Afinal, esta valendo a pena usar SO 64bit?

Hey galera irada do pogobol!

Ontem formatei meu notebook pois ele era da Dell e vem com uma caralhada de aplicativos preinstalado etc e tal.

Na hora de escolhar um SO para instalar, fiquei na duvida se instalava uma versão x86 ou x64. Meu processador é um Intel Core 2 Duo T6400, creio que aceite x64.

Mas e ai? Excluindo o fato de existir incompatbilidade de alguns aplicativos: Vale a pena instalar um SO x64? A performance é melhor? É mais rapido, estavel bla bla bla?

[quote=Mikhas]Hey galera irada do pogobol!

Ontem formatei meu notebook pois ele era da Dell e vem com uma caralhada de aplicativos preinstalado etc e tal.

Na hora de escolhar um SO para instalar, fiquei na duvida se instalava uma versão x86 ou x64. Meu processador é um Intel Core 2 Duo T6400, creio que aceite x64.

Mas e ai? Excluindo o fato de existir incompatbilidade de alguns aplicativos: Vale a pena instalar um SO x64? A performance é melhor? É mais rapido, estavel bla bla bla?[/quote]

Eu acho que o SO em si fica mais rapido sim, esse seria um motivo pra instalar, outro motivo seria a quantidade de memória RAM que no 32bits é algo em torno de 3.5GB o maximo.
Ja os programas, o que todos dizem é que muitos ainda são 32bits.

Eu uso o Windows Vista 64bits, é muito raro encontrar algo inconpativel com ele, ele roda os programas 32bits normalmente, tem ate uma pasta chamada Program Files(x86) e instala todos os programas 32 nela.

Não tenho nenhum problema com o Ubuntu 64 bits.

Estou na mesma situação.
Tenho um note Dell com esse mesmo processador (T6400), 4GB RAM e rodando vista home premium 32 bits.
Estava receoso quanto à compatibilidade dos programas no vista 64, mas agora que o colega disse que não está enfrentando esse problema, vou encomendar o meu.
Lembro de ter lido que a midia do vista 64 bits custa U$ 9.90. É isso mesmo? Demorou pra chegar?
E quanto ao ambiente java? (JDK 64bits, Eclipse, Tomcat). Tudo rodando sem problemas?
[]'s

Tire o Vista e coloque o XP 32.

Esqueça o windows 64, ainda possui diversas incompatibilidades.

Só vale a pena utilizar sistemas operacionais de 64 bits se você possui mais do que 3GB de RAM (que é o limite que os sistemas de 32 bits conseguem gerenciar).

Se ainda está abaixo do limite, fique com os sistemas de 32 bits. O motivo é bem simples: para manter a compatibilidade do SO com os programas em 32 bits, a maioria das bibliotecas precisam existir em ambas as versões. Então se você abre um programa de 64, ele carrega as libs dessa versão…se você for abrir outro programa de 32, que por acaso use as mesmas libs, uma “cópia” delas precisará ser carregada para o programa funcionar. Ou seja: você terá uma utilização de RAM maior.

"

[quote=aleck]Tire o Vista e coloque o XP 32.

Esqueça o windows 64, ainda possui diversas incompatibilidades.

[/quote]

Bem, quanto a incompatibilidades no XP 64 eu posso falar algo.
Jogos - alguns não instalam (os mais antigos é claro)
MSN (pasmem) - o instalador não deixa instalar pois fala que o SO não é suportado :shock:
Mas o lance do MSN dá p/ burlar procurando um pouco na web.

De resto, tudo que eu uso (e olha que eu tenho bastante coisa instalada) funciona normalmente.

Tudo que for 32 bits é instalado no Program Files (x86) como já disseram.

[]´s

Uso Linux 64bits e não tenho do que reclamar. Excelente desempenho em relação a 32bits há um certo ganho, mas em algumas tarefas apenas - aquelas que exigem mais do processador.
Meu principal motivo pela adoção do 64bits foi justamente por possuir 4GB de ram no meu notebook. E como 32bits lê até 4GB de memória (incluindo memórias endereçadas a placa mãe, memória de vídeo e etc) tive realmente que adotar o 64bits.
Sobre Windows 64bits eu não sei, nunca o usei.

