.
Existem alunos desinteressados? Creio eu que muito mais.

Eu não fiz uma faculdade boa, sabia disso quando me inscrevi, e sabia o resultado que teria, não esperava grandes coisas.

Resultado? Tive que correr atrás de muita coisa por minha conta, no que se trata da minha carreira de desenvolvedor Java, tive que correr atrás de tudo.

Agora eu ainda acredito que se alguém quiser um curso bom em uma faculdade séria, se procurar vai encontrar.

[quote=Orocildo] Mas não gosto da faculdade tradicional, acho desinteressante, enfadonho, sem atrativos. Um padrão de ensino muito rigoroso que da pouco enfase para o processo de desenvolvimento criativo do aluno. Tudo vem em um molde pré-definido, tudo pré-padronizado sem espaço para a inovação.
[/quote]

Cite exemplos, o que é enfadonho, sem atrativos e em moldes pré definidos sem espaço para inovação?

Só para esclarecer, eu não disse que os professores não são bons,

O problema é que o que agrega na vida de um Analista e Desenvolvedor de Sistems saber de matérias como,

Filosofia, Circuitos Lógicos, e outras papagaiadas…

Ex eu tenho aula de Interface Humano Computador e tenho que estudar coisas tipo,

O que é memória dedutiva, o que é sensação, princípios de Gestault (nem sei se é assim que se escreve)…

Enfim, todo programador/desenvolvedor sabe o quanto temos que estudar e se ferrar para entender e poder até passar conhecimento no mundo de programação,

E não dá pra perder tempo com matérias obsoletas, pelo menos pra min na posição que me encontro hoje,

Mas vai da pegada de cada um e da facul de cada um…

Facu boa = FIAP, INFNET…

Abrcs

[quote=rafael_jesus]Ex eu tenho aula de Interface Humano Computador e tenho que estudar coisas tipo,

O que é memória dedutiva, o que é sensação, princípios de Gestault (nem sei se é assim que se escreve)…[/quote]

Se eu tivesse isso na faculdade estaria é muito feliz hehehehe.
Claro que varia de pessoa pra pessoa. Só uma opinião pessoal :slight_smile:

Concerteza, cada um tem uma pegada diferente e eu só quero ser no mínimo um excelente desenvolvedor e quem sabe um dia contribuir para projetos open source, como,

VRaptor, alguns módulos do Jboss Seam que vem com alguns bugs, etc…

[quote=rafael_jesus]Só para esclarecer, eu não disse que os professores não são bons,

O problema é que o que agrega na vida de um Analista e Desenvolvedor de Sistems saber de matérias como,

Ex eu tenho aula de Interface Humano Computador e tenho que estudar coisas tipo,

O que é memória dedutiva, o que é sensação, princípios de Gestault (nem sei se é assim que se escreve)…

Enfim, todo programador/desenvolvedor sabe o quanto temos que estudar e se ferrar para entender e poder até passar conhecimento no mundo de programação,

E não dá pra perder tempo com matérias obsoletas, pelo menos pra min na posição que me encontro hoje,

Facu boa = FIAP, INFNET…

Abrcs[/quote]

Assim, até acho justo reclamar de falta de qualificação de professores, infra-estrutura, etc. Mas cara, na boa, a sua visão está sendo muito limitada. Você não pode julgar toda uma grade curricular com base apenas na sua experiência pessoal. Além do mais, de que adianta uma faculdade ficar ensinando framework da moda, se em 1 ou 2 anos ele já caiu em desuso ?

Eu mesmo, não aprendi 1 linha de Java na faculdade. Praticamente todas as minhas matérias eram em C, quando precisava. O fato de ter uma base forte em conceitos, e não em ferramentas foi o que me permitiu conseguir o emprego em que eu estou até hoje.

[quote=rafael_jesus]Concerteza, cada um tem uma pegada diferente e eu só quero ser no mínimo um excelente desenvolvedor e quem sabe um dia contribuir para projetos open source, como,

VRaptor, alguns módulos do Jboss Seam que vem com alguns bugs, etc…[/quote]

Ué, baixa os fontes e começa …

Pensando em tecnologia (ou qualquer outra área que envolve inovação), vejo que existem 3 pilares.
Teórico, Prático, Inovador (Artístico ou Cientifico)

Vejo que o ensino tradicional é somente um destes pilares neste tipo de área, diferente de outras profissões onde o lado teórico é muito mais importante que os outros.

