Ainda não consigo rodar uma aplicação jsf

Caros,

Já inseri no forum outros tópico parecidos, porém ainda não estou conseguindo rodar uma simples aplicação usando TomCat + Eclipse.

Meus arquivos são:

web.xml

JSF javax.faces.webapp.FacesServlet 1 JSF *.jsf

Login.jsp

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>

<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>
<%@ taglib uri=“http://java.sun.com/jsp/jstl/core” prefix=“c” %>

Insert title here

</f:view>

Estou utilizando as .jar

jsf-api.1.2.jar
jsf-impl.1.2.jar

E já entendi o processo pois utilizo Serlet. Não há necessidade de utilizar o web-config.xml pois não estou utilizando nada de bean somente mostrar na tela a saída da tag para verificar se está configurado corretamente.

O problema que ocorre que mostra erro 404. Como o arquivo não estivesse mapeado no web.xml. Pelo tutorial que li não havia necessidade de usar o web-config.xml.

Erro:

HTTP Status 404 - /ProjetoJSF_IBTA/Login.jsf

type Status report

message /ProjetoJSF_IBTA/Login.jsf

description The requested resource (/ProjetoJSF_IBTA/Login.jsf) is not available.

Quando acontecia isso com servlet pois o mapeamento estava errado. Mas agora não entendo de fato o que está ocorrendo.

Alguém poderia me dar uma luz? Já estou queimando os miolos e não entendo.

Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.
Resumindo: altere a extensão do seu arquivo ou crie um novo como .xhtml que a página deverá ser encontrada, no Netbeans por exemplo, existe a opção de criar uma Página JSF (que na verdade é um arquivo .xhtml).

[]'s.

Valeu. Vou verificar o resultado.

Cara,

Troquei e continuou o mesmo problema, ou seja, qualquer script que rodo da o mesmo erro de não encontrar o arquivo (404)

O que ocorre é que vc tem o arquivo login.jsp mas o Servlet do JSF só está mapeado pra requisições .jsf.Precisa fazer uma pequena configuração no web.xml,aqui no momento não lembro de cabeça mas posso te passar amanhã.

E como já foi dito,use xhtml em vez de jsp

Aqui a configuração:

&lt;context-param&gt;
  &lt;param-name&gt;javax.faces.DEFAULT_SUFFIX&lt;/param-name&gt;
  &lt;param-value&gt;.xhtml&lt;/param-value&gt;
&lt;/context-param&gt;

O que eu faço nos meus projetos é criar um index.jsp com o seguinte codigo:

&lt;jsp:forward page="principal.jsf"&gt;

Desse modo,o servlet do JSF vai ser acionado e trocará o .jsf por .xhtml,onde então direcionará para principal.xhtml

Deu pra entender?

Amigo,

eu fiz a modificação os arquivos xhtml estao sendo trocado por jsf mas ainda continua o erro de

type Status report

message /ProjetoJSF_IBTA/Login.jsf

description The requested resource (/ProjetoJSF_IBTA/Login.jsf) is not available.

sei que erro de configuração mas já estou cansando pois não entendo…eu era de php e as coisas eram mais simples.

[quote=carioca2406]
sei que erro de configuração mas já estou cansando pois não entendo…eu era de php e as coisas eram mais simples.[/quote]

Não se desespere,no começo as coisas são dificeis mesmo.

Como é que tá a estrutura do projeto? web,xml,faces-config.xml.Onde vc está colocando as páginas?Se possivel tire um print screen do projeto no Eclipse e coloca aqui.

[quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.
Resumindo: altere a extensão do seu arquivo ou crie um novo como .xhtml que a página deverá ser encontrada, no Netbeans por exemplo, existe a opção de criar uma Página JSF (que na verdade é um arquivo .xhtml).

[]'s.[/quote]Eita, calma ae! JSF 1.2 com xhtml? Isso não vai cheirar bem.

Na boa, você precisa usar o JSF 1.2?

[quote=Hebert Coelho][quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.

Na boa, você precisa usar o JSF 1.2?[/quote]

Ué…qual o problema??

Eu uso de boa.

os arquivo estão descritos acima. Acho que a estrutura está tudo correto. O problema esta no mapeamento do arquivo com a servlet pois o erro que retorna é que o arquivo não está disponível.

Com servlet esse erro ocorre devido ao nome errado, path errado ou mapeamento errado no web.xml mas em jsf não sei como conserta.

Mostra o web.xml e o faces-config.xml

[quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.

Ué…qual o problema??

