… Estou iniciando a migração de VB6 para o mundo Java, li as orientações e o primeiros avisos. Também segui as dicas e instalei o J2SE que gerou um diretório j2sdk1.4.2_06 (na área de trabalho é Java Web Start), instalei também o Eclipse, só não instalei ainda o MySQL, que pelos comentário que li aqui, é o sugerido para integrção com Java embora o Postgree parece ser interessante, é o que descobrirei quando começar a andar em Java. Pois, bem e agora???, como inicio alguma coisa???.
… Só para constar: desenvolvo aplicações em VB6, um software de gestão, e agora quero migrar ou desenvolver o projeto em Web, mas não tenho idéia alguma de como iniciar, estou lendo tudo o que vcs estão sugerindo, os tutoriais, alguns links.
Considerando que você queira desenvolver pra web, sugiro que você busque informações sobre Servidores de aplicaçoes e servidores web, materiais sobre servlets e sobre JSP, ou ainda Struts…
Espero ter ajudado, e se alguem puder complementar as minhas sujestões, fique a vontade…
Abraço e precisando tem muita gente ai disposta a te ajudar!
T+
… Talves eu tenha erroneamente utilizado a palavra WEB, na realidade eu quero é que o meu software rode no navegador o que já entendi que é possível com Java. Resumindo, quero rodar meu software em rede (interna mesmo), só que via Web Browser e não mais modelo desktop como os que eu gero com o VB.
Mesmo que vc não pretenda colocar o seu projeto na WEB e a idéia inicial seja disponibiliza-lo na intranet de uma empresa, o mesmo é considerado um projeto WEB.
Vc precisará sim de um web server e um servlet container. Eu recomendo o Tomcat. É bem simples de usar e ótimo para iniciantes.
Mas tenho outra recomendação a fazer. Visto que vc nunca programou em Java antes mas já tem experiência com outras linguagens, recomendo que vc faça alguns programinhas bem simples antes de partir para a programação web. Apenas para vc se acostumar com a sintaxe da linguagem, compilação, execução, etc. Comece com um Hello World e em seguida faça algo um pouquinho mais complexo. Brinque um pouco com a linguagem. Qdo vc estiver à vontade com a linguagem, aí sim leia sobre JSP, Servlets, Servlets Containers e etc.
Pois é. Bom também (além de freqüentar diariamente o PortalJava) é comprar um bom livro. Eu, assim como muitos outros, recomendo o Java, Como Programar, dos irmãos Deitel. Ele é um livro meio grande, mas tem tudo que vc precisa para iniciar em Java. Ainda estou lendo, também comecei a estudar Java a pouco tempo, vindo do VB, e recomendo.
Só não pense que vai encontrar semelhanças entre Java e Visual Basic.!