Quando vejo uma vaga eles pedem experiência e determinados conhecimentos, e independente de ter certificação eu só sou contratado se passar na prova da empresa que for me contratar…
Qual a vantagem de se ter uma certificação que ninguém pede? :?
Quando vejo uma vaga eles pedem experiência e determinados conhecimentos, e independente de ter certificação eu só sou contratado se passar na prova da empresa que for me contratar…
Qual a vantagem de se ter uma certificação que ninguém pede? :?
wellignton,
vocé está concorrendo a uma vaga com mais trës candidatos. Só vocë tem cetificaçao. Que sai na vantagem?
Márcio
wellignton,vocé está concorrendo a uma vaga com mais trës candidatos. Só vocë tem cetificaçao. Que sai na vantagem?
Márcio
Acredito que quem for melhor na prova ali na hora…
Se o meu concorrente tiver certificação mas eu for melhor na prova ali da empresa eu saio na frente… isso demonstraria q eu “não tenho certificação pq nao quero”, mas tenho o conhecimento, que é o que a empresa realmente quer…
Estou enganado?
Acredito que quem for melhor na prova ali na hora…
Se o meu concorrente tiver certificação mas eu for melhor na prova ali da empresa eu saio na frente… isso demonstraria q eu “não tenho certificação pq nao quero”, mas tenho o conhecimento, que é o que a empresa realmente quer…
Estou enganado?
[/quote]
Depende o tipo da empresa. Empresas convencionais e “conservadoras” vão optar provavelmente pelo cara com a certificação, enquanto as mais dinâmicas vão utilizar outro critério.
Eu pretendo me certificar também, mas não ligo para isso.
Depende o tipo da empresa. Empresas convencionais e “conservadoras” vão optar provavelmente pelo cara com a certificação, enquanto as mais dinâmicas vão utilizar outro critério.
Eu pretendo me certificar também, mas não ligo para isso.
Justamente aí está minha dúvida, eu nunca vi uma empresa que contratasse só porque o cara tem certificação… O que eu vejo as empresas pedirem é experiência comprovada em carteira e você tem que mostrar que sabe ali na hora…
Alguém aí é ou conhece alguém que é contratado apenas porque tem certificação?
Nada substitui a experiência.
No entanto, alguns relatos dizem que quem tem a certificação ganha mais. Às vezes o cara te contrata pq vc sabe mas paga mais para um outro só pq ele tem a certificação.
Isso não é regra, mas foi assim com alguns amigos meus.
Filtro.
Acredito que muitos head hunters usam as certificações para filtrarem os candidados.
Mas concordo que nada substitui a experiência.
Conheço profissionais certificados que não têm muito tempo de mercado.
Um grande abraço a todos.
Depende de quem tá recrutando. Alguns considerarão que você está na frente dos concorrentes por causa da certificação, outros, não.
Eu mesmo não dou nenhuma importância a certificação, assim como vários colegas aqui do GUJ, tanto é que até hoje eu não me interessei em tirar nenhuma (minto, me interessei sim, mas não levei o negócio a frente).
Cara é um puta passo que você tem com relação aos outros candidatos. E na cidade onde moro “Floripa” varias empresas pedem certificação. :twisted:
Em um “mundo perfeito” eu concordaria com vc, mas a realidade é um pouco diferente 
E se vc tem o conhecimento, pq não comprovar isso ?
[]s
Bom, eu não sei se vai me ajudar ou não,mas eu estou estudando para tirar a minha certificação até o fim do ano, pois acabo minha faculdade de ciência da computação em julho e não tenho experiência nenhuma, porque nunca trabalhei nessa área de java.
Portanto, eu espero que a certificação venha ao menos para me ajudar a provar para as empresas que a minha falta de experiência não quer dizer que eu não sei programar, ou que eu não sou capaz.
Pois aqui na minha cidade, Brasília, até para entrevista você não é chamado se não possui aí um tempo de trabalho na área. :roll:
É complicado… :?