Vejo que esta parte teórica e tradicional deve existir, para “abrir a cabeça”, ter noção do que existe… pois na prática tudo que é muito teórico acaba sendo um pouco cansativo e chato, mas passar por ela é importante e até mesmo um diferencial (a maior parte dos profissionais que conheço e já entrevistei, que não fizeram faculdades, obvio que há excessões, mas a MAIOR PARTE são cabeça dura)!

O lado prático é muito mais importante (da mesma forma que tem profissional bom que nunca estudou, tem gente que coleciona títulos e male male consegue fazer um CRUD bem feito), entretanto sem o teórico, o desenvolvimento deste pode ser mais lento!! É interessante na faculdade também trabalhar este lado prático (na época que fiz o lado prático era muito pouco, praticamente os laboratórios), e acho legal estas iniciativas de projetos e tal, mas não substituem por completo o lado teórico e tradicional (na minha humilde opnião).

Já em relação ao lado inovador (artístico ou científico), acredito que isso é meio que um “dom”… tem pessoas que tendem mais para esse lado (veja crianças de 3 anos de idade que fazem desenhos que eu jamais conseguiria fazer), ou mesmo pessoas com diversas idéias de inovação! Acho que isto tem de ser trabalhado sim, pois muito do processo de desenvolvimento de sistemas tem um pouco a ver com este lado, mas também vejo que a melhor forma de se aperfeiçoar este lado, é trabalhando bem os outros dois (o lado teórico e prático)!

Há algum tempo, eu li um artigo na folha de um professor da ECA/USP, o Luli Radfahrer, justamente sobre o modelo educacional atual. Diz ele no artigo que, estando no século 21, estamos praticando um modelo educacional do século 19.
Eu concordo com ele, pois tive a mesma impressão quando frequentei a faculdade. Os métodos de ensino são ultrapassados, não levando em conta a óbvia evolução intelectual do ser humano nos últimos dois séculos.

Hoje, os alunos tem mais acesso a informação, podem buscar conhecimento em diversos lugares. A escola e a universidade deveriam ser hoje um centro de integração e de troca de idéias e experiências, e não somente uma sala cheia de gente com um ser que se acha iluminado lá na frente, despejando informação de qualquer jeito para 40, 50 pessoas.

Por exemplo, eu simplesmente odeio a idéia de “prova”. Você pode conhecer tudo da matéria, mas no dia da bendita prova, vc teve uma dor de barriga e pronto, o seu semestre pode ter ido pro ralo. É justo? Absolutamente não.

Eu defendo que a avaliação seja feita continuamente, como, por exemplo, trabalhos que possam ser entregues semanalmente, e que se complementem. E que, também, as avaliações sejam interdisciplinares.

Um exemplo para a Ciência da Computação, que foi o que cursei, é que, os professores deveriam se reunir no começo do ano, definir o que será ensinado e, em conjunto, fechar um trabalho que contará com a participação de todos os professores, e utilizará conceitos de todas as matérias. Não dá pra você fazer um jogo de computador sem saber algoritmos, sem saber programar, sem saber cálculo, sem saber a teoria própria da computação gráfica, sem saber física. Por que esses professores não se reunem e elaboram um trabalho do tipo? Tenho certeza que a adesão e o interesse seria bem maior, pq o conhecimento não é isolado, cada tipo de conhecimento interage com outro, formando mais conhecimento.

Enfim, a minha opinião é a de que é extremamente necessário se repensar o método de ensino praticado pelas instituições de hoje.

Nas minhas matérias de estruturas de dados, tudo era feito em Pascal, hehe… mas pra mim não fez diferença, a estrutura é a mesma independente da linguagem, a base em conceitos me ajudou muito também.

Só foi engraçado ver a surpresa na cara do gerente quando fiz a entrevista do meu primeiro emprego, com a prova feita em Pascal hehe.

[quote=douglaskd]depende do professor…

as aulas mais dinâmicas que tive foram:

Banco de dados, o professor acho excelente

Matematica, Calculo, o professor tambem é excelente, tanto que se tornou diretor da facul.

Redes, mesmo eu não gostanto de redes, o professor tem uma didática excelente, mostrando muitos exemplos da vida real

Lógica de Circuitos: o professor era excelente, dominava completamente a matéria, tinha pós doutorado, mais acabou falecendo em um acidente de carro, foi uma grande perda.

