Ajax Primefaces

Ola pessoal, espero que esteja tudo bem !!

To aqui por que estou com uma duvidinha simples, estou estudando primefaces com jsf e estou achando muito bom, mas estou com uma duvida sobre como fazer uma ajax com jsf, visto que com jsp e servlet e tdu via javascritp, e no jsf parece que nao e muito bom ficar fazendo isto, voceis poderiam me dar um pequeno exemplo bem simples so pra eu ter uma ideia, tipo tenho meu <p:layoutUnit> com posicao esquerda que serve de menu dentro <p:layout>, onde tambem tem um <p:layuotUnit>Central, gostaria de quando eu clica-se link do lado esquerdo ele abra uma pagina no centro, com jsp servlet eu sei faze isto mas com jsf nao, alguem pode me ajudar com um exemplo simlples ???

suguestoes, links ,videos epdfs sobre o assunto sao bem vindos .

desde ja um abração pra todo mundo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Com JSF existe uma API de javascript própria p/ isto. Mas é muito mais prático q vc faça dessa maneira:

<h:form>
  <h:inputText value="#{myBean.text}">
    <f:ajax event="keyup" execute="@this" render="whatImTyping" listener="#{myBean.ajaxAction}" />
  </h:inputText>
  <h:outputText id="whatImTyping" value="#{myBean.text}" />
</h:form>
@Named
@RequestScoped
public class MyBean {
  private String text;

public String getText() { return text; }
  public void setText(String text) { this.text = text; }

public void ajaxAction(AjaxBehaviorEvent e) {
    // Aqui vc processa a requisição ajax!!
  }
}

Isso só funciona do JSF 2 p/ frente, no JSF 1.x vc depende da suite de componentes implementar algo p/ vc. Antes q alguém venha me dizer alguma coisa, é claro q é possível criar componentes AJAX no JSF 1.x mas o esforço ñ compensa.
Vc tb pode usar os componentes AJAX do PrimeFaces como p:commandButton ou p:ajax.

Vlw cara, brigadacoooooooooo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: