Achei melhor postar minha dúvida neste tópIco, mais envolve tb banco de dados.
Minha dúvida é o seguinte:
Estou desenvolvendo um aplicativo desktop no netbeans, banco de dados MYSQL. Dentro do formulario PRODUTOS, quando selecionado o produto no masterTable, mostrar a imagem do mesmo.
Só que na verdade são mais de 2000 produtos.
Então tive a ideia de incluir as imagens em um novo campo do banco de dados(DataType) o valor de longblob( maior tamanho de arquivo).
Alguem teria um exemplo de upload de imagem JPG para inclusão do banco de dados? E qual seria a melhor maneira de visualizar esta imagem dentro deste formulario?
Então cara… uma coisa que minha colega usava em Delphi (sim, Delphi) era armazenar somente o diretório das imagens como um varchar, por exemplo, pra não aumentar muito o tamanho da base de dados.
Não sei o quanto isso é elegante ou não, mas…
carloslouvato
Então Tchello, até pensei nisto, somente gravar o caminho da imagem no banco de dados. Mais como vou visualizar ele dentro da minha tela do formulario??? Na verdade quem cadastra as fotos não sou eu!!! e sim o setor de markting da empresa que contratou o serviço,e que automaticamente alimenta o banco de dados, que esta em um servidor dedicado externo com um endereço URL. Sendo que o pessoal de toda região do brasil ja vai estar atualizado, sempre que ouver uma modificação. RSSS
E meu medo é realmente o peso que isso gera dentro da banco… evitando lentidão.
Se tiver uma ideia, agradeço pela ajuda.
Valeu
Carlos Louvato
Tchello
Hmmm saquei!
Qual SGBD vc ta usando?
A aplicação poderia limitar o tamanho do arquivo, converte-lo em binário e então armazena-lo, depois fazer o inverso e criar o arquivo em memória da máquina local.
Creio que seja dessa forma que aconteça.
Abraços!
Tchello
Digo, em um vetor de bytes.
Ainda da pra aplicar algum algoritmo de compressão por cima, o que reduziria o consumo de disco mas aumentaria consideravelmente o processamento… ou seja, deixa o disco encher, é MUITO mais barato.
carloslouvato
Estou usando o pacote de programas, PowerDesigner12 editando as tabelas, SQLyog para visualizar com mais facilidade caso não persista no mesmo.,
Dentro do Power Designer, eu utilizei o Data Type como: Longblob , mais poderia ter usado mediunblob no caso. limitando o peso do arquivo ou ate mesmo inferior.
Acho que tenho primeiramente que incluir a imagem para dentro do banco de dados. Só que estou confuso de como fazer isto, se já existe uma classe para esta finalidade. Depois que estiver no banco, pensar em uma maneira de visualizar a foto no espaço que esta na imagem acima. Estava acabanco de implantar um coversor de busca no mastertable. Só ta faltando isto mesmo.