Ainda estou boiando

5 respostas
M

Amigos, realmente eu aprecio os comentários que foram feitos…
Mas depois de tantos posts, na prática, nada mudou …
Continuo sem saber como fazer a herança de formulários (já que ele é um objeto), continuo sem saber como fazer uma aplicação swing com BD de forma otimizada, sem contar o lance de X camadas de aplicação.
Vi um exemplo aqui sobre um cadastro de alunos, onde cada opção do menu era uma manutenção (inclusão, pesquisa, exclusão, etc), mas sinceramente não serve de longe como exemplo para mostrar reutilização de objetos. Sem contar que nem formatação na data de nascimento tinha. É tão dificil assim fazer uma aplicação com banco de dados em swing ?

Eu não estou pensando só em mim como programador, mas é dificil vc convencer um cliente que pagava R$ 50,00 / hora para desenvolver um módulo que eu levava 1 hora em Delphi a pagar os mesmos R$ 50,00 / hora levando N vezes mais horas, e ainda por cima rodar mais lento e ter uma interface muito mais pobre.

É por isso que estou insistindo tanto neste assunto, não consigo crer que uma linguagem onde todos a elogiam, não serve para fazer aplicativos comerciais Swing multiplataforma e de forma produtiva.

Agora se vocês me disserem que realmente java não serve pra isso, serve mais para fazer aplicativos JSP (o que eu leigamente entendo como aplicativos rodando em HTML), então realmente vou ter que procurar outra alternativa. Mas se eu tiver que fazer isso, realmente vou me sentir decepcionado com a linguagem.

Eu sei que existe o Compiere, mas para quem está aprendendo é um caminhão de coisas para se estudar. O que eu preciso na verdade, é um exemplo básico em estrutura, mas rico em recursos, para eu poder deslanchar a partir deste ponto.

Quando eu disse que me sentia voltando 10 anos no tempo, não quis me referir à tecnologia da plataforma em si, mas em termos de produtividade e voltar a digitar como louco. Um sábio disse uma vez que a evolução no trabalho é fazer mais com menos. No Java estou vendo que é fazer menos com mais (produtivamente / visualmente falando). Por isso é estou praticamente implorando aos experts daqui que me passem código para estudar e me mostrar como estou equivocado nesses conceitos.

Vocês podem até alegar que fazer tudo na mão e levar mais tempo para fazer coisas básicas é o preço da portabilidade e que programador bom faz tudo na unha, porém sou obrigado a discordar… Facilitar a vida do programador, não implica necessariamente em perder a portabilidade, e sim em investir em objetos que mastiguem as coisas maçantes.

Sinceramente acho que a Sun está fazendo corpo mole com relação à micro$oft (tanto que fizem um acordo de cooperação tecnológica).

Posso até estar errado, mas percebam o seguinte : Se o Mono (bancado pela Novell) ficar compativel 100% com a plataforma .net da Micro$oft (o que é o objetivo final deles) olhem o que vai acontecer :

• Vai rodar muito mais rápido que o Java, pois vai ser compilado Just in time na plataforma onde for rodar;

• Vai ser portável em vários SO;

• Vai ter uma IDE poderosa e produtiva, tanto para aplicações com banco de dados, webservices, aplicativos web e tudo o mais;

• Vai contar com a Linguagem C# que é extremamente parecida com Java, podendo arrastar com facilidade muitos desenvolvedores Java atuais com pouca curva de aprendizado; A linguagem C# foi feita baseado em Java, porém sem as grandes queixas que muitos programadores Java tem, como enumerações, propriedades, etc.

• Vai acabar com o monopólio da Micro$oft, pois ai sim as pessoas vão se sentir à vontade em migrar para o linux. Vai ser fácil alegar para o seu cliente “sabe este sistema aqui ? Roda em um SO grátis, muito mais rápido e estável que o windows”. Vamos ter um poder muito maior de negociação.

Para aqueles que quiserem ver como está a situação, vejam o site (www.mono-project.com e www.dotgnu.org).

Quero muito me manter em Java pois sou 100% contra a filosofia Micro$oft, porém, até agora só vi depoimentos dizendo que a plataforma Java é robusta, fácil manutenção, etc… mas na prática, não vi muita coisa além de opiniões pessoais.

Desculpem insistir nisso, mas meus clientes não vão querer saber de opiniões pessoais, e sim em prazos de desenvolvimento e velocidade de execução. Acredito que muitos aqui sabem como dói no ouvido a frase “nossa, mas como é lento esse seu sistema !”.

Mais uma vez, ME MOSTREM QUE EU ESTOU ERRADO PARA EU FICAR FELIZ !!!