Estou usando windows seven 64x e ja usava Windows vista ultimate 64x, mas tem algumas incompatibilidades sim, o firefox pra mim vive me encomodando e entrando em modo de segurança, não sei se foi minha impressao mas parece que o 64 ocupa mais espaço no HD.

E quanto a ganho de desempenho pra mim não pareceu nada de grandes coisa, to pensando em voltar pro 32x.

SO 64bits só para servidor mesmo, pra desktop ainda faltam muito…

…muito o que ? Softwares ? Não acho ! Aqui mesmo eu não tenho nenhum problema com softwares, quer dizer, no Linux pelo menos.
Para não falar que é 100%, tem apenas 2 problemas:

  1. A Abobe fica com doce para liberar plugin do Flash para os browsers na versão 64bits. Solução ? Emular o plugin 32bits no browser 64bits x)
  2. A Sun também tem frescura com isso. No caso dela, não quer liberar o plugin Java para os browsers 64bits. Nesse caso, eu simplemente não uso plugin Java. E não me faz falta também. Os bancos que são os maiores usuários desse plugin, no meu caso, ambos bancos do qual trabalho não usam mais o tal plugin - Bradesco para PF e Real PF/PJ

Sim… pode ser que tenha melhorado um pouco, mas quando usei o Ubunto 64 bits me decepcionou, faltava muito drive, plugins, flash e java. Então resolvi usar o 32 bits mesmo…
Já pra servidor eu recomendo…

Eu estou usando o Ubuntu 64 faz um tempo. Aplicações nem de longe são um problema, pelo menos pra mim. Tudo que eu preciso tem e a única coisa que demorou foi esse plugin do Java da Sun (que parece que saiu esse mês).

Só não vi vantagem em desempenho tão significativa. Acho que pra algumas coisas simples ficou até mais lento. Ficou bem mais rápido pra chegar md5sum, descompactar arquivos e coisas assim. No resto nem valeu a pena trocar.

Tamus usando o Ubuntu 64bits, em relação aos plugins java e flash jah resolveram, tah “sem pobrema”

Ah sobre SO de 64 bits pra software ta meio complicado pois muitos ainda são 32 Bits, varias pessoas que compraram o Vista 64 bits tem reclamado disso, poucos softwares ainda em 64 bits, o bom é usar os sistema de 32 bits, por enquanto…
8)

O Vista 64 realmente não uma gama de softwares desenvolvida para ele. Acho que a arquitetura em 64 bits será adotada em um futuro próximo (entre 3 e 5 anos).

[quote=bsatrianim]Ah sobre SO de 64 bits pra software ta meio complicado pois muitos ainda são 32 Bits, varias pessoas que compraram o Vista 64 bits tem reclamado disso, poucos softwares ainda em 64 bits, o bom é usar os sistema de 32 bits, por enquanto…
8)
[/quote]

Sim, vc ta certo realmente nao ha muitos programas 64, porem o que estamos dizendo é que os 32 rodam normalmente, pelo menos pra mim é raro encontrar algo que nao rode.

Eu desconfio que é algo assim: Se o programa nao verifica se o SO é 32 ou 64, o Vista 64 instala ele na pasta Program Files(x86) e cuida pra ele rodar normalmente, mas se o programa checa, ai fode tudo e nem deixa instalar.

[quote=aleck]Tire o Vista e coloque o XP 32.

Esqueça o windows 64, ainda possui diversas incompatibilidades.

[/quote]

Melhor ainda: esqueça o Windows e use Linux! :smiley: Rápido, leve, livre, amplo suporte, confiável, seguro, estável e livre de muitos bugs (principalmente de segurança) presentes no Windows. :wink:

Preferências à parte, creio que a maioria das incompatibilidades, antes muito presentes, já foram resolvidas nos sistemas de 64 bits. Agora, se vale realmente a pena. é com você.

Sobre o Ubuntu 64 bits, o Flash está perfeito. Java, estou usando o Open JDK e aparentemente está sem problemas também. Da última vez que havia instalado, não conseguia abrir o applet do Banco do Brasil, mas desta já está ok (e nem precisei criar aquele link simbólico).

Ou seja, vale a pena usar SO (que preste) 64 bits, sim.

Obs: também estou com o Debian 64 (Lenny) instalado e neste não está funcionando o plugin do Flash no Iceweasel. Me disseram para baixardo site da Adobe (vou fazer isso depois). Update: funcionando, foi só jogar o .so no diretório plugins/