Ainda vale a pena desenvolver sites?

Bom dia,

Tenho estudado desenvolvimento front end e um pouco de wordpress, queria a opinião de vocês no seguinte, ainda dá pra ganhar dinheiro (estamos em 2016) fazendo desenvolvimento de sites pra micro e pequenas empresas?

Obrigado :slight_smile:

Sendo uma pergunta sobre negócios, a questão não é se vale a pena, mas se você consegue se vender, ou seja, convencer seus clientes de que eles precisam de um site e o que você está oferecendo é o que eles precisam.

A tecnologia tornou tudo mais fácil. Há CMSs completos e gratuitos para quase tudo, a hospedagem custa razoavelmente pouco, campanhas de marketing podem ser feitas dentro de redes sociais e afins. Então, a concorrência tornou-se forte.

Se for trabalhar sozinho ou numa equipe pequena, você precisa desenvolver seu lado comerciante, mostrando seu diferencial em relação às demais opções (muitas gratuitas, vale lembrar). Ofereça um serviço completo ao seus clientes, combinando visual, relevância e qualidade, não um simples site. Lembre do pós-venda e do suporte. De agregar valor (por exemplo, com contrato para você gerenciar o conteúdo, as contas de email ou o pagamento do registro de domínio e da hospedagem). De entender e explicar bem as coisas para o cliente, como o funcionamento da hospedagem, serviços na nuvem, SEO, mobile first, layouts responsivos. Preze pela clareza e cuide para não ser técnico demais.

Se estiver tranquilo (de tempo e de verba), faça um teste: consiga um ou dois clientes pequenos e faça algo para eles, como um estudo de caso, com todos os detalhes (contrato, duração, escopo do que será feito, etc). Pode até ser de graça, inclusive, mas deixe claro que é basicamente uma cortesia e que não é assim que você oferecerá seus serviços, e que o contrato terminará algum dia. Com isso, você poderá sentir como é realmente ser um empresário, não apenas um desenvolvedor de sites.

Sorte aê.

Abraço.

1 curtida

Valeu!

Olha compensa sim viu… A web esta indo pra mobile… Existem sistemas que ja são feitos para a web para ser usados em celulares e Smartphone e com certeza estudar web hoje é bom pra se garantir no mercado ainda mais competitivo e as empresas estão procurando profissionais desde naipe.

1 curtida

Tenho visto as empresas usando facebook. Faz sentido se considerar que facebook é a web pra muita gente. Neste caso acho que desenvolver sites pode ser coisa do passado. Por que a empresa teria uma página no facebook e um site?

1 curtida

Concordo. Talvez a grande motivação pra alguém aceitar ter um site além do FB é algo que o FB não oferece, como algum serviço customizado, loja virtual, pagamentos, etc, dependendo, claro, do negócio pretendido.

Eu vejo o facebook, mais como uma forma de marketing / suporte ao cliente, nada alem disso. Na minha opnião ele não chega nem perto das funcionalidades que uma empresa necessita.