Afinal tem e/ou vai ter AdroidMarket no Brasil ou nao? Ao usuarios de Android

38 respostas
fredferrao

Comprei meu Motorola Milestone a 3 dias, e notei que o market dele só apresenta apps free.

Ai pergunto aos proprietarios de androids do GUJ, eae?? Kd o market com apps pagas? Procurei e achei algumas coisas, que eu teria que rodar programas pra habiliar, a exemplo do marketenabled, em suma fazer umas gambi no aparelho pra ver os apps pagos.

Alguem sabe se há alguma previsao pra termos um marketplace no Brasil??

38 Respostas

M

Parece que nao é so experiencia de uso e consistencia da plataforma que o iOS esta anos-luz a frente do android. Se appstore se mostrar, como parece, um melhor canal de veiculacao de publicidade direcionada do que a web, entao a apple estara melhor posicionada nesse mercado, ate entao dominado pelo google.

Quem sabe entao o google comeca levar o android market a serio. Por enquanto é uma piada apenas 7 paises poderem oferecer apps pagas.

D

Fica tranquilo que vem. Se a Live do XBox da M$ está vindo, qualquer um vem.

M

Para usuarios do android nao sei, mas as operadoras todas estao correndo para ter sua propria appstore.

fredferrao

O jeito é aguardar. Vejam estas listas:

Supported locations for free publishers
Supported locations for merchants
Supported locations for distributing applications

M

Ao contrário da Apple, os usuários de Android não dependem exclusivamente da loja do Google (quem tem mais de 70 mil apps e é a que mais cresce). A Motorola já ia lançar uma loja com apps pro Android no Brasil, por exemplo.

Como o usuário tem opções, o Google não precisa lançar a loja em todo país, embora a Google Brasil já tenha dito que nós estamos nos planos deles.

fredferrao

marcosalex:
Ao contrário da Apple, os usuários de Android não dependem exclusivamente da loja do Google (quem tem mais de 70 mil apps e é a que mais cresce). A Motorola já ia lançar uma loja com apps pro Android no Brasil, por exemplo.

Como o usuário tem opções, o Google não precisa lançar a loja em todo país, embora a Google Brasil já tenha dito que nós estamos nos planos deles.

Humm isso seria interessante. Varios locais pra poder distribuir seus apps, eu mesmo estou estudando o sdk ja, to querendo desenvolver, e porque nao faturar uma graninha se aparecer uma idéia legal :smiley:

D

Aplicaçoes para smartphones é algo que já pegou. O Android tem tudo para ter mais sucesso que o da Apple, porque a empresa de Jobs está novamente caindo na ilusão de grandeza que teve quando lançou o computador pessoal: quero eu mandar em tudo.
Embora eu tenha um iPhone, não nego que me interesso mais pelo Android, tanto que já comprei o livro do Ricardo Lecheta, aqui do fórum. Muito bom ele, recomendo.

M

marcosalex:

Imagina o lixo que deve ser a loja da motorola. :lol:

O topico é justamente sobre uma falha apontada por um usuario do android marketplace. Chame isso de distorcao da realidade!

M

mochuara:

O topico é justamente sobre uma falha apontada por um usuario do android marketplace. Chame isso de distorcao da realidade!

É falha não oferecer apps pagas em outro país? Não acho, é opção do Google, ainda mais se o diferencial deles é justamente não depender de uma única loja.

Sobre a loja da Motorola ou das outras que existem por aí, não posso afirmar sem conhecer, porque isso sim seria distorção. hehehehe

Alessandro_Lazarotti

Existe várias outras formas de quem publica uma app no Market de veicular a forma de pagamento, que não seja diretamente pelo mesmo.
Um exemplo disso é o NDrive. Você pode encontrar ele no Market, baixa-lo e usar por 7 dias sem ter que pagar nada. Depois disso você pode obter a versão full através da própria aplicação (NDrive), pagando com qualquer Credit Card. Ele não utiliza o Market para efetivar o pagamento, usa apenas para veicular a aplicação.

Ou seja, o market não precisa necessariamente estar habilitado na sua região para vc adquirir uma aplicação paga. Na verdade, isso depende mais de quem publica a aplicação.

