Ajax - teoria e prática

Olá pessoal

Bom, seguinte… sou desenvolvedor web… trabalho com asp e php atualmente, e estou morrendo de vontade de começar a usar java para minhas aplicações web… só que me surgiu uma dúvida… não tem nada a ver com alinguagem, mesmo porque já tenho algum conhecimento. é em relação ao AJAX.
Na teoria, o que é ajax?? Pensei com meus botões, na verdade ajax é puramente javascript que executa um método de requisição em outra página e retorna os dados na página atual, correto?? e na prática? é tão simples assim? Fiquei confuso em relação a isso, pois já vi várias aplicações que faziam isso, antes do ajax entrar na moda… obviamente não eram tão bem elaboradas como as de hoje… bom… enfim… minha dúvida é essa… o que é ajax afinal? se alguem tiver um exemplo pra dar… pra facilitar, utilizo netbeans e pretendo aprender jsf… se surgir exemplos de aplicações com ajax… agradeço…

Olha um material bem simples sobre isso -> http://repo.maujr.org/artigos/gwt/google-web-toolkit.pdf

Mauricio, arquivo danificado… naum cosnigo visualizar… eu já li alguma coisa sobre gwt… mas naum me aprofundei… an verdade foi uma “leitura dinamica” saca?
=]

pode exemplificar como funciona mais ou menos??

Não tinha visto que o arquivo tava dando pau :frowning:

Mas tem o no formato de folheto ó -> http://repo.maujr.org/artigos/gwt/google-web-toolkit-folheto.pdf

O material começa com uma introdução sobre o que é AJAX depois ele vai pro GWT, talvez lhe clareie um pouco mais sobre o que vem a ser a tecnologia.

é… entendi mais ou menos… mas sem uma palicação de exemplo naum vou sacar direito… vou dar uam procurada… deu uma clareada na mente… mas ainda assim ficam coisas a se saber… valeu pela dica… vou estudar… =]

PS: parabéms pelo blog… show

Para vc ver o ajax em ação é só navegar no google … o gmail usa ajax em quase tudo q ele faz.

[]'s

Sim, eu sei que o gmail usa ajax em quase tudo, inclusive a minha página incial do google é personalizada com VÁRIOS WIDGETS… ajax na veia… mas queira ver o fonte de uma aplicação… saca?? enfim… vou dar uma lida… problema é que é em ingles… mas enfim…
vou estudar… quando fizer minha primeira aplicação em ajax posto aki e vou pedir auxilio com certeza =]

abraços… e valeu pelas ajudas e dicas…

[color=red]Pirataria é crime, passível de moderação e terminantemente proibida neste fórum. Leiam as regras do fórum. [/color]