Pessoal, tenho trabalhado com JSF mas to tendo uam certa dificuldade em encontrar uma abordagem que utilize ajax porém sem ter q usar componentes personalizados (escritos para ser usado com ajax) e sem perder a vantagem de usar os actions/actionListeners do managedBean (MB).
já dei uma olhada no mabon, mas no meu projeto nem roda qdo coloca o jar dele (to usando a RI e mais umas libs da IBM, nao sei se pode ter alguma coisa a ver…).
O DWR tb eh mto bacana, mas ele nao aproveita as vantagens do MB. já fiz até algo caseiro, onde eu uso um servlet para capturar minhas requisicoes ajax e passo como parametro o MB e o metodo q eu quero chamar e depois pego o componente que precisa ser atualizado e dou um encodeBegin(context) nele, e depois faço um context.responseComplete(), mas também nao adiantou, pois acabou re-renderizando toda a página.
Alguem aí já usou alguma solucao que desse certo e usasse o MB?
me ajudem aí que ja perdi um tempo com isso.
valeu!
Ajax e JSF sem perder as vantagens do JSF
5 Respostas
Kra, veja c esse link te ajuda:
http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/learning/tutorials/index.jsp
[]'s
valeu pelo link… nao sei se vi errado, mas pelo que vi ali ta dando exemplos de como utilizar componentes ajax, ou seja, os componentes foram escritos para serem utilizados com ajax.
O que eu procuro é uma forma de trabalhar com um componente comum usando ajax… eu quero usar aqueles basicos como <h:dataTable> e cia.
se alguem conseguiu usar alguma abordagem que pelo menos chegue perto disso que eu to procurando… ou entao que nao tenha nada a ver mas que tenha dado certo, posta aqui que eu to precisando usar isso, pois as aplicacao a ser desenvolvida é crítica e questao de performance, ou seja, quanto mais ajax eu conseguir colocar, melhor.
valeu pessoal 
valeu pelo link… nao sei se vi errado, mas pelo que vi ali ta dando exemplos de como utilizar componentes ajax, ou seja, os componentes foram escritos para serem utilizados com ajax.
O que eu procuro é uma forma de trabalhar com um componente comum usando ajax… eu quero usar aqueles basicos como <h:dataTable> e cia.
se alguem conseguiu usar alguma abordagem que pelo menos chegue perto disso que eu to procurando… ou entao que nao tenha nada a ver mas que tenha dado certo, posta aqui que eu to precisando usar isso, pois as aplicacao a ser desenvolvida é crítica e questao de performance, ou seja, quanto mais ajax eu conseguir colocar, melhor.
valeu pessoal![]()
Amigo,
Voce conseguiu alguma coisa a respeito do seu problema com Ajax/JSF ??
consegui sim… facelets e jsf 1.2. mto bom!
procura na web o war de exemplo do javaOne sobre jsf 1.2. Acho que lá voce consegue ter um bom ponto de partida 
acho que o ajax4jsf pode resolver pelo menos grande parte do teu problema com ajax