Estou fora do mercado a um pouco mais de 1 ano, sou de SP e programador web desde 2007 e sempre atuei CLT mas fazendo algumas entrevistas, sondando vagas, etc… sempre pergunto sobre a contratação (a maioria são de consultorias e alocação em cliente) se aceitam pelo simples nacional já para pagar menos imposto pois nunca trabahei PJ, mas tenho interesse, porém sempre o papo de abrir firma LTDA, isso está muito difundido no mercado ou eu que estou bem azarado mesmo?
Chegamos ao nível de ter que ter sócio para trabalhar 8h por dia numa consultoria?
Alguém nessas condições poderia expor seu ponto de vista a respeito? Obrigado
Não sei, mas foi moda lá nos anos 2000. Isso é contra lei em vigor, que por enquanto está mais a favor do empregado.
Diante do número de desempregados, aceite ou o próximo da fila vai pegar. Se no final das contas se sentir prejudicado veja seus direitos. A princípio negocie um valor que cubra os gastos com a empresa.
Pior que está cara, 90% das vagas que vejo em consultorias na APinfo, sempre entro em contato pra saber e me respondem isso, talvez também por ainda não ter firma aberta. elas aproveitam essa “deixa” para favorecê-las…
Realmente cara, essa questão também afeta e muito, sempre acompanhei o fórum e os posts relacionados a PJ vs CLT e ao longo do tempo o pessoal frustrado em trabalhar PJ…
Fuja de consultorias, elas sempre se aproveitam, dessa forma ou de outra, como por exemplo contratando estagiário/trainee/júnior pra vender como pleno pro cliente. Tente vagas para trabalhar direto na atividade fim, ou seja, direto no cliente.
Ótima dica do @javaflex. Trabalhei assim há um tempo atrás e foi muito bom. Trabalhava para uma atacadista e desenvolvíamos os sistemas que ela precisava pra manter o negócio. Foi uma excelente experiência.
Sim eu fujo, eu apenas sondo as vagas por elas, para filtrar se é alocação ou contratação direta pelo cliente… uso apenas como filtro e também não rebaixo meu salário, tanto que imagino esse ser o fator agravante de não voltar ao mercado com facilidade… e infelizmente até em sites como APinfo, infojobs, vagas, trampos.co etc, mais de 90% das vagas são anunciadas por consultorias, lamentável!
Realmente, quando se encontra empresa honesta, vale a pena…