Obrigado a todos

5 Respostas

R

Olá,

Todas as tuas dúvidas e incertezas também são minhas. Nós, por algum motivo desconhecido, adoramos o conceito Java mas não conseguimos ainda ter a certeza de que a linguagem vale a pena.

Não é por falta de pesquisa. Eu já comprei dois livros, Deitel e Core Java I (estou iniciando o Core), já baixei e li diversos tutoriais, já digitei centenas de linhas de código simples de iniciante, mas ainda assim tenho essas mesmas incertezas.

Eu ampliaria essa questão perguntando:

Porque Java e não PHP-GTK ?

• As duas linguagens são portaveis para qualquer sistema operacional;
  • As duas linguagens precisam de uma maquina virtual;
  • Ambas sao interpretadas;
  • Ambas podem ser usadas para web, para criar aplicativos, aplicativos para celulares e semelhantes;
  • Ambas estão orientadas a objetos (no PHP OO é opcional);

E PHP é muiiiiiiiiiito mais fácil.

Obrigado e perdoem-me a ignorancia!

M

Caros, eu compartilho da opinião do MBM, pois enfrento o mesmíssimo problema: falta de exemplos práticos para estudo, falta de um case viável.

Talvez toda a discussão ficasse agradavelmente menor se alguém publicasse um exemplo simples de um cadastro de clientes, ou um estoque, algo assim, para servir de guia àqueles que desenvolvem esse tipo de programa em outras linguagens.

Sim, porque no meu caso, aprender Java significa portar minhas aplicações comerciais para outras plataformas.

Ficar só teorizando, apontando prós e contras, não é produtivo. Eu, por exemplo, programo hoje em VB porque é essa a linguagem que hoje eu conheço de forma razoável. Para aprendê-la, eu admito que suei bastante, mas tive minha vida facilitada pela enormidade de código disponível para estudo. Código utilizável, código útil para aplicações comerciais.

Se não há um IDE amigável para Java, como há para VB ou Delphi, vá lá. Que tenhamos que escrever o código na mão sem a ajuda de wizards e WYSIWYG, vá lá (pelo que vi do Netbeans e do Eclipse, de tão pesados, o Notepad é preferível !). Dá pra conviver com isso, pois muitos de nós passaram pelo C e pelo Clipper, sem IDEs, e sobrevivemos.

Mas sejamos práticos: onde há uma aplicação comercial, QUALQUER UMA, que funcione e que tenha sido escrita em Java, para ajudar a compreender como se fazem as conexões com BD, as transações, colocar dados em grids, updates de arquivos, deleção de registros, impressão de relatórios, desenho de interfaces…o básico em qualquer aplicação comercial ?

Um abraço.

R

bom, a interface de java, se bem feita, usando look and feel, na minha opinião, fica melhor que a do delphi e vb (aaaaaaargh)

mas qnto ao tempo de programação eu tenho que concordar com vcs, delphi é mais rapido para o programador fazer o código
sem falar na conectividade com BD d delphi…

mas a interface do java é bem melhor
use JFrame.setDefaultLookAndFeelDecorated para fazer uma interface bonita… na miha opinião é muito dahora…

M

Eu modestamente diria que “o programador”, hoje, não pode e não deve ser um escovador de bits. Ele/ela precisa ser um profissional que conhece o hardware, o software, o ambiente de negócios, o mercado. Precisa saber como lidar com os usuários leigos, com os executivos ansiosos, com seus subordinados e pares, além de compreender que tempo é pouco, e tempo é dinheiro. Ou seja: cumprir metas em prazos mínimos, às vezes absurdos. Cada hora de programação custa dinheiro, e quanto menos horas o profissional gastar, melhor para ele e para a empresa que o contratou (desde que a aplicação funcione, não importa a linguagem em que foi feita).

Há pessoas que constróem maravilhas com VB, outras que constróem maravilhas em Delphi, outras em ASP, outras em Cobol (sim !) e outras em Java. Quem é melhor ? Ninguém.

Se um prefere uma ferramenta ou outra, é irrelevante. O importante é se sentir legal, à vontade, e fazer as coisas.

O que cansa é essa infindável (e completamente inútil) discussão e as alfinetadas sobre o que/quem é melhor. Que porre. Por quê ao invés disso alguém não passa efetivamente os exemplos que são pedidos aqui ?

F

Acho meu caro amigo que vc tá precisando ler livros e praticar mais , antes de tentar fazer programas comerciais.Desculpe mas parece que vc quer dirigir um F1 sem ter sequer dirigido um Fusca!!

Pessoal esse tópico é uma réplica do outro …
:roll:

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=6586&sid=cedf11e653b80519b9065465c00c948f

Criado 19 de julho de 2004
Ultima resposta 19 de jul. de 2004
Respostas 5
Participantes 5