Filosofia: professor Excelente mas saiu da faculdade para dar aula em uma Federal, ja imaginava que isso ia acontecer…

vocês tiveram alguma dessas matérias acima que acharam bem Estaticas ? [/quote]

Na época que fiz a faculdade, a aula de banco de dados foi muito chata (o professor era péssimo)!
Matemática e cálculo tive um professor fantástico… ele era físico nuclear, atuava de dia em uma empresa fu… (não lembro agora qual era, isso foi em 2002) e dava aulas a noite… foi muito bom!!!
Redes, foi excelente… o problema é que a turma não acompanhou e não conseguimos seguir todo o planejamento do ano (como a turma era pequena, as aulas passaram a andar no ritmo da turma), ou seja, poderia ter sido melhor.
Circuito: Foi muito bom, embora não me agregou quase nada, pois eu fiz técnico de eletrônica e praticamente já conhecia todo o conteúdo. Na época o legal foi aprender a usar o EWB (Eletronic Work Bench), pois no curso técnico faziamos os circuitos de verdade ou em proto-boards… Depois da faculdade nunca usei mais nada disso!
Filosofia (e outras matéricas tipo psicologia, história, geografia): Essas não me agregaram em nada… acho que este tipo de coisa deveria acabar no colegial, não precisava ir até a faculdade! Inclusive já esqueci tudo (também confesso que assisti poucas aulas, nestes casos, a preferência era o bar)!

[quote=rmendes08][quote=rafael_jesus]Concerteza, cada um tem uma pegada diferente e eu só quero ser no mínimo um excelente desenvolvedor e quem sabe um dia contribuir para projetos open source, como,

VRaptor, alguns módulos do Jboss Seam que vem com alguns bugs, etc…[/quote]

Ué, baixa os fontes e começa …[/quote]

Não posso pois tenho que estudar matérias como as citadas acima e até pq a depe é muito cara se eu tiver dependencias…

E quem dera que fosse simples assim desenvolver um framework…

[quote=ruivo]
Um exemplo para a Ciência da Computação, que foi o que cursei, é que, os professores deveriam se reunir no começo do ano, definir o que será ensinado e, em conjunto, fechar um trabalho que contará com a participação de todos os professores, e utilizará conceitos de todas as matérias. Não dá pra você fazer um jogo de computador sem saber algoritmos, sem saber programar, sem saber cálculo, sem saber a teoria própria da computação gráfica, sem saber física. Por que esses professores não se reunem e elaboram um trabalho do tipo? Tenho certeza que a adesão e o interesse seria bem maior, pq o conhecimento não é isolado, cada tipo de conhecimento interage com outro, formando mais conhecimento.

Enfim, a minha opinião é a de que é extremamente necessário se repensar o método de ensino praticado pelas instituições de hoje.[/quote]

Concordo plenamente.

Isso também evidencia um problema grande, que inclusive um professor que tive destacava. Os cursos de mestrado e doutorado não tem 1 disciplina sequer voltada para a formação pedagógica. Ou seja, os professores tem uma ótima formação científica, mas não possuem formação pedagógica. Sendo assim, a maioria não tem realmente condições de oferecer muito mais do que leitura de .ppt. Meu orientador mesmo, tinha +30 publicações em periódicos internacionais e passava matéria na lousa.

Nossa amigo… tava pensando nisso ontem antes de dormir.
Mas não falo quanto ao conteúdo dado, mas da obrigatoriadede da presença.
O conteúdo, podemos aprender por livros, cursos, videos professores particulares, ajuda de amigos…
A presença é interessante pra conhecer pessoas com os mesmos interesses. E só.
Eu levo mais de 1 hora no transito só para ir à faculdade.
Bom que existem cursos à distância. Mas no meu caso, matemática, não existe curso a distância na Federal.,

Se existir alguma faculdade de matemática a distância, por favor me digam onde.
To disposto air apenas para fazer as provas das disciplinas.

Quando perguntei por que ao meu coordenador de curso, ele disse que o MEC impões isso.
Com tanto escandalo de corrupção estourando no Brasil, pergunto:
Quantos são os envolvidos que recebem propinas de donos de empresas de transporte, escolas e faculdades que pagariam por uma lei estúpida destas?
Pramim essa “conspiração” é muito real.
A educação no Brasil é uma farsa.

[quote=rmendes08][quote=rafael_jesus]Só para esclarecer, eu não disse que os professores não são bons,

Facu boa = FIAP, INFNET…

Abrcs[/quote]

Eu mesmo, não aprendi 1 linha de Java na faculdade.[/quote]

E vc acha isso bom?

Não viu uma linha de código em Java vc acha isso bom???

E a minha visão é limitada???