Ainda na dúvida

Obrigada, jeveaux

Eu sei que parece fácil, o problema é que eu ja dei uma olhada na classe Date, já fiz programas de como utilizá-la, mas não consigo aplicar neste contexto, tudo por causa deste bendito contador de meses, que eu preciso colocar para avisar o usuario quantos meses faltam para acabar a validade, só lembrando que no meu caso é tres, pensei em criar uma classe que listasse as validades referente a minha tabela produto e criar um laço que quando for adicionando linha a linha verifique a data que possui tal produto e faça uma operação de mes menos 3, ou seja que “saiba” que faltam tres meses para acabar, será que vc poderia me dizer mais ou menos como eu faço isso, porque eu tô batendo cabeça faz tres dias e não acho resposta
:oops:

Olá Kitsune,

Creio que você já tenha um banco de dados com o mesmo possua um cadastro com os produtos e suas respectivas validades é isso?
Eu pensaria em adicionar um campo a mais (a da data de validade) no retorno da query. Neste campo que retornaria a data eu compararia com a data atual do sistema (Select sysdate from dual - por exemplo, para garantir que a data esteja correta). Se a data estiver entre os 3 meses onde o aviso deve ser mostrado, setaria uma “flag” no bean por exemplo onde o mesmo me indicaria que para este produto deveria ser mostrada a mensagem.

É mais ou menos algo assim que você pensou? Como você está pensando em implementar? vamos trocar umas idéias :wink:

[]'s

É mais ou menos assim, só que eu não consigo pensar em como fazer esse flag, segundo a condição que eu quero; sei que deve ser feita uma determinada comparação. Essa coluna de data da validade, por acaso é a data de validade, só que com os tres meses já calculados e eu faço por acaso uma simples comparação?
E como eu utilizo uma classe java para manter atualizado o dia automaticamente, será que eu posso utilizar a classe Date ou GregorianClalendar? E que voce me diz da classe SimpleDateFormat será que elas poderiam me auxiliar deste ângulo?

Grata. :picando:

Olá :grin:

Você não precisa manter o dia atual atualizado… A cada pesquisa no produto, você pode chamar algum método que pegue o dia atual diretamente do banco (“select sysdate from dual” como eu disse antes) e essa data você faz uma simples comparação com a data de validade do produto, que essa sim deve estar armazenada no banco, junto com o cadastro do produto…

Ajudei? Compliquei?! heheheh
[]'s

:joia: Oi!

Vc está dizendo para eu utilizar um método do prório banco de dados para saber a data atual?
Porque se assim for posso eu utilizar o método curdate() também, não?Mas vou testar o “select sysdate from dual”.
Tá mas para comparar o valor das datas eu teria de transforma-las em strings e utilizar o método equalsIgnoreCase, utilizando-me da clausula select para listar apenas quando as datas forem iguais? Ou poderia eu me valer de outros métodos Java para comparação, será que também não posso utilizar o compareTo, queria ter certeza se eu posso fazer isso, se posso transformar e strings e se posso, quais os métodos mais indicados para fazê-lo. Tenho só um mês para fazer isso, mas não é o único problema deste BD, muito obrigada por estar me ajudando.

:wink: