AGPxPCIxPci-Express (Ironlynx)

11 respostas
R

Fala galera…ai vou eu com outra duvida sobre HW…

quais as diferencas entre esses tipos de slot?? qual seria a hierarquia entre eles, AGP -> PCI -> PCI-Exp ??

valew

11 Respostas

Mauricio_Linhares

PCI --> AGP --> PCI Express

fcmartins

A evolução foi de PCI p/ AGP, somente para as placas gráficas e agora começa a transição de PCI para PCI-Express para todo o resto, inclusive placas gráficas.

Ironlynx

caramba, ganhei um tópico? :mrgreen:

Vamos lah…
Antes de mais nada, precisamos saber o que é barramento?
Barramento são vias de comunicação, no computador, entre componentes distintos.Um deles é o PCI.
PCI=Peripheral Component Interconnect.Os componentes PCI usam os Slots brancos da placa mãe.O que é esse barramento?É um barramento de 32 bits, que permite transferência de dados na ordem de 133MB/s. Era um padrão até pouco tempo(mesmo com a existência do AGP), presente na maioria das placas, interligando disposivos ao chipset da placa-mãe.
A maioria dos dispositivos on-board da placa passam por ele(a controladora IDE do hd , vídeo e som onboard…) , além dos dispositivos que possam se comunicar com a placa-mãe pelos slots PCI. Com esse catatau de coisas conectadas, não fica difícil notar que esse barramento ficou logo saturado, pois todos os dispositivos nele conectados repartiriam
essa “banda” do barramento PCI(HD´s,placas de vídeo…).
Surgiram logo depois slots PCI 64bits,mais caros e que, teoricamente, trafegavam dados a 266MB/s, mas só usados em placas caras com suporte a Ultra-Wide SCSI para evitar que ficassem restringidos ao barramento PCI32 bits(que é de 133MB/s) das placas normais.

Não demorou muito, e a Intel lançou o AGP(de Acelerated Graphics Port), que é um barramento de dados para as placas de vídeo, fazendo com que elas deixem de ser instaladas no barramento PCI.Ele é idependente do PCI, fazendo com que a velocidade das Placas de vídeo fiquem nativas a ele(e não repartam com mais ninguém essa velocidade), permitindo velocidades da ordem de 266(AGP1.0),533(2.0) e até mesmo 2133MB/s(caso do AGP 8X)!
Esse barramento opera a 66,66MHz, transmitindo 32bits de dados por vez.Vc deve me perguntar:“Mas se todos operam a 66MHz e a 32 bits, como tem diferentes velocidades de transmissão?”
Essa é simples, pois eles transmitem MAIS DADOS no mesmo pulso de clock. Por exemplo:
O AGP 1.0 transmite 1 dado por pulso(o que dá 266MB a 66MHz), e o AGP 8.0(ou AGP 8X), transmite 8 vezes mais no mesmo pulso de clock(o que dá 2133MB/s!!!).
Em placas de vídeo essa velocidade é fundamental para poder carregar as texturas(cada vez mais pesadas!) dos jogos, e além disso, ele(o barramento AGP), permite que a placa de vídeo use a memória principal(RAM) como extensão da placa de vídeo, o que aumenta ainda mais a velocidade, haja vista que o barramento de memória é mais rápido do que o AGP!

O PCI Express(Não confundir com PCI-X que é o sucessor do caro PCI de 64bits, que se utiliza em servidores e é quase natimorto) é a evolução natural para substituir o velho barramento PCI de 32 bits, que é mais barato do que os de 64. Ele opera barramento de 8 bits (4 bits em cada direção) que opera a frequências extremamente altas, 2.5 GHz no padrão original.
Isto permite uma taxa de transmissão teórica de 2.5 gigabits (ou pouco mais de 300 MB/s) em cada sentido ou 5 gigabits no total, muito mais que os 133 MB/s do velho PCI de 32 bits ou os 266MB/s do PCI 64.
Mais vias(ligações) de dados podem ser adicionados multiplicando a velocidade de transmissão de dados até 16x(128bits). Enquanto um slot AGP atinge 2133MB/s, o PCI Express 16x atinge até espantosos 5GB/s!
Por isso isso ele será empregado nas futuras placas de vídeo, para permitir jogos mais incrementados e com pouca compactação de texturas.

OBS:Chipset – É o principal componente da placa-mãe. Normalmente é composto por dois chips principais:
O controlador de memória (chamado também de “Northbridge”) e o Controlador de barramento (chamado também de “Southbridge”). É o chipset que faz a interface entre o processador os demais componentes da placa-mãe.

Espero ter sido claro. :wink:

dsiviotti

Ironlynx:
caramba, ganhei um tópico? :mrgreen:

Espero ter sido claro. :wink:

O Loco… Te cuida Gabriel Torres! :lol:

R

Ironlynx:
o PCI Express 16x atinge até espantosos 5GB/s!
Por isso isso ele será empregado nas futuras placas de vídeo, para permitir jogos mais incrementados e com pouca compactação de texturas.

jah estah sendo usado…
http://www.newegg.com/Product/Product.asp?Item=N82E16814102509

lol

valew pelas dicas, Ironlynx…jah resolvi qual slot vou usar…

MarcusGoncalves

E o escolhido foi?

boaglio

Muito!

:thumbup:

R

foi o link q eu passei…

raffaele

foi o link q eu passei…

vc vai comprar essa placa no brasil? ou na loja do link :slight_smile: qto foi o preço médio desta placa em R$?

:arrow: E iron, valeu mesmo pela explicação, show !

R

cara, a placa sai por 1.100,00, mais ou menos…comprando nessa loja mesmo…

acho q vale a pena, pq uma Radeon 9800 nao sai por menos de 700 , 800,00…e ela nao chega nem perto dessa ae do link…

MarcusGoncalves

foi o link q eu passei…
Falha minha. Não cliquei no link. :oops:

Criado 16 de junho de 2005
Ultima resposta 17 de jun. de 2005
Respostas 11
Participantes 8