M

marcosalex:
mochuara:

É falha não oferecer apps pagas em outro país?

Para o autor do topico parece que sim.

M

Alessandro Lazarotti:
Existe várias outras formas de quem publica uma app no Market de veicular a forma de pagamento, que não seja diretamente pelo mesmo.
Um exemplo disso é o NDrive. Você pode encontrar ele no Market, baixa-lo e usar por 7 dias sem ter que pagar nada. Depois disso você pode obter a versão full através da própria aplicação (NDrive), pagando com qualquer Credit Card. Ele não utiliza o Market para efetivar o pagamento, usa apenas para veicular a aplicação.

Ou seja, o market não precisa necessariamente estar habilitado na sua região para vc adquirir uma aplicação paga. Na verdade, isso depende mais de quem publica a aplicação.

Sim, deve ser por isso que no android todas apps sao um lixo. Porque ninguem vai fazer isso com seu cartao. Assim os developers acabam sem receber e minguam ate a morte. Quem sabe as operadoras fecham com android, mas todos nos sabemos o que acontece quando alguma coisa cai na mao das operadoras. :?

O google mesmo nao tem qualquer interesse no android merkat, o lance deles é web. A qualcomm por outro lado já esta tratando de integrar o android na sua solucao plaza retail.

j0nny

O tópico vai virar iOS vs Android :lol:

j0nny

mochuara:
Alessandro Lazarotti:

Sim, deve ser por isso que no android todas apps sao um lixo. Porque ninguem vai fazer isso com seu cartao. Assim os developers acabam sem receber e minguam ate a morte. Quem sabe as operadoras fecham com android, mas todos nos sabemos o que acontece quando alguma coisa cai na mao das operadoras. :?

O google mesmo nao tem qualquer interesse no android merkat, o lance deles é web. A qualcomm por outro lado já esta tratando de integrar o android na sua solucao plaza retail.

Aposto o que vc quiser que vc possui um iPhone, acertei? :lol:

P

Que fatality ! Meu, não troco 1 Android por 10 iPhone…(nem em relação ao 4.0)…

Se é para ter acesso a appstore intl rooteando o aparelho, que seja então. Agora ou se espera vir pro Brasil ou se faz isto. Pra que chorar e reclamar ?

O principal já temos: Um S.O. com uma pancada de aparelhos (HTC,Sansung,Sony Ericsson), preços, tecnologias (CDMA,GSM,Carro,Tablet,etc) enquanto a turma do iPhone ainda vive na pré-história…

j0nny

boone:
Que fatality ! Meu, não troco 1 Android por 10 iPhone…(nem em relação ao 4.0)…

Se é para ter acesso a appstore intl rooteando o aparelho, que seja então. Agora ou se espera vir pro Brasil ou se faz isto. Pra que chorar e reclamar ?

O principal já temos: Um S.O. com uma pancada de aparelhos (HTC,Sansung,Sony Ericsson), preços, tecnologias (CDMA,GSM,Carro,Tablet,etc) enquanto a turma do iPhone ainda vive na pré-história…

Haha, te admiro cada vez mais :lol:

M

j0nny:

Sou desenvolvedor mobile. Tenho 1 iphone pra desenvolvimento, assim como um armario de devices brew e j2me. E dai?

j0nny

mochuara:
j0nny:

Sou desenvolvedor mobile. Tenho 1 iphone pra desenvolvimento, assim como um armario de devices brew e j2me. E dai?

Pq já vi tópicos seus martelando a Google e defendendo por toda lei o iPhone/Apple…

M

j0nny:
mochuara:
j0nny:

Pq já vi tópicos seus martelando a Google e defendendo por toda lei o iPhone/Apple…

Desenvolver para android é a pior experiencia que alguem pode enfrentar hoje em dia.

edit1:E outra, que graca tem em desenvolver pra 6 duzia de geeks que vao usar?

edit2:Sem falar que no final do mes nao vira $.

fredferrao

Acho que é isto mesmo, se nao me engano a questão de apps pagas esta ligada ao Google Checkout que nao tem no Brasil.

