Gente,
me ajudem a melhorar o soft que estou fazendo? É para bares (pequenos) …
Se coloquem na pele de um dono de bar e tentem fazer o seguinte:
-> Cadastrar alguma coisa (ou cliente, ou fornecedor ou produto)
-> Editar algum cadastro
-> Fechar as contas das duas mesas que já tem gente sentada
-> Um cliente sentou em uma mesa…
-> Esse cliente nao consumiu nada e foi embora
-> Cliente sentou em mesa, consumiu produtos
-> Cliente tentou sair sem pagar a conta
-> Cliente pagou a conta e saiu
-> Chegou um cliente no balcao
-> Consumiu produtos …
-> Foi embora
-> Entrada no estoque
-> Saida no estoque
http://dl.dropbox.com/u/15625458/BarButeco.jar
obrigado a quem contribuir !
está de parabéns e está muito bom.
Bonito e tal.
Mas a melhor dca que eu te dou é arrumar um bar pequeno para estar usando, o cliente certamente é a melhor pessoa para dizer se o programa agrada ou não.
vc pode fazer com que ele não pague nada por um periodo e vai melhorado ele quando estiver estável começa a vender em escala. o que vc achou ?
Na verdade vou fazer isso mesmo,
o software esta vendido para um amigo meu…
Vou vender por micharia…
Mas a ideia é de vender para outros bares
Abraços
Antes de mais nada: está muito bom visualmente e bem completo. Simples de usar, mas está incompleto, certo? A parte de relatórios ainda parece em desenvolvimento e os dados não são salvos em lugar algum.
Como você quer sugestões, vamos a elas:
-
A frase “Registre antes de usar o programa” deveria aparecer na janela, como um rótulo, e não no título. O título poderia ser algo mais objetivo como “Registro”
-
Os dados de registro, assim como todos os dados da aplicação, devem ser salvos de maneira permanente em algum lugar (banco de dados embarcado, talvez)
-
Usar uma máscara para o telefone na tela de registro pode facilitar a vida do usuário e ajudar na consistência de dados
-
Quando você indicar que todos os campos são obrigatórios, poderia dar o foco para o primeiro campo não preenchido
-
Por que a contagem de mesas, código de produtos, de clientes, etc. começa do zero?
-
A busca não funciona muito bem. Se eu procuro por ‘enroladinho’, não encontro nada, mas se eu pesquisar por ‘salgado’ o programa mostra os salgados da forma certa. Não seria interessante poder pesquisar em todo o nome do produto? Por exemplo, digito ‘coca’ e a busca funciona
-
Na hora de dar entrada ou saída no estoque, o campo de busca só funciona se o nome bater exatamente (inclusive maiúsculas/minúsculas)
-
Se o nome não bate na parte de estoque, a mensagem de elemento não encontrado é mostrada com problema de encoding (aparece ‘não’ no lugar de ‘não’)
-
Qual gerenciador de leiaute você está usando? Na tela principal, alguns componentes do lado esquerdo da tela ultrapassam os limites das bordas (ao menos no Ubuntu, rodando sob OpenJDK)
-
Quando edita-se o preço de um produto e coloca-se vírgula como separador decimal, o programa não faz nada (nem atualiza, nem avisa sobre erro). O mesmo ocorre digitando-se letras no campo de preço
-
“Fechar” não deve ser um menu, e sim um item de menu
-
Falta consistência de ícones (em especial os ícones grandes). Alguns são chapados, outros tem perspectiva, vários tem tamanhos diferenets, o que torna o visual inconsistente. Um exemplo bem óbvio é a diferença de visual entre os botões de adicionar e remover. Aliás, preste atenção na questão da licença desses ícones
-
No lado esquerdo inferior da tela principal, os botões tem tamanhos diferentes
-
Em alguns lugares (como na tela de relatório financeiro rápido) a tabela é editável (mas não deveria ser)
-
Os relatórios rápidos são iguais
-
O gerador de relatórios não funciona
Nossa chará,
você me ajudou muito mesmo… Muito muito… Agradeço cada palavra que você digitou…
Vou fazer TODAS as modificações e quando estiver pronto aviso…
Muito obrigado pelas dicas!
Um abraço!
OBS: vou usar um bd embutido sim, HSQLDB … E o gerador de relatorio vou usar Jasper + IReport , mas nao fiz ainda por que vou fazer apenas quando o BD estiver funcionando …
vou precisar de ajudar quando eu for modelar o sistema, voce poderia me ajudar?
Meu msn é unicorendaextra@hotmail.com
Mesmo assim, vou fazer as mudanças e posto aqui, ou te mando um MP, certo?
abraços!
Bom,
mudei tudo o que consegui no momento…
Já esta atualizado no link:
http://dl.dropbox.com/u/15625458/BarButeco.jar
Algumas coisas que faltam fazer seguindo suas dicas:
-> modificar totalmente as janelas de relatorio financeiro e de produtos [fazer que nem nas demais janelas que contem eventos na Jtable, onde a pesquisa irá “ordenar” os elementos da tabela
-> modificar o sistema de pesquisa…Criar algoritmo novo…
-> mudar as contagens das mesas e id de produtos (começar em 1)
-> verificar os icones grandes
Demais coisas a fazer para completar o sistema:
-> modelar o banco de dados
-> colocar o HSQLDB para funcionar
-> Implementar o gerador de relatorios com o IReport
Isso ai,
obrigado! Continuo aberto para mais observações
e sugestões