Há algum tempo, eu li um artigo na folha de um professor da ECA/USP, o Luli Radfahrer, justamente sobre o modelo educacional atual. Diz ele no artigo que, estando no século 21, estamos praticando um modelo educacional do século 19.
Eu concordo com ele, pois tive a mesma impressão quando frequentei a faculdade. Os métodos de ensino são ultrapassados, não levando em conta a óbvia evolução intelectual do ser humano nos últimos dois séculos.
Hoje, os alunos tem mais acesso a informação, podem buscar conhecimento em diversos lugares. A escola e a universidade deveriam ser hoje um centro de integração e de troca de idéias e experiências, e não somente uma sala cheia de gente com um ser que se acha iluminado lá na frente, despejando informação de qualquer jeito para 40, 50 pessoas.
Por exemplo, eu simplesmente odeio a idéia de “prova”. Você pode conhecer tudo da matéria, mas no dia da bendita prova, vc teve uma dor de barriga e pronto, o seu semestre pode ter ido pro ralo. É justo? Absolutamente não.
Eu defendo que a avaliação seja feita continuamente, como, por exemplo, trabalhos que possam ser entregues semanalmente, e que se complementem. E que, também, as avaliações sejam interdisciplinares.
Um exemplo para a Ciência da Computação, que foi o que cursei, é que, os professores deveriam se reunir no começo do ano, definir o que será ensinado e, em conjunto, fechar um trabalho que contará com a participação de todos os professores, e utilizará conceitos de todas as matérias. Não dá pra você fazer um jogo de computador sem saber algoritmos, sem saber programar, sem saber cálculo, sem saber a teoria própria da computação gráfica, sem saber física. Por que esses professores não se reunem e elaboram um trabalho do tipo? Tenho certeza que a adesão e o interesse seria bem maior, pq o conhecimento não é isolado, cada tipo de conhecimento interage com outro, formando mais conhecimento.
Enfim, a minha opinião é a de que é extremamente necessário se repensar o método de ensino praticado pelas instituições de hoje.