Eu uso de boa.[/quote]Se for começar uma aplicação do 0… sério mesmo que vc prefere começar do 1.2?

web.xml

<?xml version=“1.0” encoding=“UTF-8”?>
<web-app xmlns:xsi=“http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance” xmlns=“http://java.sun.com/xml/ns/javaee” xmlns:web=“http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-app_2_5.xsd” xsi:schemaLocation=“http://java.sun.com/xml/ns/javaee http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-app_2_5.xsd” id=“WebApp_ID” version=“2.5”>
<display-name>ProjetoJSF_IBTA</display-name>
<welcome-file-list>
<welcome-file>index.html</welcome-file>
<welcome-file>index.htm</welcome-file>
<welcome-file>index.jsp</welcome-file>
<welcome-file>default.html</welcome-file>
<welcome-file>default.htm</welcome-file>
<welcome-file>default.jsp</welcome-file>
</welcome-file-list>

<servlet>
<servlet-name>JSF</servlet-name>
<servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class>
<load-on-startup>1</load-on-startup>
</servlet>
<servlet-mapping>
<servlet-name>JSF</servlet-name>
<url-pattern>*.jsf</url-pattern>
</servlet-mapping>

<context-param>
<param-name>javax.faces.DEFAULT_SUFFIX</param-name>
<param-value>.xhtml</param-value>
</context-param>

</web-app>

web-config.xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<faces-config
xmlns=“http://java.sun.com/xml/ns/javaee
xmlns:xsi=“http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance
xsi:schemaLocation=“http://java.sun.com/xml/ns/javaee http://java.sun.com/xml/ns/javaee/web-facesconfig_1_2.xsd
version=“1.2”>

&lt;managed-bean&gt;
    &lt;managed-bean-name&gt; user &lt;/managed-bean-name&gt;
    &lt;managed-bean-class&gt; estudos.LoginBean&lt;/managed-bean-class&gt;
    &lt;managed-bean-scope&gt;request&lt;/managed-bean-scope&gt;

</managed-bean>

</faces-config>

no caso do arquivo login.xhtml eu nao preciso do web-config.xml pois nao uso nenhum bean.

[quote=Hebert Coelho][quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.

Ué…qual o problema??

Eu uso de boa.[/quote]Se for começar uma aplicação do 0… sério mesmo que vc prefere começar do 1.2?[/quote]

A tua pergunta tinha sido sobre xhtml não ‘conversar’ direito com JSF 1.2 …

[quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.

Ué…qual o problema??

Eu uso de boa.[/quote]Se for começar uma aplicação do 0… sério mesmo que vc prefere começar do 1.2?[/quote]

A tua pergunta tinha sido sobre xhtml não ‘conversar’ direito com JSF 1.2 …[/quote]Na verdade foram duas, e c respondeu a primeira e eu achei que foi a segunda. Perguntas e respostas trocadas. :lol: :lol: :lol:

Na verdade não consigo rodar nenhum script jsf no eclipse sempre, com qualquer script ou tutorial, o erro é o mesmo:

404 já descrito acima…

eu faço a instalação já segui diversos tutoriais os códigos ficam sem erros e na hora final da sempre o mesmo erro. Eu gostaria de saber o que está acontecendo pois não posso acreditar que seja tão dificil assim…

Colegas,

eu resolvi o problema com relação não executar por meio de uma leitura no mesmo problema de uma conversa no forum de anos atrás achado por acaso na internet. O problema que eu além de inserir as bibliotecas no lib do tomcat eu estava adicionando-as no buildpath da aplicação e gera duplicidade e o tomcat não executa.

Bom problema resolvido esse, mas agora eu roda e não consigo visualizar o resultado na tela. A tela fica toda branca. Tenho o seguinte codigo no arquivo:

Insert title here

Se eu inserir texto fora da tag aparece no nagevador bonitinho mas com as tags jsf não. Qual a seria o problema dessa vez?

SOCORRO! NÃO AGUENTO MAIS!

[quote=carioca2406]Colegas,

eu resolvi o problema com relação não executar por meio de uma leitura no mesmo problema de uma conversa no forum de anos atrás achado por acaso na internet. O problema que eu além de inserir as bibliotecas no lib do tomcat eu estava adicionando-as no buildpath da aplicação e gera duplicidade e o tomcat não executa.

Bom problema resolvido esse, mas agora eu roda e não consigo visualizar o resultado na tela. A tela fica toda branca. Tenho o seguinte codigo no arquivo:

Insert title here

Se eu inserir texto fora da tag aparece no nagevador bonitinho mas com as tags jsf não. Qual a seria o problema dessa vez?

SOCORRO! NÃO AGUENTO MAIS![/quote]

Ainda faltam algumas configurações no web.xml,se o mundo não acabar mais tarde eu passo pra vc :smiley:

A boa noticia é que depois que vc conseguir configurar da primeira vez,as próximas serão só ‘copy-paste’.

E formate seu código usando as tags[code].

[quote=Hebert Coelho][quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=raf4ever][quote=Hebert Coelho][quote=Jhoniboni]Acontece que quando você usa JSF, você deve utilizar página com a extensão .xhtml e não mais .jsp. Pois lembre-se que os jsps no fim da história são servlets e o JSF não se torna um servlet, ele apenas permite que utilizemos taglibs mais elaboradas para suas páginas.

Ué…qual o problema??

A tua pergunta tinha sido sobre xhtml não ‘conversar’ direito com JSF 1.2 …[/quote]Na verdade foram duas, e c respondeu a primeira e eu achei que foi a segunda. Perguntas e respostas trocadas. :lol: :lol: :lol: [/quote]

Pode crer :smiley: :smiley: