Agendamento de Mensagens de Status

Olá, pessoal,

Sou novo no fórum e no mundo do Java, portanto não conheço muitas das facilidades encontradas nas API’s.

Estou trabalhando em um sistema web já existente, mas que a este deve ser adicionada uma nova funcionalidade.
Este sistema é um servidor através do qual são feitos atendimentos a clientes por meio de chat.
Preciso implementar uma funcionalidade que permita aos atendentes criarem agendamentos de mensagens.
Explicando melhor: por exemplo, digamos que o horário de atendimento é das 9 às 18. Então fora desse horário, caso algum cliente tente se conectar ao servidor, ele receberá uma mensagem avisando que não há atendimento naquele horário.

Essas mensagens poderiam ser criadas pelos atendentes, podendo escrever a mensagem, horário/data de iniício e horário/data de fim, podendo tanto ser por dia do mês ou da semana.

Gostaria de saber se existe alguma API que disponibilize algo do tipo.

Vi vários posts falando sobre o Quartz, mas pelo pouco que li até agora parece que só se determina o horário em que um evento vai acontecer e frequência, mas não um intervalo contínuo. Não sei se é isso mesmo ou estou enganado.

Agradeço desde já pela atenção.

Nenhuma idéia pessoal?