Quando vejo uma vaga eles pedem experiência e determinados conhecimentos, e independente de ter certificação eu só sou contratado se passar na prova da empresa que for me contratar…Qual a vantagem de se ter uma certificação que ninguém pede? :?
nao tenha tanta certeza disso "…se ter uma certificação que ninguém pede?"
Muita empresas como algumas fabricas de software ou semelhantes na hora de vc preencher o cadastro de curriculo tem a opção lá: Quais certificações vc possui? iai o q vc me diz… exemplo synnos, accenture sao algumas que no cadastramento do curriculo pergunta isso ai vc se pergunta po se tivesse poderia ter a chance de meu curriculo ser analisado com mais carinho hehe depende do cargo disponivel… e a certificação nao é apenas ter um certificado na parede… nao… o cara q estudou para certificacao… muito dificil ele esquecer a logica da coisa… pode esquecer algumas implementações mais a funcionalidade é meio dificil ja que o exame força uma coisa… ou entende ou entende nao alternativa… qdo fizer o exame vc tem q ta sabendo e nao achando que vai aprender na hora… programar OO ou ser um desenvolvedor OO nao precisa apenas saber fazer e sim como fazer? e pq foi feito daquela forma? São poucas pessoas que implementa os conceitos de OO em desenvolvimento de sistema… o fato de usar uma linguaguem OO nao quer dizer que vc vai implementar os conceitos vantajosos da linguaguem ehhe!!
Meu ponto de vista é o seguinte, se você concorre com outro cara e você faz uma prova em uma empresa onde tem 10 perguntas você acerta as 10 e o outro cara também e só tem uma vaga, acredito eu que a empresa vai analisar e ver que você tem a certificação e o outro cara não, além de mostrar que você é certificado mostra que você foi um cara e é um cara que se dedica e gosta do que faz, teve todo um tempo de preparação e conseguiu tirar sua certificação… A certificação também não é tudo, mas com certeza é um diferencial sim acredito eu…
[]'s
Só acrescentando uma informação que eu considero relevante. Em alguns editais, na verdade hoje em dia a maioria deles, se pede que a empresa apresente certificações naquela tecnologia. Ou seja pra ganhar algum edital em java de empresa publica a empresa tem q demonstrar que existem profissionais certificados dentro dela.
E aí pra vc ser contratado certificação conta alguma coisa 
Lembrando também que existem muitos editais mutretados, etc, etc, isso não é o mundo ideal.
Tirando esse caso não conheço muito uso pra uma certificação… Até pq a maioria das certificações não prova nada… Prova no maximo que o cara decorou as sintaxes da linguagem ou nome de métodos, não prova muito sobre a capacidade de desenvolvimento do sujeito.
Nome de método e sintaxe nada q um bom editor não resolva pra você.
wellington7,
Eu acredito que ajude sim.
E esse é uma das ocasiões, dentre outras que possam ocorrer.
Sem dizer que para você tirar a certificação, você tem que estudar e querendo ou não aumenta seus conhecimentos sobre a linguagem, e os assuntos englobados na certificação em questão.
E uma coisa coisa eu tenho certeza, certificação não atrapalha.
Espero ter ajudado.
Sem contar que há empresas que obrigam a determinados projetos ter um número mínimo de desenvolvedores com certificação x ou y…
O que já descarta o pessoal não certificado do processo de seleção…
Ops!!!
A certificação serve p/ certificar que o cara conhece muito bem a tecnologia independente se o mmo. tem experiência na área ou ñ.
E na minha opinião o cara certificado q ñ tem experiência na área mostra que tem interesse e é capaz, tendo em vista, a dificuldade das provas.
Abs.
Eu acho que o ponto eh o seguinte: A certificacao nao deve ser vista como a atividade fim, mas como o meio. Eu qdo tirei a minha certificacao nao tinha como objetivo principal tirar um bom score na prova, mas absorver os conceitos da linguagem e que me dariam maior respaldo no momento de implementacao. O certificado foi como um estimulo para eu absorver o maximo possivel!
