Ajuda abaixar framework java via LInuz Ubuntu

Olá,

tenho que alterar um arquivo via Linux Ubuntu e sua exigencia que seja

Para a execução dos passos a seguir é necessário ter direitos de super-usuário (i.e. root) no sistema. Será utilizada a ferramenta apt-get nos exemplos.

eu entro com o usuario visitante que criei quando instalei o Linux Ubuntu e quando dou edit no arquivo da mensagem
não tem permissão para alterar.

Minha duvida como façoa pra entrar com usuário root e sua senha do Linux Ubuntu versão 11.04.

se alguém puder me ajudar.

agradeço…

O ideal seria executar o programa como super-usuário i[/i]. Verifique, ao abrir o sistema, qual é a uid do usuário. O super-usuário têm como uid o valor 0. Em shell script, você faria basicamente isso:

#!/bin/bash if [ "$(id -u)" != "0" ]; then echo echo "Voce deve executar este script como root! " else echo "Voce e root!" fi

Em Java eu creio que não seja possível, no entanto, com C é viável, pois já implementei algo parecido. Tente criar uma biblioteca dinâmica em C, e use-a em Java.

Eu acho que ele não quer fazer via código e sim pelo terminal mesmo…
se for isso faça:

su root + ENTER
e digite a senha do usuário root e aperte ENTER.

De qualquer forma, acabei achando a biblioteca dinâmica que eu criei há um tempo atrás.

Essa biblioteca possui apenas uma função, essa função é a isRoot(). Essa função retorna true se o usuário for o root, e retorna false, se for qualquer outro usuário. Você pode usar da seguinte forma:

public static void Main(String args[]){ if (isRoot()) { //Executa as funções normalmente } else { System.out.println("O programa deve ser executado como root.\n"); system.exit(0); }

sudo su

Olá pessoal,

Já que estão falando no assunto, queria aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida:

Tenho algum tempo de experiencia com Linux, e recentemente resolvi experimentar o Ubuntu (Resisti o quanto pude mas nao é que o bicho é bão!? rsrs)
Fiquei intrigado com uma coisa:

O usuário root não está mais disponível para login?
Na instalação eu escolho a senha do usuário principal (que é comum), ele consegue fazer qualquer coisa via sudo.
Mas e o login de root propriamente dito?
Não dá para se logar com ele pelo terminal, nem pelo “su”, pois a senha não é conhecida (evidentemente com “sudo su” funciona, mas aí é outra história). O que houve, foi alguma decisão da distro tornar o root uma espécie de usuário de sistema oculto? Ou tem algum detalhe que me passou despercebido?

Valeu!

[quote=gomesrod]Olá pessoal,

Já que estão falando no assunto, queria aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida:

Tenho algum tempo de experiencia com Linux, e recentemente resolvi experimentar o Ubuntu (Resisti o quanto pude mas nao é que o bicho é bão!? rsrs)
Fiquei intrigado com uma coisa:

O usuário root não está mais disponível para login?
Na instalação eu escolho a senha do usuário principal (que é comum), ele consegue fazer qualquer coisa via sudo.
Mas e o login de root propriamente dito?
Não dá para se logar com ele pelo terminal, nem pelo “su”, pois a senha não é conhecida (evidentemente com “sudo su” funciona, mas aí é outra história). O que houve, foi alguma decisão da distro tornar o root uma espécie de usuário de sistema oculto? Ou tem algum detalhe que me passou despercebido?

Valeu![/quote]

No Ubuntu você têm que criar essa senha. Digite em um shell:

$ sudo passwd

Daí ele pedirá a sua senha (do usuário), e logo após a senha para o root.

[quote=Andre Rosa]No Ubuntu você têm que criar essa senha. Digite em um shell:

$ sudo passwd

Daí ele pedirá a sua senha (do usuário), e logo após a senha para o root.[/quote]
Obrigado pela resposta!

Mesmo assim continuo não entendendo qual foi a idéia por trás disso tudo hehe