Ajax e JSF

7 respostas
J

Olá pessoal,

Estou um pouco confuso com algumas coisas e gostaria que vocês me ajudassem a esclarecer.

Em primeiro lugar gostaria de saber na opnião de vocês qual seria a melhor solução para trabalhar com ajax e JSF?

Bom, estive dando uma olhada em facelets e achei interessante, gostaria de saber se existe alguma forma de trabalhar com ajax e facelets.
Me parece, não tenho certeza, que com RichFaces isso não é possível, já com Icefaces não sei como funciona.

Até agora só trabalhei com a implementação da sun do JSF, existe uma solução melhor neste caso?

Obrigado

7 Respostas

Marky.Vasconcelos

Não é possivel usar o RichFaces+Ajax?

Claro que é.
Eu uso essa combinação

J

Mark_Ameba:
Não é possivel usar o RichFaces+Ajax?

Claro que é.
Eu uso essa combinação

Mark_Ameba, não quis dizer com ajax, mas sim com facelets. Não sei se é possível usar RichFaces com facelets.

O que quero é trabalhar com jsf usando facelets e ajax. Estive dando uma olhada no iceFaces e vi que com este é possível.

Outra dúvida que tenho é se posso usar Facelets em qualquer implementação de JSF?

Me corrijam se estiver errado, mas com o pouco que li sobre icefaces, vi que este não é uma implementação do JSF, mas sim um framework que usa alguma implementação(Sun JSF 1.1, Sun JSF 1.2, MyFaces JSF 1.1) para adicionar recursos em ajax.

Com o RichFaces é a mesma coisa?

Obrigado.

FernandoCartaxo

com você mesmo disse, dá uma olhada no icefaces
creio que é uma boa alternativa para ajax com jsf
http://www.icefaces.org/main/home/index.jsp

rponte

Joaozava:
Olá pessoal,

Estou um pouco confuso com algumas coisas e gostaria que vocês me ajudassem a esclarecer.

Em primeiro lugar gostaria de saber na opnião de vocês qual seria a melhor solução para trabalhar com ajax e JSF?

Bom, estive dando uma olhada em facelets e achei interessante, gostaria de saber se existe alguma forma de trabalhar com ajax e facelets.
Me parece, não tenho certeza, que com RichFaces isso não é possível, já com Icefaces não sei como funciona.

Até agora só trabalhei com a implementação da sun do JSF, existe uma solução melhor neste caso?

Obrigado

Olá João,

Acho que está havendo uma confusão sua a respeito de implementação JSF, conjuntos de componentes JSF e o framework Facelets. Logo acho que vale a pena você dar uma olhada neste post,
http://www.rponte.com.br/2008/02/18/qual-implementacao-jsf-voce-usa/

Abraços e boa sorte.

J

rponte:
Joaozava:
Olá pessoal,

Obrigado

Olá João,

Acho que está havendo uma confusão sua a respeito de implementação JSF, conjuntos de componentes JSF e o framework Facelets. Logo acho que vale a pena você dar uma olhada neste post,
http://www.rponte.com.br/2008/02/18/qual-implementacao-jsf-voce-usa/

Abraços e boa sorte.

Olá Rafael,

Realmente estava um pouco confuso quanto a implementação, achava que o icefaces era uma delas, pois nunca havia usado e já tinha lido muita gente pela internet falando que usava essa implentação! rs

Lendo um pouco sobre o icefaces vi que este não era implementação, mesmo assim seu post ajudou a esclarecer mais algumas dúvidas também!

Bom, lá você diz que prefere o Richfaces o que já responde outra pergunta minha!

Só gostaria de saber é se usando esses componentes como Richfaces ou outros que rodam em cima de alguma implementação eu consigo utlizar facelets. Com facelets as páginas ficam mais “limpas” na minha opnião, com icefaces vi que é possível, não sei com Richfaces.

Acredito também que facelets funcione em qualquer implementação do JSF né, este é outro componente que tenho pouco conhecimento teórico, sobre como ele funciona realmente.

Obrigado pela ajuda.

rponte

Olá João,

Facelets funciona com praticamente todas as implementações e conjuntos de componentes que conheço, na verdade, nunca vi nenhum conjunto de componentes que não suportasse Facelets.

Hoje em dia começar aplicações sérias em JSF sem Facelets não vale a pena, alias, utilizar JSF de qualquer forma, seja para aprendizado ou produção, deveria-se adotar Facelets. Ele é bem simples de configurar, bem mais produtivo, mais compatível com JSTL, mais rápido que JSP, entre várias outras vantagens em relação ao JSP puro.

Enfim, você poderá -e é muito aconselhável- usar Facelets com Richfaces ou qualquer outro conjunto de componentes, você só tem a ganhar com isso.
Abraços.

J

Olá Rafael,

Mais uma vez obrigado…

É, realmente o facelets é bem interessante, além dessas vantagens que você citou, vou estudar bem ele.

Agora sem te querer te encher muito, mas…

Só queria saber se existe algum motivo específico para você preferir o Richfaces, e qual vantagem, se é que você avaliou isso, ele teria sobre o icefaces.
Com o Richfaces ainda não mexi, mas com o icefaces confesso que fiquei bem entusiasmado.

Obrigado.

Criado 29 de dezembro de 2008
Ultima resposta 30 de dez. de 2008
Respostas 7
Participantes 4