Quanto a experiencia, nao concordo que qto maior a experiencia do candidato, maior seu conhecimento! Existem muitas pessoas que programam em Java a muito tempo mas que nao sabem exatamente qdo usar uma classe abstrata ou interface, como eh a maquina de estados de uma Thread, como fazer o melhor uso do framework Collections, etc.
ae galera!
Diz é? Eu penso o contrário, que certificação não diz nada sobre o conhecimento da pessoa sobre a tecnologia. Pra mim, diz apenas que o cara foi capaz de estudar um livro da Kathy Sierra, por exemplo, e passou em uma prova relativamente fácil.
De modo nenhum diz que ele conhece da tecnologia. Aliás, essa é uma discussão mais do que velha.
Existem vários pontos a serem vistos, mas o principal é que muitas empresas de informática na verdade são empresas de RH disfarçadas e que na sua grande maioria colocam uma pessoa que não entende nada de tecnologia para a seleção.
Estas pessoas não tem noção do que extrair do mercado e nem tem noção do que é bom ou ruim para a empresa em termos de tecnologia(estão pensando mais em extrair $$$/Horas do cliente), se focam em relacionamento e comportamento psicológico dos candidados.
O certificado serve nestes casos para um filtro prévio.
E em muitos casos onde empresas estão entrando na tecnologia java e não tem pessoal qualificado para caracterizar o profissional que possa agregar a sua equipe, passam do presuposto que o profisional deva ter no mínimo um certificado, apesar de que grande parte do pessoal que faz a entrevista não saiba para que serve o certificado X ou Y.
Portanto vale mais o bom senso, e se o profissional deseja se certificar que não seja apenas para conseguir um bom emprego mas, verificar suas qualificações e não apenas por que leu o livro A ou B.
Certificação só ajuda na hr em que vc está concorrendo a vaga. Não axe q vc vai ganhar mais por ter certificação. Já vi ocorrer em várias vagas, se vc não tem certificados, usam isso como barganha no seu salário. Se vc tem todos os certificados que te pediram antes, isso não é valorizado. Conheço mta gente com certificações, que não valeram de nd. Não só em java.
Sem duvida vc comprova seu conhecimento e a empresa te olha com outros olhos na hr de te encaminhar para uma determinada vaga, mas é dificil chegar além disso.
Mesmo assim, acredito que valha a pena, nem que seja apenas para uma satisfação pessoal ao cumprir um novo desafio.
flw.
Bem, baseado nas opiniões, acho q vou adquirir aquele livro da sierra java 5 na amazon…
Afinal, como disseram, desvantagem não tem… vou aprender mais… 
wellington,
Boa decisão, siga em frente.
Já que você decidiu comprar o livro (e creio que fazer a certificação),de uma olhada neste tópico do Fórum:
http://www.guj.com.br/posts/list/55215.java
Boa sorte.
Não entendo pq desvinculam certificação de experiência…
Tudo bem que o cara pode se matar em casa de estudar… Que para tirar a SCJP o cara pode ir na “decoreba”…
Mas e o cara que tem várias? Será que ele não aprendeu nada estudando pra certificação? Um SCEA + SCWCD + SCJP não tem conhecimento e experiência?
A certificação não atesta só que o cara estudou. Mostra mais que isso. Mostra que o candidato é ambicioso, autodidata, disciplinado e tem conhecimento da linguagem/tecnologia, além de outras características. Não mede apenas o conhecimento técnico, mas ajuda a traçar o perfil do profissional.
O fator de ter uma certificação é um carimbo na testa do candidato: “fulano é X e sabe Z!”. Poupa tempo às empresas e agrega valor na hora de negociar com os clientes.