Mas ta cheio de apps “lites” no market mesmo, e se quiser a versao paga tu ve depois.

Bom vamos esperar as empresas como motorola e outras, alem das operadores de telefonia abrirem suas stores, enquanto isto vamos da maneira que o colega citou, publica a versao lite no market e depois direciona para um site ou pela propria app, para a versao paga.

Claro que isto é um ponto a menos para o google, mas o modelo de apps do Android continua sendo 10 vezes mais flexivel que o da Apple. La no proprio aparecelho nas config ja tem uma opção: “Permitir a instalação de aplicações que não são do market”, isto ja demonstra a liberdade que se tem.

Bom, mas vamos por partes, estudar primeiro, to doido pra comprar o livro do Lecheta tambem. :slight_smile:

F

O checkout está disponível sim, até pq mesmo para distribuir gratuitamente é necessário pagar 25 dólares para ter acesso ao android market como desenvolvedor e o pagamento é pelo checkout. O que eu sei deste atraso do android market no brasil seria devido as leis, pois além da porcentagem que fica com a google seu aplicativo vendido tb é taxado nos impostos que dependem de cada país e as operadoras tb podem querer parte das vendas.
É possível comprar aplicativos do iphone no Brasil sem nenhum tipo de falcatrua?

Apesar de outras opções de venda de aplicativos android o android market ainda é o mais conhecido, é normal que queiramos vender na melhor vitrine os nossos aplicativos.

fredferrao

mochuara:

Desenvolver para android é a pior experiencia que alguem pode enfrentar hoje em dia.

Bom isto só o tempo dirá, o tempo dirá.

A cada dia mais empresas estão fabricando seu aparelhos com SO android, e isto tende a aumentar.

O market place ja esta abarrotado de app’s, e só aumenta a cada dia.

Ja existem milhoes de aparelhos vendidos por ae, dizer que são meia duzia de geeks, ao meu ver é no minimo muita ignorância.

E a julgar por tudo isto, o futuro parece bem promissor.

j0nny

mochuara:
j0nny:
mochuara:
j0nny:

Já olhou nas estatísticas?
Android só perde pro BlackBerry em termos de usuários…
http://lastfeeling.wordpress.com/2010/05/11/android-ultrapassa-iphone/
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/android-ultrapassa-vendas-do-iphone-nos-eua

M

fausto:

Apesar de outras opções de venda de aplicativos android o android market ainda é o mais conhecido, é normal que queiramos vender na melhor vitrine os nossos aplicativos.

É, mas nao da nao… so 7 ou 8 paises funciona a opcao de compra.

F

mochuara:
fausto:

mochuara pode descrever melhor sua crítica ao desenvolvimento no Android? Eu gostei bastante dele, apesar de não conhecer como é desenvolver para o iPhone (que talvez seja uma maravilha) não consigo ver pq disse que é tão ruim desenvolver para o android

M

j0nny:
mochuara:
j0nny:
mochuara:
j0nny:

Se a questao fosse essa estariamos todos satisfeitos com j2me que tem 1 zilhao de “usuarios”.

j0nny

mochuara:
j0nny:
mochuara:
j0nny:
mochuara:
j0nny:

Se a questao fosse essa estariamos todos satisfeitos com j2me que tem 1 zilhao de “usuarios”.

Então pq vc falou em desenvolver para meia dúzia de geeks?!?!

M

fausto:
mochuara:
fausto:

mochuara pode descrever melhor sua crítica ao desenvolvimento no Android? Eu gostei bastante dele, apesar de não conhecer como é desenvolver para o iPhone (que talvez seja uma maravilha) não consigo ver pq disse que é tão ruim desenvolver para o android

O desenvolvedor android que reclama tanto de plataformas fechadas em breve tera que desenvolver para aparelhos android customizados pela sua operadora. Google nao parece inclinado (e nem tem como porque nao controla o hardware final) a evitar que vc venha a ter que suportar middlewares em cima do android original opensource.

Hoje isso nao é um problema, porque a maioria das pessoas usam android apenas pra escrever hello worlds basicamente. Mas o aumento de customizacoes resultam em custo maior para desenvolver a apps que irao ajudar a plataforma a prosperar.

