[quote=rafael_jesus][quote=Orocildo]drsmachado, só para deixar claro, considero de grande relevância a formação acadêmica e concordo com a sua linha e discordo da linha do rafael_jesus, embora respeite. Todos nós sabemos que uma formação superior visa muito mais que preparar para usar ferramenta x ou y ou exercer(apenas) função x ou y. Meu questionamento é como poderia ser melhorado o ensino, mas não no sentido de “vamos protestar, abaixo MEC, melhores condições, mi mi mi”. É um pensamento muito mais “high level”, do papel do professor nos dias de hoje, qual o papel da tecnologia na educação, o ensino se adaptou a realidade que vivemos ? Ou está estagnado ? E por aí vai…(Embora o espaço esteja absolutamente aberto para uma discussão mais pontual)
A realidade é que a informação está aberta, livre, eu não preciso mais de um “mestre” que abra um ppt e fique vomitando “conhecimento” na minha cabeça, me olhando de cima para baixo se achando melhor que eu. Ainda tendo aquela visão binária : “Esse aluno é bom, interessado, esse tem futuro”, “Esse outro é medíocre, não sabe nada da minha matéria, é burro mesmo, péssimo aluno”. Hoje em dia acredito em um professor muito mais como um colega que se especializou mais em uma área e quer compartilhar com os alunos suas experiências e conhecimento do que como um “grande mestre sábio”. Já tive um professor com essa postura de orientador e impressionou-me o engajamento dos alunos, noventa por cento deles interessados debatendo com o professor, discordando, errando, discutindo sobre um assunto, trazendo coisas interessantes de fora da sala de aula para debater, indo além por conta atrás de pesquisas, criando iniciativas de projetos próprios etc. Enfim, me impressionei com a experiência que obtive com esse professor. Mas o por que disso ? Porque ele se postava muito mais como um orientador do que como um “grande mestre sábio” dono da razão e da verdade que ditava as coisas de cima para baixo: “O conteúdo é esse, a prova vai ser assim, cai isso, isso não cai. O trabalho vai ser esse, o assunto vai ser esse. Tiro nota x passou, menos que y rodou”.
Outro ponto, na mesma linha, é a questão de prova, essa visão da escola de um professor como carrasco, avaliador no estilo: “Foi bem é o cara, excelente aluno. Foi mal é burro, fraco”. É uma visão, ao meu ver, bastante pequena que minimiza e muito o papel da escola, do ensino etc.
Outro ponto mais voltado para a realidade de TI é a interação entre empresa e acadêmia. Ouvi de universidades que tem cadeiras voltadas para projetos, muitos deles executados dentro das empresas(como já ocorre em MSc e Phd, mas na graduação). Achei fantástico e segundo relatos a experiência é extraordinária, o engajamento dos alunos é de impressionar. Coisa que para o pensamento de muitos professores de universidades federais é um grande absurdo(minha mãe é professora de superior).
Emfim, são outros tantos diversos pontos e essa discussão é muito ampla e profunda. Mas foi bom que descobri que não é só eu que crítico do nosso modelo.
Uma excelente palestra sobre o assunto, quem tiver um momento para assistir, vale muito :
[/quote]
As vagas para desenvolvimento estão cada vez mais exigentes, por isso que eu fico p da vida,
A questão é simples, as faculdades preparam para o mercado de trabalho?
Se não formam, pq colocam no mercado que formam e já sai preparado?..
As noções de orientação a objeto na minha turma é muito fraca, e das outras tbm
Outra coisa eu tenho um ano de área e quero recuperar o tempo em que estive fora dela, pra quem já esta nela e já possui um conhecimento alto ou já passou dessa fase de facul, é fácil falar…agora quem dorme 5 horas por dia, tem que resolver pepinos no trampo e ter que estudar uma coisa que vc não usa ai sim é osso…
Infelizmente a minha faculdade não me agrega valor nenhum no dia a dia de meu trabalho, mas nem de longe
Obrigado por respeitar minha opinião, eu só estou passando a minha experiência…
Abrcs,
[/quote]
Lembro que na época que comecei a faculdade, os empregos da “moda” que hojem são .NET e Java, eram Visual Basic e Delphi… em certa aula de linguagem C um aluno chegou pro professor e falou… pow professor… C é muito chato… e quase ninguem usa! Pq agente não aprende Visual Basic ou Delphi… desse jeito como vou arrumar emprego?
E o professor respondeu:
- Se você quer aprender visual basic ou delphi, tem muitos cursos bons de 1 semana. Posso inclusive te indicar alguns… mas você esta na faculdade para aprender os conceitos necessários para criar seu sistema operacional (e não aprender a usar windows ou linux), criar o seu compilador, criar sua linguagem de programação, etc
O curso que fiz foi ciência da computação… não sei se o curso de sistemas de informação puxa mais para o outro lado, pois lembro de um amigo que tinha aula de delphi e estava no terceiro ano de SI (isso foi em 2001).