Ajuda! (Algoritmos Teoria e Pratica)

Olá amigos do GUJ, gostaria de novamente pedir a ajuda dos senhores para um problema que venho encontrando…

Estou em um curso no qual usa-se o livro texto do Cormen (Algoritmos Teoria e Pratica), durante as aulas não conseguia entender muita coisa, principalmente pela grande quantidade de calculos matematicos apresentados… Eis que então comecei a estudar em casa para tentar compreender a acompanhar o curso e para minha surpresa o livro do Cormen é tão ou mais complexo que os slides que o professor usa durante as aulas, várias nuancias, minucias e até mesmo calculos brutos são “escondidos” deixando dificil a aprendizagem… Bom, estou no começo do livro, aprendendo sobre “bigO” e nessa parte há uma imensa atribuição matematica que não é de facil compreensão… Alias no livro ele te recomenda usar os apendices que são auxiliares na aprendizagem da matematica usada no livro, no entanto ao ir para o apendice, sinceramente nada dele é compreensivo, ele apenas joga igualdades em sua cara e diz “é assim” e não te explica o fundamental que é “como eu faço para descobrir que é assim”… Já nos proprios exercicios do apendice você percebe que a parte teorica do proprio apendice não é suficiente para resolve-los… Eu já tive uma boa base de calculo, e sinceramente por vezes eu penso que estou com um livro de calculo na mão e não de algoritmos, e que se eu quiser realmente entender esse livro precisarei usar mais uns 2 ou 3 livros de calculo para entende-lo efetivamente…

No entanto vejo muitas pessoas referenciando esse livro, e por muitas vezes falando que ele é um livro muito bom e que recomendaria a outras pessoas… Na minha condição atual eu nunca recomendaria um livro desses a ninguem…

Gostaria de saber de vocês senhores, o que fizeram para entende-lo e resolver os exercicios? Como posso de fato aprender o conteudo, pois até então estou sofrendo com as passagens do livro repletas de ausencia de informação e explicações com linguagem muito erudita no entanto pouco clara (e informações que ele acredita que é fácil de enxergar, quando de fato não é quando não se é um super matematico!).

Obrigado pela atenção dos amigos! :smiley:

OBS: Peço desculpas pois não sei se esta é a melhor area para postar esta minha duvida…

Bem, há vários livros no mercado sobre o tema algoritmos e estruturas de dados. Sugiro que faça uma pesquisa no Google sobre os livros mais recomendados e depois vá em alguma livraria folhear o conteúdo, para ver se gosta do material. Com certeza achará algum de linguagem mais “acessível”.

Obrigado pela resposta amigo!

O meu problema é que meu curso usa este livro como “orientação” sendo tipo um livro texto… Por isso gostaria de saber se alguem já conseguiu estudar “por ele” vamos assim dizer e se possível me dessem conselhos, pois na situação atual estou meio desanimado pois estou completamente estagnado não conseguindo aprender :|…

Alguem que já esteve na mesma situação ou já estudou por um livro bom (compreensivel e didatico ou seja o contrario do Cormen) teria alguma dica de outro livro?

OBS: Estou procurando no google, mas a opinião do pessoal aqui do GUJ é muito bem vinda! :slight_smile:

eu gosto desse livro aqui
Lógica de Programação:a Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados

• Henri F. Eberspacher

Não acho ele que ele tenha uma linguagem dificil.