M

j0nny:

Porque é assim que chamamos quem faz coisas como instalar apps via web ou acessa o aparelho como ROOT.

Jose111

Substitua IPhone e Android por Windows e Linux e releia a discussão…

P

mochuara:
j0nny:

Porque é assim que chamamos quem faz coisas como instalar apps via web ou acessa o aparelho como ROOT.

]

Se os desenvolvedores do “programinha” APNBrasil pensassem como vc, não teriam desenvolvido esta baita mão-na-roda.
Isto é só um exemplo de que não é para meia dúzia de geeks, ok ? Ah, e tb não precisa rootear…

Alessandro_Lazarotti

mochuara:

Deve ser por isso que no android todas apps sao um lixo.

Trolagem, passo …

mochuara:

Porque ninguem vai fazer isso com seu cartao. Assim os developers acabam sem receber e minguam ate a morte. Quem sabe as operadoras fecham com android, mas todos nos sabemos o que acontece quando alguma coisa cai na mao das operadoras. :?

Como ninguém vai fazer isso com o cartão? Você não faz compra pela internet com seu cartão? Pq não faria pelo celular, ou por uma app dentro dele? Vc nunca adquiriu uma licença de um software online no seu PC? Eu mesmo adquiri o NDrive (e conheço outras pessoas que adquiriram) fora do market, via app e não me arrependo e nem tive problemas.

Vc tem acesso as estratégias do Google? Vc fala com tanta convicção que parece que tem.

Bom, deu pra perceber que esta discussão não vai agregar muita coisa, pelo menos não com esta linha de argumentos. Parei por aqui.

fredferrao

Bom estou dando uma navegada na web e ja vi o seguinte.

Nao preciso obrigatoriamente instalar apps pelo market, ta cheio de site onde baixo o *.apk, jogo no sd e mando ele instalar, e nao preciso fazer jailbreak algum, ou rootear nada, basta ir nas config e habilitar a instalação de apps nao provenientes do market.

É uma outra opção para vendedores, claro que o market é como o colega disse, a vitrine, mas opçoes não faltam.

j0nny

mochuara:
j0nny:

Então quer dizer que os usuários do iPhone são super-users mega-ultra power e os Androids criancinhas na moda?
E mesmo se fosse, são só meia dúzia mesmo?

M

boone:
mochuara:
j0nny:

]

Se os desenvolvedores do “programinha” APNBrasil pensassem como vc, não teriam desenvolvido esta baita mão-na-roda.
Isto é só um exemplo de que não é para meia dúzia de geeks, ok ? Ah, e tb não precisa rootear…

Aplicacoes para mobile sao criadas todos os dias. Nao conheco a historia do APNBrasil, poderia nos contar?

M

E você ainda pode colocar no seu site e vender utilizando qualquer tecnologia e serviço que funcione no Brasil sem precisar dividir seu faturamento com nenhuma loja.

M

marcosalex:
fredferrao:

Nao preciso obrigatoriamente instalar apps pelo market, ta cheio de site onde baixo o *.apk, jogo no sd e mando ele instalar, e nao preciso fazer jailbreak algum, ou rootear nada, basta ir nas config e habilitar a instalação de apps nao provenientes do market.

E você ainda pode colocar no seu site e vender utilizando qualquer tecnologia e serviço que funcione no Brasil sem precisar dividir seu faturamento com nenhuma loja.

Voce faz parecer algo que sempre foi a regra (nao ter uma appstore pra baixar apps) parecer uma funcionalidade existente no android. Não é. Que maluquice é essa de criar minha propria appstore particular? Ta louco? rs

M

mochuara:
marcosalex:

Voce faz parecer algo que sempre foi a regra (nao ter uma appstore pra baixar apps) parecer uma funcionalidade existente no android. Não é. Que maluquice é essa de criar minha propria appstore particular? Ta louco? rs

Não é ter uma loja, mas vender seus produtos.

Criado 17 de junho de 2010
Ultima resposta 23 de jun. de 2010
Respostas 38
Participantes 9