Agenda de eventos com Primefaces e JSF

Estou com um problema ao exibir as informações dos eventos cadastrados utilizando o componente Schedule do Primefaces. Gostaria que o usuário ao passar o mouse por cima de um determinado evento cadastrado no banco de dados exibisse apenas a descrição completa sem precisar clicar no mesmo para visualizar as informações.

Meu código que gera a agenda está desta forma:

<p:schedule value="#{cadastroBean.datamodel}" widgetVar="agenda" locale="pt" 
rightHeaderTemplate="prev,next" leftHeaderTemplate="today" centerTemplate="month"
id="AgendaEventos">
<p:ajax event="dateSelect" listener="#{cadastroBean.onDateSelect}" update="cadastrar" oncomplete="eventDialog.show();"/>
<p:ajax event="eventSelect" listener="#{cadastroBean.onEventSelect}" update="cadastrar" oncomplete="eventDialog.show()"/>
</p:schedule>

No meu Bean tenho os métodos que fazem a seleção de data e de evento.

Já setei a opção do setEditable como true.

Alguém saberia me ajudar a criar uma função jquery que abriria a popup com as informações do evento? Pois, sou iniciante em primefaces.

Estou tendo dificuldades em mostrar uma popUp com a descrição do evento conforme imagem abaixo. Alguém poderia me ajudar com um método JavaScript ou mesmo Jquery que poderia resolver o problema? Pois, o componente não possui nenhuma funcionalidade que possa resolver o problema para o usuário.

Segue a imagem que gostaria que fosse exibida: