Ajax ou JSF

4 respostas
airmigjr

Pessoal,
sou iniciante em JAVA e em JAVA para Web.
Aprendi um pouco de JSP e HTML, e para resolver alguns problemas (tipo atualização de um campo dinamicamente) descobri que eu precisaria aprender AJAX. Porém, eu gostaria de continuar evoluindo em JAVA, e portanto eu gostaria de aprender JSF para poder trabalhar com XXXFaces, utilizando Glassfish, etc. Fazer as 2 coisas para mim no momento fica pesado financeiramente e principalmente apertado com relação ao tempo. Se eu aprender JSF e qualquer outro “Faces”, como ICE, RICH, PRIME, etc, este problema de atualização dinâmica de algum campo na página já estará resolvido automaticamente ou é indispensável este aprendizado (em AJAX)?

1 [ ]
airmigjr

4 Respostas

fabiozanardi

'e importante voce saber como ajax funciona, mas um framework como o jsf utilizando primefaces vai deixar o ajax transparente para voce.

airmigjr

Cara, muito obrigado.
Para ganhar tempo vou estudar logo JSF, e depois parto para AJAX só para não ficar uma lacuna no meu conhecimento.

Obrigado novamente.

1 Abraço,

airmigjr

fabiozanardi

O primefaces, ou mesmo o jsf puro vai resolver com transparencia o ajax para você, vai ser praticamente 2 tags a mais no seu botão, por exemplo, se quiser que utilize ajax:

<p:commandButton value="Adicionar" action="#{createBookBean.createNew}" update="@form" id="btnAdd" ajax="true" />

o comando acima foi retirado de 1 exemplo do site do primefaces, ele chama uma ação do bean pelo comando action, avisa que vai atualizar o conteudo do form da pagina apenas.

um abraço

FernandoFranzini

airmigjr:
Pessoal,
sou iniciante em JAVA e em JAVA para Web.
Aprendi um pouco de JSP e HTML, e para resolver alguns problemas (tipo atualização de um campo dinamicamente) descobri que eu precisaria aprender AJAX. Porém, eu gostaria de continuar evoluindo em JAVA, e portanto eu gostaria de aprender JSF para poder trabalhar com XXXFaces, utilizando Glassfish, etc. Fazer as 2 coisas para mim no momento fica pesado financeiramente e principalmente apertado com relação ao tempo. Se eu aprender JSF e qualquer outro “Faces”, como ICE, RICH, PRIME, etc, este problema de atualização dinâmica de algum campo na página já estará resolvido automaticamente ou é indispensável este aprendizado (em AJAX)?

1 [ ]
airmigjr

é indispensavel sim…aprenda JSF que ele fara o ajax automatico para vc - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/09/14/referencia-javaserver-faces-2/

Criado 29 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 1 de mar. de 2012
Respostas 4
Participantes 3