Dúvido muito que alguém passe na prova na “decoreba”
Existem empresas que trabalham em cima de licitações e alguns orgãos do governo as vezes não tem capacidade de “avaliar tecnicamente” quem vai prestar o serviço, então eles colocam a certificação como pré requisito, pois pelo menos sabem que o cara pelo certificado ja sabe alguma coisa sobre determinada tecnologia.
Fora isso concordo que é um diferencial na hora do empregador decidir se fica com você ou com o outro candidato com os mesmos conhecimentos só que sem a certificação.
Ricardo Cabral
Pior que estes tempos eu vi um programador com certificacao pra web que nao sabia fazer um servlet direito. Não é uma regra mas acontece.
Eu acredito que o profissional deve ver a certificacão mais como um objetivo pessoal e não simplesmente pra colocar no curriculo.
]['s
Vou falar duas coisas pra vcs:
Nada substitui a experiência.No entanto, alguns relatos dizem que quem tem a certificação ganha mais. Às vezes o cara te contrata pq vc sabe mas paga mais para um outro só pq ele tem a certificação.
Isso não é regra, mas foi assim com alguns amigos meus.
Conheço algumas empresas que se o profissional está trabalhando atualmente na empresa, a mesma estimula o profissional a tirar a certificação aumentando o seu salário em um determinado valor (depende do tipo de certificação), isso é bom, pq vc aumenta seu conhecimente, aumenta sua auto-estima, e também aumenta seu salário…heheheh 
Eu já estou estudando pra tirar a minha, se tudo der certo eu tiro a SCJP até antes de julho… 
renan_java,
A empresa em que um amigo meu trabalha, eles incentivam da seguinte forma, o profissional faz a prova de certificação, caso passe ele é ressarcido do valor da prova, ou seja, no fim das contas a empresa paga a sua prova de certificação, muito legal isso.
Infelizmente não são todas as empresas que tem essa metodologia.
renan_java,A empresa em que um amigo meu trabalha, eles incentivam da seguinte forma, o profissional faz a prova de certificação, caso passe ele é ressarcido do valor da prova, ou seja, no fim das contas a empresa paga a sua prova de certificação, muito legal isso.
Infelizmente não são todas as empresas que tem essa metodologia.
É verdade…também conheço empresas que dão este tipo de incentivo…é bom hj em dia as empresas fazerem isso…
Mas claro que não são todas que incentivão os profissionais…muitas dessas empresas são de grande porte…e geralmente Multi-Nacionais…
Diz é? Eu penso o contrário, que certificação não diz nada sobre o conhecimento da pessoa sobre a tecnologia. Pra mim, diz apenas que o cara foi capaz de estudar um livro da Kathy Sierra, por exemplo, e passou em uma prova relativamente fácil.
De modo nenhum diz que ele conhece da tecnologia. Aliás, essa é uma discussão mais do que velha.
Concordo com você até certo ponto. Se tratando da certificação de programmer até podemos dizer que sim, mas se tratando de outras certificações não acredito que qualquer um que leia os livros possa passar.
Ah existem várias casos de pessoas que não conseguem nem passar na certificação de programmer, que na minha opinião não é tão fácil assim. Especialmente pelas pegadinhas e questões que envolvem código.
Abrass
É verdade, eu não consigo acreditar que uma pessoa que não tenha um certo conhecimento em Java e OOP, consiga passar na certificação apenas na decoreba.
Na nossa profissão (desenvolvedores principalmente), pelo menos na minha opinião, não conseguem ir muito longe na decoreba.
