Ajax e arquitetura do projeto

2 respostas
J

Olá pessoal

Lí um livro de ajax, que ensinava a fazer chamadas assincronas ao servidor via javascript.
Não precisava ter nenhum scriptlet na pagina, nem tags java (q agora esqci o nome rs).

É seuguro e / ou usual criar um projeto onde na camada de apresentação seja tudo HTML sem nada de JSP, só html se comunicando com o servidor através do javascript ???

VALEW

2 Respostas

K

blz
Seguro, nao é, pois tudo que fica a cargo do JS pra segurança fica furado.

mas vc pode “aumentar” a segurança
1-verificando TODAS as entredas e saidas
2-criando meios de permitir atender a apenas pedidos vindo da sua propria pagina

entre muitas outras coisas

se vc quizer dar uma olhada na parte de segurança, o livro “Escrevendo Código Seguro” é uma boa
nao se assuste por ser Microsoft(vao ter oq que vao dizer que programam em Java por isso nao serve), apesar disso, praticamente nao tem código .net(mais C, C++), ele passa mais fundamentos.

alias. qual livro que voce leu sobre JS apenas?

abs
T+

J

Bom, sobre JS eu sei o basicão.
o que eu aprendi a fazer esse tipo de chamada do JS ao servlet foi o

AJAX COM JAVA
Steven Douglas Olson
editora Alta Books

Acho que esse negócio de fazer o código JS chamar o JSP é uma grande tendencia, mas em termos de seguranção não sei como proceder.
Quando a gente faz uma chamada , faz para o servelet.
E li nun livro ( acho que no USE A CABEÇA JSP e SERVLETS)
que as servlets reconhecem se estão sendo chamadas do outro domínio, caso isso ocorra elas não respondem.
Eu achei um pouco tenso esse negócio de escrever o código em JS e chmar o servlet. Mas se o cara abrir o JS , o q é bem facil, pois vem no browser. Ele vai ver o endereço do meu servlet numa boa.
Eu ainda não tive tempo para testar se o servlet realmente não aceita ser chamado a partir de uma página de outro domínio … Se vc ou alguem souber algo a respeito. por favo fale XD
acho que essa discução pode render um bom ganho de conhecimento XD

VALEW

Criado 10 de maio de 2008
Ultima resposta 10 de mai. de 2008
Respostas 2
Participantes 2