AJAX-Desenvolvendo aplicações que rodem jsp em apenas um frame

6 respostas
D

Olá pessoal!

Eu andei usando o netbeans visual web editor e gostei muito. Agora gostaria de saber se tem como pegar a aplicação que eu criei e visualizá-la em apenas um frame.
Como eu faria isso no meu site usando o ajax?

Agradeço desde já.

6 Respostas

marciobarroso

Eu estou atualmente trabalhando em um projeto onde temos o requisito parecido com o que vc menciona.
Toda a aplicação é carregada em um único jsp.

Este jsp é dividido como um frameset, mas usando divs. Todas as requisições da aplicação são feitas via ajax, e com javascript, eu direciono a resposta para o div específico. Qdo começamos o projeto, acabamos fazendo toda a parte de comunicação AJAX - Servidor na mão … Escrevemos cada linha de javascript fazendo tudo.
Tivemos que fazer desta forma, pois o cliente queria a aplicação web com o mesmo funcionamento da aplicação desktop … e, infelizmente, isso foi vendido desta forma, e nós tivemos q nos virar e fazer acontecer … o resultado ficou bom.

[]'s

G

vc vai te q usar muito javascript… e mostrando o resultado em div…
se a aplicação web for muito grande a pagina vai ficar bem carregada.

dbispo

Para comunicação cliente-servidor usando ajax, o link abaixo tem um tutorial bem básico:

http://developer.mozilla.org/pt/docs/AJAX:Como_come%C3%A7ar

D

Foi basicamente nesse tutorial que eu utilizei para a criação do hello world.
O interessante é que eu não necessite utilizar chamadas de funções ajax para isso.
Seria como se fosse uma janela com uma aplicação dentro desse frame. Já vi várias utilizações como o netvibes.com e a página inicial do google.
Poxa será que ninguém teve essa idéia? Será que o ajax tem tão pouco tempo assim? Isso seria basicamente a separação total do site-aplicação. Assim você criaria aplicações independentes e utilizaria o ajax para realizar esse tipo de interface.
Eu acho que usando esse esquema tem como misturar php com jsp. Uma solução muito interessante para quem mexe com php e está afim de migrar para java.

dbispo

Hm… Vc poderia tentar usar o GWT também…

http://code.google.com/webtoolkit/

D

O GWT é muito bom mas ele apenas codifica. Eu quero codificar menos. Eu quero que todos os links clickados no frame abrem uma pagina que fique dentro dele.

Criado 29 de dezembro de 2006
Ultima resposta 2 de jan. de 2007
Respostas 6
Participantes 4