Afinal o que é a hypermedia e no que o restfulie nos ajuda?

Por causa do anúncio restfulie fiquei curioso sobre o termo. Pelo que pesquisei temos o hyper-text, o texto do html, o hyper-media seriam referencias para coisas além de texto… um flash por exemplo. Estou confuso, pq então toda página na verdade é hyper-media e não hyper-texto?
Ou seja, simplesmente por que precisamos de um restfulie?

Essa semana estou analisando um projeto que pretendo usar com JavaFX nos clientes e REST no servidor. Me deparei com o restfulie em uma notícia aqui no GUJ. Lí a documentação e pergunto a mesma coisa que você: afinal, onde o restfulie vai me ajudar?

Confesso que não sei a resposta :smiley:

o Hiper-texto é um dos tipos de hipermidia… hipertexto (HTML) é o que a gente usa para criar páginas da Web…

o hipermidia que o Restfulie faz não é para páginas da Web, e sim para conversar máquina-máquina: Web services.

Sendo bastante simplista, é como se uma aplicação A fizesse uma requisição para outra aplicação B, e a B retornasse uma página da Web, com links, do jeito que a gente navega na internet normalmente. Aí a aplicação A olha os links da página retornada, e decide em qual vai “clicar”, fazendo outra requisição…

Só que no mundo de aplicações (e não web humana) não usamos HTML pra fazer isso… e sim formatos com hipermídia: Athom, XHTML, etc. E é nisso que o Restfulie ajuda

[quote=lucascs]o Hiper-texto é um dos tipos de hipermidia… hipertexto (HTML) é o que a gente usa para criar páginas da Web…

o hipermidia que o Restfulie faz não é para páginas da Web, e sim para conversar máquina-máquina: Web services.

Sendo bastante simplista, é como se uma aplicação A fizesse uma requisição para outra aplicação B, e a B retornasse uma página da Web, com links, do jeito que a gente navega na internet normalmente. Aí a aplicação A olha os links da página retornada, e decide em qual vai “clicar”, fazendo outra requisição…

Só que no mundo de aplicações (e não web humana) não usamos HTML pra fazer isso… e sim formatos com hipermídia: Athom, XHTML, etc. E é nisso que o Restfulie ajuda[/quote]

matou a pau! muito obrigado :slight_smile:

[quote=lucascs]o Hiper-texto é um dos tipos de hipermidia… hipertexto (HTML) é o que a gente usa para criar páginas da Web…

Só que no mundo de aplicações (e não web humana) não usamos HTML pra fazer isso… e sim formatos com hipermídia: Athom, XHTML, etc. E é nisso que o Restfulie ajuda[/quote]

Então restfulie pega meus objetos e serializa em diferentes tipos de XML… quer dizer, hypermedia?

[quote=mochuara][quote=lucascs]o Hiper-texto é um dos tipos de hipermidia… hipertexto (HTML) é o que a gente usa para criar páginas da Web…

Então restfulie pega meus objetos e serializa em diferentes tipos de XML… quer dizer, hypermedia?[/quote]
a hypermedia no caso é um formato estruturado para definir além dos objetos consumidos também outros recursos remotos, que o restifulie pode vir a consumir na sequencia.
o restfulie consome um arquivo de hypermedia com a informacao requisitada mais outros servicos (remotos) da transacao.

[quote=mochuara]
Então restfulie pega meus objetos e serializa em diferentes tipos de XML… quer dizer, hypermedia?[/quote]
O Restfulie serializa seus objetos em XML normal e adiciona links Athom para transformá-lo em hipermídia.

Mas não é só isso. Ele tb gerencia uma máquina de estados que depende do seu objeto serializando, gerando
os links de transições que são compatíveis com o estado atual do objeto.

http://restfulie.caelum.com.br/