Ainda nao consegui entender qual o "grande lance" do Hibernate

16 respostas
faeldix

Nao é mais facil pegar um livro de SQL e utilizar o JDBC?? (sou novato em java)

Mas sinceramente… to aqui tentando utilizar esse Hibernate… mas nao consigo encontrar uma “funcionalidade” pra ele… tudo o que eu faco com o JDBC (sem usar aquele bando de anotacoes… e sem consigurar um zilhao de XML’s tal)… eu faco com o JDBC…

Pelo o que me parece utilizam o Hibernate pq tem gente que nao sabe SQL… mas pra usar o Hibernate se usa uma linguagem interna se nao me engano o nome é HQL…
Nao é mais facil aprender SQL que é “padrao”??

Sei la… me ajudem a entender :roll:

16 Respostas

robinsonbsilva

faeldix,

Não me interprete mau, mas você está muito equivocado!
Qualquer pessoa que não tenha o minimo de conhecimento em SQL será infeliz com o hibernate, ou seja, terá que aprender SQL e Hibernate.

Em relação a “funcionalidade”, não consigo imaginar o tipo de projeto que você tem trabalhado, mas é FATO, com hibernate você ganhará muito em produtividade, imagine só você substituindo todas suas classes DAO por uma generica ?

Fica uma dica, procura tutoriais que demonstrem bons exemplos com JDBC e o mesmo com Hibernate…

Boa sorte!

foxpv

O grande lance do Hibernate não é a sintaxe utilizada para realizar as buscas em si, e sim a abstração que ele faz do mundo relacional para o mundo OO (ORM).

igor_ks

Hibernate cra sozinho sua tabela e suas entidades, vc nao precisa construir o banco primeiro, pra depois comecar a programar…
programa td em java e o hibernate cria as tabelas e os campos pra vc

GraveDigger

Olá.

Não :slight_smile:

O hibernate não é uma ferramenta para que o programador não tenha que aprender SQL. Um conceito importantíssimo que você não está considerando, provavelmente porque está somente estudando os conceitos e não aplicando-os profissionalmente é a produtividade.