Afinal a lógica, nem sempre é “lógica”.
concordo plenamente, o estudo para a certificação ajuda a fixar “n” conceitos, além do certificado valer como bônus, pois é mais uma sigla para o RH … :lol:
assim pessoal nao tenho certeza mais sempre leio e ouço, que a certificacao java 5 é uma das mais dificeis ate hoje, por está mais perto da api, e o aumento no percentual para aprovacao e numero de questoes também, infelizmente há aqueles que passa na decoreba… mais realmente ele nao conseguir ir muito longe, mais o exame força ao cara entender os conceitos de OO de verdade… e analisar a melhor forma de implementação… e nao usar a linguaguem procedural, ja vi varios programadores que utiliza linguaguem orientada a objetos mais programa como se tivesse usando o velho pascal huaauh. o texto em anexo fala sobre isso. Venho estudando para certificacao, e aprendi muito caso nao passe, mais o conhecimento que adquirir… está sendo muito rico… e nao dar para passar na certificacao so lendo e decorando nao… tem meter mao na massa implementar…testar erros de compilação, erros em tempo de execução eu acho que tenho mais de 200 classes so para estudo da certificacao… Para mim a certificacao vai ser a porta de entrada no mercado… ja que nao tenho experiencia com java…Mas a maior confusao que algumas pessoas causa é “certificacao de programador java” acha q vc ja desenvolve sistema, se vacilar pede para desenvolver um s.O interno para a empresa… hehe programador é diferente de desenvolvedor de sistema… e quase ninguem conseguir perceber essa diferença… tb isso vem desde a linguagem procedural que o programador era Xtudo.

Estou chegando agora, pretendo sim tirar o certificado, fazer até um curso na caelum para dar uma força inicial bem forte nessa area de java
e acho bem IMPROVAVEL alguem passar no exame na parte de decoreba…
falar que “decorou” o livro da kathy sierra é meio dificil, sao 500 paginas, se o kra de fato passo na decoreba, tem profissões que poderiam usar muito melhor a imensa memoria dele…
Acho que ao passar na certificação você mostra sim um certo conhecimento TEORICO na linguagem…
mas que ninguem pode achar que isso é tudo, do tipo “tenho a certificação e agora o dinheiro vai entra na conta”…
é sempre necessario treinar, se atualizar e aumentar suas experiencias profissionais… mas que a certificação já é um GRANDE diferencial, isso é
pq essa do tipo “nao tenho a certificação pq nao quero” acho que dificilmente cola… pq voce nao iria querer?
Galera já vi empresas que abriram vagas APENAS pra quem TEM certificação, ou seja você ou qualquer pessoa com todo conhecimento nao poderiam concorrer pois nao possuem a bendita certificação. Pode ser que na hora da prova você prove que saiba tanto quanto um cara certificado. Mas imagina você concorrendo a vagas numa empresa de TI grande, onde existam muitos candidatos… tem 200 inscritos e desses 200 … eles vao chamar apenas 50 pra entrevista…
Desses 200 … 10 caras tem certificação … você acha que algum deles vai deixar de concorrer ?? Já quem nao tem certificação corre esse risco. Sem contar os inumeros beneficios, quanto ao salário maior tenho amigos que conseguiram um salário melhor só por ter a certificação. Eu acho que se você(nós) tem conhecimento para conseguir a certificação, por que nao tira-la ?
Abraços.
Realmente todos chegaram ao um comum:
Profissionais certificados pela Sun, é uma garantia que o cara realmente sabe oque ele faz.
Na minha empresa ngm tem certificação, ngm ta nem ai pra isso!!
por isso que é totalmente desorganizado e se continuar assim vai falir.
Bancos, principalmente na hora de fechar um projeto querem garantias, e a certificação é uma delas.
Acho engraçado que muitas vezes vi a afirmação: “Sou bom, sei disso e posso provar em uma ‘avaliação na empresa’” - Ok, mas pq não ir lá na prometric e provar que tu é bom mesmo?
Pronto, aí vc vai lá na hora da avaliação e mostra que é bom e de quebra tem certificações que podem ajudar (e ajudam mesmo) a empresa a ganhar uma RFP.
Uma fábrica que tem funcionários certificados, ao negociar uma conta, dizem para seus clientes:
Em nossa equipe, XX% são profissionais certificados. E isso agrega valor no momento, mas nada garante real qualidade no sistema projetado.
Existe a visão de empresa e a visão do desenvolvedor.
Eles?! ahh… Eles não são tão bobos assim… rsrs
[]s