Ainda vale a pena estudar assembly?

Ainda vale a pena estudar assembly?

Sim. Enquanto desenvolverem processadores é necessário assembly.

Eu diria que vale muito a pena, pois você aprende como o computador realmente funciona. Vale a pena também se você quiser uma vaga como programador assembly, mas neste caso, é bom você aprender eletrônica também. Neste caso, a maioria das vagas são para sistemas de controle e automação. Mesmo nestes casos, provavelmente você já vai programar em C, mas é preciso de um conhecimento profundo de hardware.

Ou seja, sempre.

Se estiver interessado em começar, tem um usuário aqui do GUJ com um blog sobre o assunto :arrow: http://assemblybrasil.blogspot.com.br/

:thumbup:

Cara, assembly é o centro de tudo, é a linguagem mais simples e conseqüentemente a mais fácil que existe. É mais fácil que java.
Mas por ser simples, você tem que ter uma boa lógica e entender bem do hardware em que está desenvolvendo. Como o rmendes08 falou, estuda eletrônica e C também, poís mesmo que for desenvolver o sistema de carrinho de controle remoto em C, vai ter que saber assembly para fazer o Kernel e utilizar a memoria (que nesse caso não é preciso, a não ser para colocar o programa dentro da placa do carrinho).

Estude, vale muito a pena! :wink:

Um pessoal respondeu dizendo que ainda vale a pena estudar assembly.O que devo fazer para estar atualizado sobre isso? Por exemplo, quando não mais valer a pena estudar assembly, o que deverei fazer para saber disso?

Entra em sites do assunto como:
http://www.assembly.org/

[quote=assembler]galera,me desculpem eu não ter respondido antes a nenhum de vocês, isso aconteceu por causa de eu não saber usar bem o fórum.
Eu estava esperando as respostas aparecerem abaixo da mensagem que coloquem, até achei que estavam demorando responder e cliquei em um lugar para ver o que aconteceria, mas cliquei no lugar errado.

Continuando a tirar minhas dúvidas sobre assembly.
Um pessoal respondeu dizendo ainda vale a pena estudar assembly.O que devo fazer para estar atualizado sobre isso? Por exemplo, quando não mais valer a pena estudar assembly, o que deverei fazer para saber disso?
[/quote]

Veja bem, sempre vai ter mercado para quem conhece assembly, porém ele é completamente diferente do mundo Web por exemplo. Veja bem, dificilmente você vai escrever um jogo ou uma aplicação comercial em assembly, muito provavelmente o que você pode fazer é controlar uma esteira, controlar válvulas, disponibilizar leituras de pressão ou temperatura em uma porta serial, esse tipo de coisa, você pode ainda trabalhar na fabricação de discos rígidos, BIOS, etc.

O que eu devo ter para ser um programador assembly? Devo ter graduação? Quais são os cursos que ensinam assembly? É possível aprender assembly não fazendo curso?

[quote=mcirqueira]Cara, assembly é o centro de tudo, é a linguagem mais simples e conseqüentemente a mais fácil que existe. É mais fácil que java.
Mas por ser simples, você tem que ter uma boa lógica e entender bem do hardware em que está desenvolvendo. Como o rmendes08 falou, estuda eletrônica e C também, poís mesmo que for desenvolver o sistema de carrinho de controle remoto em C, vai ter que saber assembly para fazer o Kernel e utilizar a memoria (que nesse caso não é preciso, a não ser para colocar o programa dentro da placa do carrinho).

Estude, vale muito a pena! :wink: [/quote]
Peraí, estamos falando em que termos mesmo?
Simples? Desde quando dizer a uma máquina o que ela deve fazer é simples?
Camarada, eu quase fui fazer pedagogia quando vi assembly na faculdade. Coisinha sem graça. Até hoje tenho gastrite por causa dessa coisa.
Já acho C um pé no saco por uma série de coisas, quanto mais assembly.
Enfim, ainda vale a pena estudar, pois todo tipo de aplicação e solução que dependa de linguagem de baixo nível pode requerer assembly.
É um paraíso para alguns e certamente, paga bem.

Sim, você pode aprender assembly sozinho, a Internet tem muito material, porém, apenas Assembly não te faz um profissional completo. Por exemplo, se você for trabalhar com automação, você vai precisar conhecer eletrônica, física, etc. Sendo assim, é altamente recomendável que você curse uma faculdade. Pelo seu perfil, talvez EE ou EC sejam os ideais, embora alguns cursos de CC tem um bom conteúdo de programação de baixo nível.

uma pequena pergunta…ganha bem trabalhar com assembly, pelo - uns 3 k pra cima? não sei, chutei!

É verdade que o C substituiu muita coisa do assembly? Se o C ou não sei o quê substituir todo o assembly assim como o assembly substituiu a linguagem de máquina, não será necessário o assembly.

Assembly é mais focado para o ramo de engenharia eletrica, desenvolvimento de hardware, e mesmo assim e usado C para a maioria das coisas hoje em dia… Até aqueles controladores pic antigos da para usar C imagine os atuais… Vale mais apena focar em C se vc for para o ramo de engenharia eletrica

É verdade que o C substituiu muita coisa do assembly? Se o C ou não sei o quê substituir todo o assembly assim como o assembly substituiu a linguagem de máquina, não será necessário o assembly.[/quote]
Quando foi que assembly substituiu a linguagem de máquina?
Quando é que C vai sobrepor assembly?
Quando é que Java vai subjugar COBOL?
C pode fazer uma série de coisas (talvez tudo) que assembly faz. Mas uma coisa é fazer, a outra substituir.
Assembly não substituiu a linguagem de máquina. Elas ainda falam 0 e 1 e continuarão por muito tempo.

É verdade que o C substituiu muita coisa do assembly? Se o C ou não sei o quê substituir todo o assembly assim como o assembly substituiu a linguagem de máquina, não será necessário o assembly.[/quote]

Veja bem, qualquer programa de computador, em qualquer linguagem de programação vira Assembly no final. A questão toda é se você precisa escrever Assembly na mão.
Ocorre que, à medida que o hardware se torna mais poderoso, é mais produtivo escrever os programas em linguagem de alto nível e usar um compilador para converter o código. Isso aconteceu com os computadores por volta de uns 40 anos atrás com o COBOL, Fortran, C, Algol, etc. Hoje em dia, a maioria dos equipamentos de hardware já possuem memória o suficiente para suportar programas em C, pois programas escritos em linguagem de alto nível sempre são maiores do que programas escritos à mão.

Veja bem:

Assembly == linguagem de máquina

Sim, você pode aprender assembly sozinho, a Internet tem muito material, porém, apenas Assembly não te faz um profissional completo. Por exemplo, se você for trabalhar com automação, você vai precisar conhecer eletrônica, física, etc. Sendo assim, é altamente recomendável que você curse uma faculdade. Pelo seu perfil, talvez EE ou EC sejam os ideais, embora alguns cursos de CC tem um bom conteúdo de programação de baixo nível.[/quote]

Você disse que se eu precisar trabalhar com automação, vou precisar conhecer eletrõnica,física,etc. Etc o quê?

Você também disse que pelo meu perfil, talvez EE ou EC sejam os ideais, embora alguns cursos de CC tem um bom conteúdo de programação de baixo nível. O que você quiz dizer com EE, EC, CC.

Por favor, não imagine meu perfil para me responder. Por isso pergunto outra vez:Quais são os cursos que ensinam assembly?
Qual é o salário mínimo de um programador assembly?

EE = Engenharia Elétrica
EC = Engenharia de Computação
CC = Ciência da Computação